Categories: noticias-corporativas

Comunicador brasileiro é observador, facilitador e orientador, revela pesquisa

São Paulo, SP 7/4/2020 – Observador, facilitador e orientador. Essas são as características mais comuns entre comunicadores atuantes no país.

Observador, facilitador e orientador. Essas são as características mais comuns entre comunicadores atuantes no país. É o que aponta a pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”. Realizado pelo Grupo Comunique-se e pela ETALENT, o levantamento se propôs a traçar o perfil comportamental de quem atua no setor, tendo como base a metodologia DISC. Os dados do estudo, que contou com 1.846 respostas, foram revelados na tarde desta terça-feira, 7, Dia do Jornalista.

Os destaques da pesquisa foram divulgados em primeira mão para quem assistiu ao webinar realizado por Rodrigo Azevedo (CEO do Grupo Comunique-se) e Jorge Matos (CEO da ETALENT). Juntos, os dois empreendedores apresentaram dados e explicaram como funciona o DISC, metodologia que consiste em organizar o comportamento de um profissional em quatro blocos: dominante, influente, estável e conforme.

Nesse sentido, influente é o fator comportamental que predomina entre comunicadores brasileiros. Quase metade (43,16%) está inserida nessa classificação que, entre outros pontos, conta com características como persuasão, relacionamentos, popularidade & reconhecimentos e a busca por aprovação & apoio. De acordo com a pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”, os influentes são seguidos pelos estáveis (25,42%), conformes (20,03%) e dominantes (11,39%).

DISC & Cubo de Competências

CEO e fundador do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo fez a lição de casa. Ele foi um dos respondentes da pesquisa. E ficou surpreendido com os resultados a partir da metodologia DISC. “A sensação que dá é que dá é que tem um ‘espião’ vendo e passando os resultados para quem for montar o relatório, pois traça o seu perfil exato”, comenta. “É muito interessante e instigante”, prossegue o gestor. ​“É tão preciso que parece macumba!”, brincou Alice Lino, comunicadora que acompanhou o webinar.

“A pesquisa traz a experiência de autoconhecimento e reflexão”, disse Jorge Matos durante o webinar. Ele destacou, ainda, que o levantamento pode ajudar o comunicador a ter contato com o seu “Cubo de Conhecimentos”. Trata-se de premissa que leva em consideração os comportamentos, os conhecimentos e as habilidades de um indivíduo. Entrelaçados e bem trabalhados, eles culminam em atitudes de alta performance, que geram resultados. “É a evolução do CHA”, diz o CEO da ETALENT sobre a premissa que leva em consideração comportamentos, habilidades e ações.

Pontos fortes

A pesquisa foi além de meramente organizar os resultados entre os quatro eixos da metodologia DISC. Transformou o quadrante em características que se sobressaem entre os profissionais de comunicação do Brasil. O levantamento mostra, assim, o “Mapa de Talentos da Comunicação”. Orientador e facilitador ocupam espaço no pódio, com 6,28% e 9,91% das respostas, respectivamente. O principal talento, contudo, foi observador — que predomina em 10,29% dos entrevistados.

Durante o webinar de apresentação da pesquisa, foi elencado o que transforma observador em um talento para os comunicadores:

– Preza pelo seu status quo;

– Precisa de muitas informações para direcionar o curso certo da ação;

– Busca no passado a compreensão para o presente;

– São bons parceiros, pois entendem as pessoas;

– Precisam de tempo para se orientar e para fazer as perguntas certas que lhes darão uma visão linear das situações.

Ponto fraco

Visionário, por outro lado, é o talento menos presente entre os profissionais de comunicação do país. Ela só consta em 0,36% da classe — quando considerada a base de respondentes da pesquisa. “Capaz de fazer a leitura das perspectivas de futuro e que não se deixa contaminar por visões pragmáticas desiludidas que permeiam situações presentes. Vislumbra possibilidades de forma lógica e factível, valendo-se de seu conhecimento sempre renovado com novas nuances, nas quais se inspira”, definem os organizadores do estudo sobre tal característica que pode ser atrelada ao empreendedorismo e ao que é definido como “super humano”. Apenas 0,16% apresentam esse perfil.

Mais dados

O levantamento traz, ainda, informações sobre:

1- Distribuição geográfica;

2- Áreas de atuação;

3- Situação ocupacional;

4- Faixa salarial;

5- Faixa etária;

6- Escolaridade;

7- Divisão de gêneros.

A íntegra da pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação” está disponível na internet. Para baixá-la, basta clicar aqui.

Website: https://www.comunique-se.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

19 horas ago