Em 31 de agosto, os profissionais da comunicação têm encontro marcado com o evento Marketing de Influência na Prática, promovido gratuitamente pelo Grupo Comunique-se. Online, o projeto vai reunir especialistas, influenciadores, estudiosos e creators que colocam a mão na massa para dar opiniões sinceras sobre o tema. A agenda, que se desenrola ao longo do dia em uma programação de 9h45 até 16h30, promete debates ricos de informações.
O evento conta com a participação de experts no tema como Marcelo Salgado, gerente de social media do Bradesco, Pedro Doria, colunista O Globo, Estadão e CBN, Bruno Mello, fundador do Mundo do Marketing, Bia Granja, co-fundadora do YouPix, e Eddie Castro, influenciador e criador do blog do Manual do Homem Moderno. A ocasião abre espaço para a opinião de mais de 15 nomes importantes do marketing de influência.
O encontro online vai apresentar uma programação dividida por temas. São eles: Entendendo a influência, Relacionamento com influenciadores, Criando conteúdo de valor, Reconhecimento e aprendizado, Mercado de conteúdo e Uma diretriz da comunicação internacional.
O evento é gratuito e para participar basta garantir o seu acesso se inscrevendo por meio deste link.
9h45 às 10h00 Abertura
10h00 às 10h45 Entendendo a influência
10h45 às 11h30 Relacionamento com influenciadores
11h30 às 12h30 Criando conteúdo de valor
14h00 às 14h45 Reconhecimento e aprendizado
14h45 às 15h30 Mercado de conteúdo
15h30 às 16h15 Uma diretriz da comunicação internacional
16h15 às 16h30 Encerramento
Gerente de Social Media (Bradesco)
Além de ter experiência em gestão de pessoas, Marcelo Salgado tem como foco o gerenciamento de redes sociais do Bradesco. Nesta entrevista ele irá abordar sobre a democratização do conteúdo. O intuito é mostrar que o marketing de influência pode ser utilizado em diversos segmentos, como no caso do banco, que mantém uma relação com influenciadores e, ao mesmo tempo, se aproxima dos clientes por meio das redes sociais. Um bom exemplo é do Nerdcast, podcast do site Jovem Nerd e que representa o Bradesco.
Influenciador (Qu4tro Coisas)
É dono do canal Qu4tro Coisas no YouTube, que completou 6 anos em 2017. Apesar de ter pouco menos de 190 mil inscritos, seu negócio tornou-se lucrativo por sua habilidade em conversar com seu público, causando impacto e atraindo anunciantes. Aqui, ele fala sobre novos níveis de engajamento de audiência e utiliza o exemplo do Whatsapp como contato direto. Além disso, Peixoto afirma que um conteúdo poderoso pode gerar seguidores equivalentes a defensores de marca.
Editor (O Meio); Colunista (Globo, Estadão e CBN)
Muito experiente no universo digital, Pedro Doria teve o primeiro blog jornalístico profissional do Brasil. É editor do “O Meio”, uma startup que resume tudo de importante do dia em apenas 8 minutos. Em 2015, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista brasileiro de tecnologia e ajudou a criar a área digital do grupo Estado. Em nosso bate papo, Pedro Doria discorreu sobre o marketing de influência sob a visão do jornalismo. Você vai entender sobre as semelhanças e diferenças do tratamento com as marcas e a importância de uma boa produção de conteúdo.
Editor (Piauí); Membro da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)
Tem uma larga experiência em jornalismo investigativo, com ênfase em máfia, onde fez parte da Associação de Jornalismo Investigativo de Roma, na Itália. Além disso, foi certificado como Investigador Web pela City University London, Inglaterra. Foi selecionado pelo jornal O Estado de São Paulo como um dos mais importantes blogueiros da década por seu trabalho no blog “A Nova Corja”, indicado pela emissora de televisão alemã “Deutsche Welle”, como um dos principais blogs em língua portuguesa do mundo. Junto com nossa equipe, conversou sobre a presença dos influenciadores na mídia e imprensa. Demori ainda falou do jornalista como influenciador digital.
