De um site que buscava apresentar em sua home o máximo possível de informações, tal qual uma primeira página de jornal, a um ambiente clean e moderno pensado para a navegação nos mais diversos tipos — e tamanhos — de tela. Assim pode ser definido o histórico visual do Portal Comunique-se, que entrou em nova fase no dia 1º de julho.
Mas como se deu a evolução de layout do site ao longo do tempo? A história passa por menos oito versões, com direito a mudança de URL e, claro, na forma de conversar diretamente com os “amigos da comunicação”.
Então apresentado como “o portal da comunicação”, o Comunique-se entrou no ar em setembro de 2001. Registro da época, conforme captação por meio da plataforma Wayback Machine, evidencia que o site tentava reunir muitas informações logo no primeiro scroll da home, o que era comum entre os projetos virtuais no Brasil e no mundo. Além do noticiário, os serviços oferecidos pela empresa eram destaque no carregado menu principal. O endereço era o comunique-se.com.br.
Quatro anos após o seu lançamento, o Portal Comunique-se apresentou mudanças em sua página inicial. Captação de tela de fevereiro de 2005 mostra o destaque dados aos colunistas da época, com direito, inclusive, de texto do saudoso Moacir Japiassu para o seu sagaz e inesquecível ‘Jornal da ImprenÇa’ ser publicado como manchete. O menu do topo e as barras laterais davam vez às editorias e as soluções fornecidas pela empresa para o mercado de comunicação corporativa.
A base do layout seguia a mesma desde a reformulação implementada em 2005, com pequenas alterações. A home, por exemplo, em vez de ficar mais clean, ganhou mais conteúdos, informando o último comentário atrelado à manchete, matéria com imagem (novidade na época!) e chamada para cinco matérias. Tudo no primeiro scroll, que permanecia com diversos elementos em todas as posições disponíveis.
Mudança no visual e na exposição da primeira página? Praticamente nenhuma (em relação ao layout exposto acima). Vale o registro, porém, para o anúncio de um banner inserido na barra lateral direita: o Comunique-se chegava ao Twitter. Mais de uma década depois, a marca segue presente na rede mundial de microblogs e nas demais principais plataformas de rede sociais.
Hora de mudanças. Tanto no layout quanto no domínio em si. O conteúdo passou a ser publicado no “portal.comunique-se.com.br”, com o “comunique-se.com.br” sendo a partir de então a casa do site institucional da empresa, que seguia em crescente e ganhando status de grupo. Na parte informativa e visual, menos elementos, com a página principal começando a ficar mais limpa.
Momento de simples atualização do layout, com chamada para as últimas matérias especiais produzida pela equipe do Portal Comunique-se, que, conforme o print indica, havia desistido de levar adiante de ter uma rede social exclusiva para os jornalistas brasileiros.
A manchete ganhou a companhia de outros três conteúdos, em bloco chamado de “Destaques do Dia”. Além de links para as matérias especiais, a home valorizava os perfis mantidos pelo Portal Comunique-se nas redes sociais.
Hora de menos ser mais, ao menos no primeiro scroll do site. Menu principal mais limpo, destacando apenas as categorias e sem quebra para surgimento de elementos nas laterais. Dessa forma, a tela captada em 2018 mostra que a versão que entrou no ar em 2017 valorizava o conteúdo, com manchete e mais quatro materiais sendo o destaque da página inicial. O layout seguiu com essa forma até ontem (30 de junho de 2021).
O Conselho de Administração e a equipe de gestão da Kao esforçam-se para aumentar o…
Os participantes do setor automotivo podem contar com a Thales para fornecer soluções digitais e…
A GC Aesthetics® (GCA), uma empresa privada de tecnologia médica que fornece soluções estéticas e…
A CSC, líder global em soluções de administração e conformidade empresarial, tem o prazer de…
A Andersen Global continua ampliando suas ofertas de serviços por meio de um acordo de…
Experiências digitais inovadoras e suporte ininterrupto ao cliente impulsionam a fidelidade do consumidor no setor…