Projeto organizado pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CSS) anti fake news será apresentado na próxima segunda-feira, 5. Ideia é criar mecanismos contra a propagação de notícias falsas
Uma das principais preocupações para as eleições de 2018, as fake news são tema de um anteprojeto que será apresentado na segunda-feira, 5, às 14h. Trata-se da primeira reunião do ano do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS). É o poder Legislativo contra notícias falsas disseminadas nas redes sociais,
Desde a posse dos novos membros do Conselho de Comunicação Social do Congresso, em novembro, o combate às fakes news vem sendo apontado como prioridade. A preocupação é que a rápida circulação de notícias falsas interfira diretamente na disputa eleitoral. O que pode desequilibrar o pleito e prejudicando candidatos e partidos.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), destacou na ocasião, a importância da participação de veículos de imprensa confiáveis no combate às notícias falsas.
O pensamento de Eunício Oliveira
“Quero ressaltar o empenho com que as empresas de comunicação. [Elas] têm se debruçado sobre formas de combater as chamadas fake news. Temos diante de nós um desafio global. Cada nação terá que encontrar a melhor forma de combater este fenômeno. Este conselho terá uma valorosa contribuição a oferecer”. Foi o que afirmou Eunício Oliveira ao dar posse ao atual conselho.
Constituição X Fake news
Em dezembro, o CCS promoveu um seminário sobre o tema. O presidente do Conselho de Comunicação Social (CCS), Murillo de Aragão, esteve presente. Ele e outros participantes do seminário “Fake News e Democracia” falaram de leis. Eles afirmaram que a aplicação da Constituição é um meio de buscar evitar que a disseminação de notícias falsas prejudique o processo eleitoral de 2018.
Leia mais…
- Politicamente correto dá o tom em evento da Folha
- Heródoto Barbeiro: Boatos na imprensa na era pré-redes sociais
- Divulgação de informações mentirosas pode ser punida com prisão