Fundador e Diretor Executivo (Mundo do Marketing)
O jornalista foi eleito por três anos consecutivos como um dos mais influentes do mercado, sendo a última vez na edição de 2015 do Anuário Brasileiro de Live. Bruno Mello também fundou o site Mundo do Marketing em 2006, no qual atua até hoje. Ao longo de nossa entrevista, o profissional de comunicação abordou sobre a oportunidade de mercado que o marketing de influência oferece. Você entenderá como os sites conseguem elevar seu conteúdo, captar audiência qualificada e obter melhores resultados por meio da estratégia de influência.
Influenciador (Who is Carlos)
Com um jeito descolado e bem divertido, o jovem faz muito sucesso entre as adolescentes e conta com mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram. Em 2016, Carlos Santana foi convidado pela direção do RioMarket para palestrar sobre o Marketing nas redes sociais. Em nossa conversa ele comentou sobre a formação de um influenciador digital para o público jovem. Santana ainda contou sua experiência com a Coca-Cola, com quem iniciou uma parceria durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro e mantém até hoje um relacionamento como porta-voz da marca quando o assunto é para uma audiência mais jovem e fiel ao YouTube.
Influenciadora (Blog da Ca)
Formada em Odontologia, Camilla se especializou em moda e hoje atua também como consultora de moda e estilo. Em seu blog, dá diversas dicas de beleza, lifestyle, comportamento e conta aspectos do próprio dia a dia. Por dois anos, apresentou o quadro de moda e comportamento em uma TV Educativa. Em nosso vídeo, batemos um papo sobre o relacionamento das marcas com os influenciadores. Seu conteúdo de moda é majoritariamente fruto de parcerias com marcas, porém, não exclusivamente e isso responsabiliza o influenciador por aquilo que promove. Por isso, ele deve ser produtor e também curador de seu próprio conteúdo.
Influenciador (Blog do Armindo); Diretor e Proprietário (Cruz e Ferreira)
Atua como consultor de novas tecnologias, incluindo as redes sociais e assuntos ligados a internet. O profissional de comunicação é reconhecido como um dos principais profissionais deste segmento no estado de São Paulo e tem como objetivo ajudar as empresas e influenciadores a se relacionarem com o mundo digital. Recentemente, foi considerado uma das 30 pessoas mais influentes pelo YouPix. Em nossa conversa, o jornalista abordou sobre a transformação dos influenciadores no decorrer dos últimos anos e sua ascensão até se formar como tendência nacional e internacional. Vimos também os erros e acertos que as marcas têm cometido quando lidam com influenciadores, bem como a compreensão de produção de conteúdo para marcas.
Diretor Geral (Tubelab) e Diretor de Planejamento (Tubelab)
A agência de influência, que conta com cerca de 15 funcionários, nasceu com a união dos sócios Frederico Furtado, Danilo Strano e Luis Eduardo Zago, que não esteve presente em nossa entrevista. A proposta é aliar estratégias de planejamento, gerenciamento de carreira de youtubers e criação de conteúdo. A empresa já conta com clientes poderosos como Coca-Cola, Cinepolis, Movida, Calvin Klein e Fox Filmes. A dupla falou sobre a oportunidade de mercado que é o marketing de influência. Como era feito anteriormente com as mídias tradicionais antes da internet, e agora com o “boom” dos criadores de conteúdo e influenciadores. Também falamos sobre como as empresas podem se relacionar com influenciadores.
Influenciador e Fundador (Play de Prata)
Fundador do canal Play de Prata, Camilo Coutinho é editor de vídeo de vários canais do YouTube. Seu objetivo é ajudar os youtubers a atingir os 100 mil primeiros inscritos e, consequentemente, atingir o Play de Prata, primeira medalha que o site de vídeos dá aos seus creators. Coutinho organiza tudo isso por meio de grupos no Facebook e WhatsApp, além de cursos gratuitos que ele mesmo ministra. Durante nossa entrevista, ele discorreu sobre o marketing de influência, tanto para a marca como para o influenciador. Além disso, explicou como formar uma influência na mídia.
