Conselho debate proliferação de notícias falsas na web

Na retomada de seus trabalhos na segunda-feira, 6, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou a realização de seminário para debater a proliferação de notícias falsas no ambiente digital. O debate, proposto pelo conselheiro e representante das empresas de rádio, Walter Ceneviva, será realizado em abril, com a participação de representantes da sociedade civil e de especialistas do setor.

Na avaliação de Davi Emerich, representante da sociedade civil no conselho, o debate é oportuno. Ele lembrou que, no passado, a mídia tradicional fazia uma intermediação, filtrando as notícias falsas, o que não ocorre com rigor no ambiente virtual dos dias de hoje.

“Estamos sem intermediação nenhuma. Há o cenário de mídias sociais e de internet sem censura. Em vez de isso se transformar em um instrumento libertário, está criando pensamentos reacionários, protofascistas”, disse Emerich, que defendeu a criação de um novo tipo de militância política em busca de verdade dentro do espaço virtual.

TV por assinatura
Na mesma reunião, o conselheiro e representante dos radialistas, Nascimento Silva, propôs a rejeição do Projeto de Lei 2611/15, que transforma serviços especiais de TV por assinatura em canais de tevê aberta. De autoria do deputado Marcos Soares (DEM-RJ), o projeto aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O projeto, afirmou Nascimento Silva, envolve interesses de grupos religiosos que detêm os serviços especiais por assinatura e que costumam ocupar determinados horários na grade televisiva das emissoras para apresentação de seus programas.

A proposta altera a Lei 12.485/11 para inserir a possibilidade de adaptação das outorgas do Serviço de TV por Assinatura (TVA). “Da forma que está, o projeto transforma automaticamente os serviços que são para TV em assinatura em canais de difusão na TV aberta. Sou contra o projeto. O processo de radiodifusão aberta tem que passar por licitação, não se pode transformar autorização em concessão”, disse Nascimento Silva, relator do projeto.

O conselheiro Walter Ceneviva adiantou que pedirá vista do projeto, após a leitura do voto do relator da matéria no Conselho de Comunicação Social.

Rádio Tupi
Ainda nesta segunda-feira, o Conselho de Comunicação Social apresentou nota de solidariedade aos jornalistas da Rádio Tupi, que se encontram em greve há mais de um mês, no Rio de Janeiro. O presidente do conselho, Miguel Ângelo Cançado, defendeu o entendimento entre as partes para a resolução do conflito, que teve início em dezembro de 2016.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação
Com informações da Agência Senado
Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Relatório aponta dados de desempenho da pequena indústria

Segundo os dados apresentados no Panorama da Pequena Indústria de abril de 2024, publicado no…

23 minutos ago

Dubai lança plano global para inteligência artificial

Dubai lançou um plano para a inteligência artificial (IA); um plano anual concentrado em aproveitar…

1 hora ago

Dubai lança plano global para inteligência artificial

DUBAI, Emirados Árabes Unidos 2/5/2024 - Dubai lançou um plano para a inteligência artificial (IA);…

1 hora ago

Grupo AG Antecipa lança o programa AG Partners

Para expandir o seu mercado junto as empresas, o Grupo AG Antecipa, há 20 anos…

1 hora ago

Grupo AG Antecipa lança o programa AG Partners

Programa de parceria tem como foco assessores de investimentos, consultores financeiros e correspondentes bancários

1 hora ago

EVERTEC informa resultados do primeiro trimestre de 2024

EVERTEC, Inc. (NYSE: EVTC) (“Evertec”, a “Empresa”, “nós” ou “nosso”) anunciou hoje os resultados do…

3 horas ago