Categories: noticias-corporativas

Conhecimento prévio das oscilações do mercado ajuda retomada do franchising

ribeirão preto, sp 30/11/2020 –

Não é de hoje que o franchising vem apresentando índices positivos em diferentes frentes: faturamento, número de unidades franqueadas, tipos de operações, modelos de negócios, variedade de segmentos, entre outros. E, mesmo com a crise instaurada pela COVID-19, nota-se, pelas estatísticas divulgadas recentemente pela ABF (Associação Brasileira do Franchising) e AGP, que a recuperação econômica no universo das franquias está sendo mais célere do que em outros setores, uma vez que a queda da receita saiu de 48,2% em abril para 7,2% em julho.

Paralelo a isso, as microfranquias, que possuem investimento inicial de até R$ 90 mil, e que geralmente são as responsáveis por cerca de 60% das buscas por um novo negócio no Portal do Franchising, da ABF, no período de maio, junho e julho apresentaram um crescimento de 14% na pesquisa, quando comparado com os três meses antecedentes.

Segundo a CEO da Wowe, Ana Paula Ferreira, um dos principais fatores que impulsionam essa busca é justamente a retomada positiva das redes franqueadoras atrelada ao fato de que muitos empreendedores perderam seus empregos e querem investir o valor da rescisão em um novo negócio. “Importante notar que essa retomada do crescimento das franquias ocorre justamente pelo fato das redes estarem mais estruturadas para lidar com as oscilações de mercado do que os demais tipos de negócios. Quando você faz parte de uma rede que já tem um histórico de atuação no mercado e já enfrentou outras crises, fica menos árduo o processo nos períodos de baixa, pois muitos entraves já foram previamente mapeados. Além disso, fazer parte do franchising significa ter um time de profissionais pensando em soluções para toda a rede, num esforço contínuo para amparar e dar suporte aos franqueados, entendendo as dificuldades, alterando rumos e vislumbrando resultados mútuos”, explica a especialista.

Não obstante, o franchising vem sendo reconhecido como uma opção segura de investimento em relação aos que optam por trilhar o caminho solo. Isso porque, em rede, há um espaço maior de aprendizado e compartilhamento de ideias, tendências, soluções e metodologias de trabalho. “Na Wowe, por exemplo, construímos um novo modelo de negócio 100% online para o mercado de correspondência bancária num momento em que a demanda por negócios digitais cresceu vertiginosamente. Mas, para que isso fosse possível, tínhamos de já ter conhecimento prévio dos processos e todo um histórico de atuação no mercado para conseguir inová-los com segurança e esse é justamente o ponto sensível que diferencia uma franquia de um negócio próprio solo: o know-how e as várias ferramentas disponibilizadas pelo franqueador para o franqueado escalar melhor o negócio e com mais agilidade”, ressalta Ana.

De acordo com a especialista, essas estatísticas batem de frente com a máxima: “uma ideia na cabeça, uma oportunidade nas mãos”. “Muito embora haja uma ideia sólida na perspectiva do empreendedor quanto a determinado nicho, se ele nunca adentrou esse mercado, ele só conseguirá conhecer bem seus aspectos, nuances, comportamentos e resultados após testá-lo, e quando se tem pressa e pouco investimento para arriscar, a “tentativa e erro” não é uma opção”, alerta Ana.

Nesse sentido e após esse longo e desafiador período da pandemia, as orientações da especialista são para que o investidor identifique um negócio compatível ao seu perfil, verificando segmentos, operações e redes que conseguiram abarcar as demandas de seus franqueados e, ao mesmo tempo, viabilizar novas oportunidades. “Alguns setores registraram um crescimento até maior durante a quarentena, como os categorizados em Serviços e Outros Negócios pela ABF, na qual se encontram os negócios dedicados ao mercado de crédito, com crescimento de 9% no faturamento em comparação com julho do ano passado”, finaliza a porta-voz.

Após 15 anos gerenciando call center na área de telecomunicação, Ana Paula Ferreira decidiu ingressar, em 2017, no mercado de correspondência bancária. Em três anos, implementou sua expertise adquirida no call center neste segmento, inovando o modus operandi dos correspondentes bancários no País, passando a ofertar esse atendimento de maneira 100% digital e exclusivamente remoto.  Atualmente a empresa comercializa cerca de R$ 70 milhões de crédito ao ano e, em 2020, iniciou a formatação do negócio para o sistema de franchising, lançado, agora, oficialmente ao mercado, já homologado pela ABF.

Website: https://wowe.online/SEJAUMFRANQUEADO/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

BASF Environmental Catalyst and Metal Solutions Premiada com o 2024 Edison Patent Award

ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…

1 dia ago

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

2 dias ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

2 dias ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

2 dias ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

2 dias ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

2 dias ago