Categories: noticias-corporativas

Construção Civil: Feicon estreia série “Conversas Construtivas” com CEO da Telhanorte

São Paulo 18/3/2021 –

A Feicon, maior feira de construção civil da América Latina, estreou um novo espaço no hub de conteúdo Feiconnect, o programa de entrevistas “Conversas Construtivas”. No primeiro episódio, o CEO da Telhanorte, Juliano Ohta, conversou com a gerente do evento, Lúcia Mourad, sobre os processos de inovação das lojas varejistas potencializados em 2020 e as perspectivas do setor no atual cenário econômico.

A importância da modernização dos varejistas para atender o novo perfil de consumidor e a aposta no on-line para estimular as vendas estiveram entre os temas da conversa. “O varejo foi considerado serviço essencial logo depois do início do isolamento social, mas as pessoas ainda tinham receio de sair e o e-commerce foi a alternativa. No segundo semestre, as vendas nas lojas físicas da Telhanorte cresceram mais de 30% e no e-commerce foram multiplicadas por quatro. Logicamente, crescemos mais nas operações on-line porque o espaço para isso era maior”, lembrou Ohta.

O executivo também contou que a varejista reforçou a estruturação das operações para o omnichannel, onde todos os canais de compra e comunicação atuam de forma integrada. “O que a gente vê é que o consumidor não é mais só físico ou digital. As jornadas são híbridas. Nosso grande desafio é atender esse público que compra em uma loja e quer devolver em outra, que adquire o item no site e prefere retirar na loja. Estamos vendo a ‘omnicanalidade’ como um eixo de atuação muito importante”, disse.

Sobre o mercado

Apesar do mercado de construção civil ser um dos poucos a apresentar sinais positivos e com expectativa de crescimento nos próximos anos, alguns problemas são enfrentados pelos varejistas. Se de um lado existe a alta demanda por materiais para obras e reformas, do outro há dificuldade de abastecimento – consequência do período em que os fornecedores ficaram com as portas fechadas.

“Teve aquele intervalo inicial do isolamento, quando as empresas fecharam as portas temporariamente e ficaram vivendo do estoque. Na hora de retomar as atividades sempre existe um período de inércia para começar a produzir. No início do ano passado, a nossa dificuldade foi com o abastecimento de materiais como cobre, PVC, ferro e cimento. Agora, é com produtos de acabamento, pisos, revestimentos e louças sanitárias”.

O papo ainda destacou que outros motivos preocupam os lojistas no cenário atual. Para Ohta o aumento da inflação e do IGPM – índice que impacta sobre o aluguel e o transporte – tem diminuído a margem de lucro.

Perspectivas

Ainda de acordo com o executivo, é necessário agir com cuidado, mesmo com o aquecimento do mercado, já que o cenário econômico continua instável. “Para 2021 é preciso se preparar para o pior e esperar o melhor. O desemprego está em alta e é provável que as pessoas fiquem com receio de fazer reformas. Por outro lado, novas construções estão surgindo, mas elas levam tempo para ficar em pé. Talvez no ano que vem possamos sentir os efeitos disso, uma vez que os números de lançamentos são altos”.

Apesar da cautela, a varejista prevê a abertura, ainda este ano, de novas unidades da “Obra já”, loja com conceito de atacadista de material de construção. A Telhanorte é uma das empresas que integra o grupo francês Saint-Gobain.

A entrevista completa com Juliano Ohta está disponível no site da Feiconnect. O programa “Conversas Construtivas” trará a análise de especialistas sobre assuntos relacionados à engenharia, arquitetura e o mercado de materiais de construção. Acesse a entrevista na íntegra em: https://www.feicon.com.br/pt-br/feiconnect/conversas-construtivas.html.

Website: https://www.feicon.com.br/pt-br/feiconnect/conversas-construtivas.html

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

14 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago