Categories: noticias-corporativas

Consciência ambiental estimula novos hábitos de consumo no país

Caxias do Sul, RS 12/5/2020 – O Grupo Brinox busca aperfeiçoar seus produtos e processos, e com isso minimizar os impactos ambientais gerados por suas operações, afirma presidente do Grupo.

Com o passar dos anos, as discussões sobre consumo consciente ganham mais força. Especificamente na esfera do consumo, a abordagem do assunto tem colocado em xeque antigos hábitos e promovido mudanças no mercado.

Ainda que tímidas, essas transformações podem ser percebidas tanto na postura de empresas quanto na de consumidores. Um indicativo é o aumento na demanda e na oferta de soluções sustentáveis, como embalagens reutilizáveis e lixeiras seletivas, por exemplo.

Na contramão do consumismo desenfreado, a consciência ambiental expõe a importância de fazer escolhas inteligentes. A ideia, portanto, não é abolir o ato de comprar, como muitos podem pensar, mas lançar um novo olhar sobre o processo de compra como um todo.

O caminho, no entanto, ainda é longo, como aponta um estudo feito pelo Instituto Akatu, em 2018. De acordo com a pesquisa, 76% da população brasileira não consomem conscientemente. Melhor dizendo, não refletem sobre os impactos da compra no meio ambiente.

 

Afinal, o que é o consumo consciente?

Ter consciência ambiental ao tomar decisões de compra engloba uma série de fatores. Desde o processo criativo e produtivo das empresas até o uso e o descarte correto pelo consumidor final. No entanto, tomar atitudes responsáveis e sustentáveis não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para os praticantes do consumo consciente, as reflexões devem começar dentro de casa. Tanto em relação à necessidade real de adquirir um novo produto quanto ao fim que será dado ao item após o uso.

No âmbito da separação e redução do lixo doméstico, campanhas frequentes buscam conscientizar a população sobre o tema. Uma referência é o município de Itiquira, no Mato Grosso, que aposta na educação ambiental para disseminar a importância da coleta seletiva.

A cidade, com pouco mais de 12 mil habitantes, investe em cartilhas ilustrativas, redes sociais e outros meios de comunicação para divulgar informações referentes ao modo correto de descartar resíduos domésticos e, assim, minimizar danos sociais e ambientais.  

Empresas e sustentabilidade: grandes aliados

Ao passo que a sustentabilidade aponta uma nova direção para o mercado, empresas surgem com opções para atender à fatia de consumidores conscientes. Os hábitos de compra estão se modificando e é preciso acompanhá-los.

De acordo com dados divulgados pelo Grupo Folha, o Brasil ultrapassa a média mundial quando o assunto é comprar de marcas com consciência ambiental. Na pesquisa, 6,3% dos consumidores mostraram-se dispostos a pagar mais por itens sem embalagens plásticas.

A consciência ambiental estende-se, obviamente, ao território online. Além da facilidade de acesso às informações, a internet oferece um leque de e-commerces que se preocupam com a causa, unindo comodidade e custo-benefício.

Existem, atualmente, diversos sites seguros realmente comprometidos com o consumo responsável. Autoridade no mercado, o Grupo Brinox é um dos que marca presença na esfera online com os produtos das marcas Brinox, Coza, Haus e Ceramic Life.

De olho no futuro sustentável

Engana-se quem pensa que consumo responsável e inteligente é uma exclusividade de novas marcas. Empresas consolidadas, como o Grupo Brinox, também estão de olho no futuro e preocupadas com a sustentabilidade.

Em atividade há 32 anos, a Brinox vendeu mais de 500 lixeiras nos últimos três meses, incluindo as lixeiras seletivas. Consciência ambiental, sem dúvida, é pauta no processo de fabricação da empresa, que se preocupa cada vez mais com o estilo de vida sustentável dos clientes:

“O Grupo Brinox busca sempre melhorar e aperfeiçoar seus produtos e processos, e com isso minimizar os impactos ambientais gerados por suas operações ao longo da cadeia de valor. Em 2019, por exemplo, foram investidos mais de R$ 530 mil em proteção ambiental!”, afirma Christian Emílio Hartenstein, presidente do grupo.

Para muitos, as lixeiras seletivas representam o primeiro passo na jornada do consumo consciente, mas não é o único. A sustentabilidade está presente em inúmeros segmentos para os consumidores que desejam descartar os antigos hábitos e promover as grandes transformações.

Website: https://www.brinoxshop.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Brasileira expande negócio com produtos de beleza em Londres

Com atuação internacional no mercado de luxo, a maquiadora Dayane Sena, de Feira de Santana,…

14 horas ago

Ita Center Park chega a Goiânia com atrações para toda a família

Parque de diversões traz novidades radicais, clássicos infantis e opções gastronômicas para a temporada de…

14 horas ago

Especialista alerta sobre cuidados financeiros no fim do ano

Especialista em finanças orienta sobre alternativas para evitar endividamento após compras de fim de ano

14 horas ago

Brasileiros gastaram menos no presente de Natal deste ano

Pesquisa da Vinklo revelou que 88,44% dos entrevistados pretendiam presentear alguém nesta data, porém com…

14 horas ago

Hyphen divulga nova sede em Curitiba para expansão

A nova estrutura na capital paranaense marca uma etapa na trajetória de crescimento da Hyphen,…

14 horas ago