Categories: noticias-corporativas

Comunicação na construção civil: chave para adquirir a eficiência operacional

São Paulo, SP 13/10/2020 –

Especialmente no período da pandemia da Covid-19, informar é sinal de atenção e de cuidado. Através de soluções tecnológicas e estratégias bem definidas, empresas do ramo da construção civil conseguem disseminar boas práticas para a prevenção do coronavírus, e ainda centralizar a comunicação no canteiro de obras, evitando gargalos e erros operacionais.

A comunicação é um ponto fundamental para que profissionais e empresas atuem em sintonia. O desencontro de informações e as falhas de comunicação podem ser extremamente prejudiciais para a imagem da empresa. Por isso, estabelecer uma rotina de comunicação com transparência e agilidade favorece o alinhamento e engajamento das equipes envolvidas.

Além disso, durante a pandemia, informar e reforçar dicas de cuidado, distanciamento e higienização é uma excelente maneira de desenvolver uma nova rotina de comunicação no canteiro de obras e nos escritórios das construtoras e incorporadoras.

Tecnologia aplicada à comunicação na construção civil

Além de criar uma rotina de comunicação, há ainda dois fatores que empresas do ramo da construção civil devem considerar: como levar as informações até os profissionais e como torná-las atraentes? Segundo Aloisio Arbegaus, diretor comercial da Teclógica, neste contexto, a utilização de recursos audiovisuais é fundamental. Isso porque, além de chamarem mais a atenção, são veículos muito mais rápidos.

“É o caso de uma TV Corporativa, por exemplo, que tende a substituir os antigos murais físicos e jornais internos. Os recursos que podem ser utilizados facilitam a visualização das informações, que além de serem bonitos, atrativos e dinâmicos, são assimilados com muito mais eficácia do que os conteúdos textuais em murais”, completa o executivo.

Isto é comprovado por uma pesquisa da 3M, que identificou que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem. E elas são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto. Ou seja, apostar em recursos audiovisuais é fundamental para conquistar a atenção e o engajamento dos colaboradores.

Conclui-se então, que quanto mais transparente e atrativa for a comunicação na construção civil, mais alinhado à cultura da empresa o colaborador estará. Assim, tornando natural o processo de melhoria nas ações de cuidado e bem-estar, além de otimizar a execução de tarefas no canteiro de obras.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor comercial e de marketing da Teclógica, empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, gestão da manufatura e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como manufatura, construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.

Website: http://www.teclogica.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

7 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

7 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

7 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

7 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

7 horas ago