Anápolis – GO 24/9/2020 –
Este mês é dedicado à campanha de prevenção e combate ao suicídio, mais conhecida como Setembro Amarelo. O objetivo da ação é desmitificar os tabus que envolvem o tema, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade, o que cria margem para interpretações erradas das causas e sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Sendo que em 2020, as possibilidades aumentaram de 4,2% para 8% por pessoa.
Com esses dados, nada mais adequado do que trazer esse debate para o ambiente corporativo, onde as pessoas passam grande parte do dia. No painel que ocorreu no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh) de 2019, o médico psiquiatra Diogo Lara apresentou dados que comprovam que em casos de depressão, 80% dos sinais são diagnosticados em ambientes de trabalho. E é com esse pensamento, que o Laboratório Teuto desenvolve anualmente ações de apoio ao Setembro Amarelo voltadas para colaboradores e parceiros.
“É importante que instituições e organizações públicas e privadas apoiem a campanha realizando ações, até mesmo simbólicas, para propagar informações e acabar com tabus, além de conscientizar na prevenção do suicídio. Aqui no Teuto, desenvolvemos estratégias que dão suporte para os mais de 3,5 mil colaboradores com calendário anual de endomarketing, que garante saúde, bem-estar e qualidade vida. Como o Correspondente do Marketing, onde os agentes estão em contato frequente com os colaboradores e a equipe de comunicação reportando pontos fundamentais. Juntos por um mundo melhor e mais saudável”, explica Bruna Cotrim, responsável pelas ações de endomarketing da companhia.
Neste ano, o Teuto está com uma proposta de que todos os colaboradores venham com alguma peça de roupa na cor amarela, para mostrar solidariedade. Além disso, os funcionários podem compartilhar momentos e histórias emocionantes nas redes sociais, que a companhia está repostando com destaque. A indústria oferece, também, auxílio psicológico gratuito todas as sextas-feiras para colaboradores.
Para o supervisor de Recursos Humanos, Gutemberg Fortes, é gratificante fazer parte de uma empresa que se preocupe com a saúde mental de seus funcionários. “Estamos passando por momentos de estresse e incerteza no mundo. Receber esse incentivo da companhia para continuar com o equilíbrio é fundamental. Além de estimular o sentimento de pertencimento da causa”, afirma o colaborador.
Endomarketing
O Teuto promove o calendário anual de endomarketing, com ações mensais que valorizam e premiam o colaborador. Entre os projetos estão: Blitz do Marketing, Família 5 Estrelas, Olimpíadas da Qualidade, Corujão Teuto, Correspondentes do Marketing, Passeio Ciclístico, Jogos Abertos e entre outros. As atividades são uma realização da companhia, que garante saúde, bem-estar e qualidade vida aos mais de 3,5 mil colaboradores.