Categories: Comunicação

Construtora aposta em gestão integrada do canteiro

O setor da Construção Civil, que historicamente sempre envolveu trabalho braçal e atividades manuais, aos poucos está passando pela transformação digital. Junto a isso, a sustentabilidade, a inovação e o relacionamento são pilares cada vez mais discutidos. Consumidores e empresas dos mais diversos segmentos têm focado fortemente em ações envolvendo esses temas e na construção isso não é diferente.

A Cataguá Construtora, que atua há mais de 35 anos na região de São Paulo, também têm valores voltados a esses pilares. Buscando garantir melhor experiência aos clientes, além de uma gestão integrada da execução ao pós-vendas, decidiu implantar mobilidade no canteiro de obras.

Gabrielle Batista da Silva, Assistente de Relacionamento com o Cliente da Cataguá, explicou que, anteriormente, a empresa já utilizava tecnologia. “Mas precisávamos de um sistema onde pudéssemos ter uma gestão macro e que nos oferecesse uma plataforma completa, como qualidade, assistência técnica, vistoria e entrega de chaves.”

Importância dos indicadores

No dia a dia do canteiro de obras, inúmeras informações são geradas. Ao transformá-las em indicadores e mensurar de forma adequada, tornam-se um recurso decisório para efetuar otimizações nos processos, melhorar a produtividade da equipe e ajustar o cronograma dos projetos.

Segundo Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção, a mobilidade é um fator fundamental nessa atividade. “Contar com informações sólidas também colabora para uma análise de indicadores mais confiável, com dados organizados e estruturados. E quando isso acontece em tempo real, os processos se tornam ainda mais otimizados”. Isso acontece pois a transparência oportunizada pela tecnologia é fundamental para evitar retrabalhos. Dados afirmam que até 56% do orçamento de um projeto pode estar em risco por falta de comunicação efetiva entre os profissionais envolvidos.

Gabrielle afirma que a utilização da tecnologia também trouxe melhorias para a Cataguá nesse contexto. “Hoje, já é possível analisar onde estamos tendo mais problemas e há a possibilidade de análise para tomada de ações e melhorias. Conseguimos extrair relatórios satisfatórios e também gráficos com os dados que o sistema nos fornece”.

Pós-vendas

Uma execução de acordo com o que foi alinhado no projeto é essencial, mas as empresas não podem esquecer que a entrega de chaves e o pós-vendas são pontos centrais para manter um bom relacionamento com o cliente, assim como influenciar positivamente outros consumidores. Com a tecnologia, é possível automatizar essas etapas. Gabrielle explica que a construtora obteve mais produtividade na aplicação dos formulários e nos agendamentos com os clientes, pois tudo está centralizado num lugar só. 

“Na Assistência Técnica, os técnicos ganharam mais autonomia, pois podem abrir chamados em campo através do tablet. Com a implantação de tecnologia, os clientes conseguem abrir chamados pelo site da construtora, e antes eles só conseguiam através do aplicativo, isso facilita e otimiza os atendimentos”, completa ela. Sílvio finaliza explicando que, apesar dos desafios naturais de adaptação, durante a implantação de um novo sistema, contar com uma equipe de atendimento  posteriormente é fundamental, especialmente através de meios digitais, para acomodar a utilização da tecnologia na empresa. 

“A adaptação de processos com a tecnologia é uma das preocupações explanadas pelos novos clientes. Contudo, como a tecnologia já está muito presente na vida das pessoas, especialmente através de dispositivos móveis, a aceitação de mudanças é facilitada, pois a eficiência dos processos traz resultados palpáveis no curto prazo. Além disso, a médio e longo prazo, o histórico consolidado das informações facilita a análise de indicadores e de conformidade dos processos”, finaliza ele.

**Assinado por: Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

22 horas ago

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Elaborado com contribuições de especialistas internacionais e de especialistas estabelecidos dos Emirados Árabes Unidos, o…

22 horas ago

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a…

22 horas ago

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

22 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

22 horas ago