Categories: Comunicação

Construtora aposta em gestão integrada do canteiro

O setor da Construção Civil, que historicamente sempre envolveu trabalho braçal e atividades manuais, aos poucos está passando pela transformação digital. Junto a isso, a sustentabilidade, a inovação e o relacionamento são pilares cada vez mais discutidos. Consumidores e empresas dos mais diversos segmentos têm focado fortemente em ações envolvendo esses temas e na construção isso não é diferente.

A Cataguá Construtora, que atua há mais de 35 anos na região de São Paulo, também têm valores voltados a esses pilares. Buscando garantir melhor experiência aos clientes, além de uma gestão integrada da execução ao pós-vendas, decidiu implantar mobilidade no canteiro de obras.

Gabrielle Batista da Silva, Assistente de Relacionamento com o Cliente da Cataguá, explicou que, anteriormente, a empresa já utilizava tecnologia. “Mas precisávamos de um sistema onde pudéssemos ter uma gestão macro e que nos oferecesse uma plataforma completa, como qualidade, assistência técnica, vistoria e entrega de chaves.”

Importância dos indicadores

No dia a dia do canteiro de obras, inúmeras informações são geradas. Ao transformá-las em indicadores e mensurar de forma adequada, tornam-se um recurso decisório para efetuar otimizações nos processos, melhorar a produtividade da equipe e ajustar o cronograma dos projetos.

Segundo Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção, a mobilidade é um fator fundamental nessa atividade. “Contar com informações sólidas também colabora para uma análise de indicadores mais confiável, com dados organizados e estruturados. E quando isso acontece em tempo real, os processos se tornam ainda mais otimizados”. Isso acontece pois a transparência oportunizada pela tecnologia é fundamental para evitar retrabalhos. Dados afirmam que até 56% do orçamento de um projeto pode estar em risco por falta de comunicação efetiva entre os profissionais envolvidos.

Gabrielle afirma que a utilização da tecnologia também trouxe melhorias para a Cataguá nesse contexto. “Hoje, já é possível analisar onde estamos tendo mais problemas e há a possibilidade de análise para tomada de ações e melhorias. Conseguimos extrair relatórios satisfatórios e também gráficos com os dados que o sistema nos fornece”.

Pós-vendas

Uma execução de acordo com o que foi alinhado no projeto é essencial, mas as empresas não podem esquecer que a entrega de chaves e o pós-vendas são pontos centrais para manter um bom relacionamento com o cliente, assim como influenciar positivamente outros consumidores. Com a tecnologia, é possível automatizar essas etapas. Gabrielle explica que a construtora obteve mais produtividade na aplicação dos formulários e nos agendamentos com os clientes, pois tudo está centralizado num lugar só. 

“Na Assistência Técnica, os técnicos ganharam mais autonomia, pois podem abrir chamados em campo através do tablet. Com a implantação de tecnologia, os clientes conseguem abrir chamados pelo site da construtora, e antes eles só conseguiam através do aplicativo, isso facilita e otimiza os atendimentos”, completa ela. Sílvio finaliza explicando que, apesar dos desafios naturais de adaptação, durante a implantação de um novo sistema, contar com uma equipe de atendimento  posteriormente é fundamental, especialmente através de meios digitais, para acomodar a utilização da tecnologia na empresa. 

“A adaptação de processos com a tecnologia é uma das preocupações explanadas pelos novos clientes. Contudo, como a tecnologia já está muito presente na vida das pessoas, especialmente através de dispositivos móveis, a aceitação de mudanças é facilitada, pois a eficiência dos processos traz resultados palpáveis no curto prazo. Além disso, a médio e longo prazo, o histórico consolidado das informações facilita a análise de indicadores e de conformidade dos processos”, finaliza ele.

**Assinado por: Sílvio Etges, Gerente de Produto do Mobuss Construção

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

GoFundMe lança Profiles: uma nova abordagem para compartilhar e apoiar causas

A GoFundMe está lançando o GoFundMe Profiles, uma nova ferramenta criada para capacitar as pessoas…

19 horas ago

Na 12ª edição, Tattoo Week começa nesta sexta-feira em São Paulo

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25%…

19 horas ago

Grupo BBF contribui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

19 horas ago

Inteligência Artificial: empresas se preparam para 2025

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência…

19 horas ago

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

19 horas ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

19 horas ago