Influenciador (Palmeiras Mil Grau)
Bruno é um dos responsáveis pela criação da página de zoeira palmeirense no Facebook, que faz o maior sucesso entre os torcedores e apaixonados pelo clube. Ele nos contou por experiência própria como é estar na pele de perfil de influência. O Palmeiras Mil Grau começou como uma página de humor e hoje vende camisetas de estampa própria. Ele contou sobre essa escalabilidade comercial que a influência oferece, sendo o influenciador de sua própria marca.
Influenciador (Corrida no Ar)
Além de praticar e ser um apaixonado por corrida, Sérgio Rocha também é jornalista, designer e músico. Participante ativo de provas que declara sua admiração pelo esporte, sempre compartilhou seu conhecimento sobre o tema. Com sua incrível capacidade de criar de vídeos, teve a ideia lançar o Corrida no Ar, em 2013, realizando dicas, reviews, notícias, coberturas de provas e eventos. Com ele conversamos sobre a experiência do influenciador para/com a marca. Sérgio nos contou de sua parceria com a Adidas, e o modo de como a marca o envolve em processos de desenvolvimento comercial e criação/promoção de eventos, sem tirar a liberdade dele como produtor de conteúdo.
Co-fundadora e Curadora (YouPIX)
É especialista no assunto marketing de influência. É criadora do YouPIX, o principal hub de conexões e negócios para a indústria de conteúdo e entretenimento digital na América Latina. Recentemente, foi eleita pela revista Época como uma das pessoas mais inovadoras e influentes do Brasil. Atua também como consultora de conteúdo digital e marketing de influência para empresas gigantes como Bradesco, Google e Spotify. Em nossa agradável conversa, Bia Granja falou sobre o influenciador como mídia. O influenciador pode ser considerado um “Roberto Marinho de si mesmo”, já que ele mesmo decide o que irá postar ao seu fiel público.
Influenciador (Manual do Homem Moderno)
O jornalista é um dos criadores do Blog MHM, Manual do Homem Moderno. Edson é um grande fã de cultura pop, além de curtir boas baladas e diferentes esportes. No bate papo que tivemos, ele falou sobre o desenvolvimento do conteúdo de influência. Apesar de já ser reconhecido e ter um público engajado, o blog do Manual do Homem Moderno iniciou há pouco tempo seu canal de YouTube e seus editores têm desenvolvido conteúdos para diferentes redes e plataformas de acordo com as linguagens de cada uma delas, e, principalmente, sobre o que o MHM acredita e defende.
Professor de Inteligência de Dados (FAAP)
O profissional de comunicação também é Co-fundador e Professor da escola Atlas Media Lab. Além disso, atua como Head de Inteligência em Influenciadores na Vert Inteligência Digital. Produz muito conteúdo sobre a área em seu blog Midializado. Durante nossa entrevista, conversamos sobre o monitoramento de redes e mapeamento de influenciadores. Gabriel tem um estudo publicado pelo IBPAD, onde classifica diferentes perfis de influência e seu papel nas redes. Ele nos contou como identificar possíveis porta-vozes de acordo com critérios de estudo e mensuração que oferecem segurança às marcas.
CEO e Co-fundador (Celebryts)
Com 12 anos de experiência em internet, Ariel é o fundador da agência Celebryts para um painel sobre influenciadores digitais. Ele explicou como iniciar um relacionamento com influenciadores. Além disso, contou que, por mais difícil que pareça, encontrar influenciadores com potencial para representar sua marca não é o atual desafio, pois eles estão abertos a parcerias. A real dificuldade no momento é desenvolver métodos de mensuração de resultados.
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