Categories: Opinião

Comunicação eficaz: olhe no olho e aperte firme a mão!

A comunicação transcende a função de informar, transmitir notícias e conteúdos específicos para o público e as pessoas. Toda forma e todo o modo representam conceitos, estilos e mecanismos para imprimir sensações e alcançar objetivos no mundo dos negócios. Um simples gesto pessoal pode significar sucesso no empreendimento e a melhor das impressões possíveis ao cliente.,
Comunicar significa comunicar-se o tempo todo, com impressões, expressões, olhares e palavras pensadas e bem elaboradas. Experimente, ao visitar um cliente, conhecer alguém ou simplesmente ser apresentado: olhe no olho e aperte firme a mão! Desde o livro o Corpo Fala, o olhar rente aos olhos do outrem representa segurança e o firme aperto de mão o compromisso certo, retilíneo. Parece algo simples, singelo, ultrapassado e fugaz, mas a natureza humana carrega ainda sinais marcantes dos nossos ancestrais.
Ainda somos regidos, genética e inconscientemente, por muitos traços e posturas “antiquadas”, porém autênticas à essência humana. O homem precisa de segurança para avançar, sentir-se acolhido pelo compromisso do oponente e de atitudes firmes, mesmo as mais simples e convencionais. Lembre-se: a comunicação é o primeiro passo para o sucesso nos negócios, para formalizar parcerias consistentes e para atingir objetivos pessoais, profissionais e empresariais.
Pela comunicação, passam todos os processos cognitivos, são acionados os dispositivos do sistema límbico e as decisões neuronais, em frações de segundos no tempo/espaço, receptivo à cada personalidade. Todo este processo tem o start – positivo ou negativo, neste simples, mas verdadeiro e sólido gesto comunicativo: olhos nos olhos e um aperto de mão concreto e certo. Esta linguagem silenciosa do corpo, na verdade bastante evidente, demonstra traços característicos da personalidade e percepções preceptoras e pré-cognitivas ante o futuro e o sucesso de eventuais parcerias e novos negócios.
Um fato interessante: tal dica não foi extraída por mim de algum livro ou de algum especialista, em alguma palestra de comunicação, mas transmitida em um sonho, quando há o desacoplamento da própria natureza íntima de cada um e a inconsciência transcende à realidade material, emerge ao mundo factível e à atmosfera da vida.

Compartilhe
0
0
Pedro Lichtnow

Comunicólogo, neurolinguísta e escritor. Proprietário da Editora Personalidade. Contatos: 41-98784-7775 e pedroconsulter@gmail.com.

Recent Posts

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago