Portal Comunique-se

Consumo de conteúdos em áudio cresce durante pandemia

Cerca de 67% dos ouvintes consideram os conteúdos sonoros muito importantes para o período de isolamento social, segundo pesquisa Audio.Ad/Brandwatch.
Novos formatos e produções surgem para públicos específicos, como a TC Rádio, voltada para o investidor pessoa física, com notícias dedicadas à cobertura diária da Bolsa de Valores e atualizações em tempo real.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo – SP 30/3/2021 – A rádio surge como um meio de o TC munir o investidor brasileiro com informação de qualidade e confiável sobre mercado financeiro, diz Guillermo Parra-Bernal.

O consumo de conteúdo em áudio cresceu no Brasil nos últimos anos. Por ser um meio democrático e pela praticidade de ser consumido a qualquer momento e em qualquer lugar (no trânsito, no trabalho) ou pela variedade de formatos (podcasts, rádios e streamings), o áudio tem caído no gosto do brasileiro.

De acordo com uma pesquisa, realizada pela Audio.Ad em parceria com a Brandwatch, 80% das pessoas aumentaram ou mantiveram o consumo de conteúdos em áudio durante a pandemia. Além disso, 67% afirmaram que os conteúdos foram e continuam sendo muito importantes durante o período de isolamento. A pesquisa foi realizada com cerca de 700 pessoas de todo o Brasil, em junho de 2020.

Com isso, várias novidades surgiram e empresas de diversos setores aproveitaram o momento para investir nesse canal de comunicação e levar conteúdo de qualidade aos seus públicos. Foi o caso do TC, plataforma de inteligência do mercado financeiro que possui a maior comunidade de investidores da América Latina, que recém lançou a primeira rádio 100% voltada ao público investidor, com coberturas específicas sobre os principais acontecimentos no mercado de capitais.

“A praticidade de poder dirigir, trabalhar ou fazer qualquer outra atividade ouvindo os nossos programas foi o fator determinante para a criação do veículo. O investidor brasileiro normalmente é empresário ou colaborador de alguma empresa, então fica complicado acompanhar todas as notícias on-line diante de outros inúmeros afazeres. Por isso, a rádio surge como mais um meio de o TC munir o investidor brasileiro e quem planeja investir com informação de qualidade e confiável sobre mercado financeiro, contribuindo para a sua melhor tomada de decisão”, explica Guillermo Parra-Bernal, responsável pelo veículo.

Entre cerca de 80% das pessoas que consomem conteúdos de áudio todos os dias no Brasil, 60% escutam rádios e os outros 40% consomem áudio on-line. Quando o assunto são podcasts e conteúdos de áudio na internet, 64% relatam escutar enquanto fazem outras tarefas. Além disso, 61% ouvem os conteúdos para se aprofundarem em assuntos que gostam. Os dados são da pesquisa “Beats em Bits: o consumo de áudio sob demanda”, realizada pelo Kantar Ibope com mais de 25.800 pessoas, em setembro de 2020. A pesquisa mostra como o consumo de rádios e áudio on-line cresceu.

Para a criação da TC Rádio, disponível pelo site ou aplicativo TradersClub, Parra-Bernal explica que o alcance do canal também foi um dos critérios levados em consideração. Em sua primeira semana, teve pico de quase 3 mil ouvintes simultâneos na entrevista do ex-presidente da República Michel Temer.

A semana de estreia, entre 15 e 19 de março, contou com a participação de personalidades importantes do âmbito político-econômico do país, como o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o secretário de Desestatização, Diogo Mac Cord; os economistas Ricardo Amorim e Alexandre Schwartsman; o professor do Insper, Ricardo Humberto Rocha; o presidente da Stone, Augusto Lins; e a gestora da EQI, Aline Cardoso.

“A participação dos convidados é essencial para a rádio, que tem como missão ampliar o acesso ao mundo dos investimentos e difundir educação financeira. É a oportunidade de o ouvinte acompanhar análises políticas e macroeconômicas críticas, além de conhecer as opiniões de executivos das principais empresas listadas na Bolsa”, completa Parra-Bernal.

A rádio conta hoje com uma programação de quatro horas, de segunda-feira a sexta-feira: A partir das 8h45, o “Espresso da Manhã” acompanha em tempo real a abertura do pregão. Já as informações mais importantes das companhias listadas na bolsa estão no radar do “Almoço de Negócios”, às 13h. O balanço do dia e as expectativas e projeções para o dia seguinte fazem parte do programa “Espresso da Tarde”, que vai ao ar às 16h30. E nas quintas-feiras, depois das 19h30, a “Reunião Ministerial” conta com a participação dos sócios-fundadores do TC e convidados para um bate-papo descontraído sobre o mercado e outros assuntos. Nos intervalos, é tocada música e o quadro TC Moments, entradas de quatro minutos na programação com as principais informações da última hora e destaques das cotações, Ibovespa, dólar e outros indicadores.

“Quando comecei a investir, eu não tinha uma forma tão simples e rápida de consumir informação. Era necessário ler muito todos os dias sobre as empresas e sobre os acontecimentos do país para conseguir montar uma análise e um raciocínio que funcionasse na prática. Com o lançamento de uma rádio oficial para quem investe, tudo fica mais simples e a informação fica mais próxima e acessível para o investidor”, afirma Pedro Albuquerque, CEO do TC.

Além do economista Guillermo Parra-Bernal, a equipe conta com jovens talentos do rádio, como os jornalistas Leonardo Levatti, Gabriel Medina, Vinicius Custódio e Guilherme Serrano, que acumulam passagens em veículos como as rádios Jovem Pan, CBN e Gazeta e na TV Globo. Na produção, Leonardo Pinheiro se destaca com experiência nas rádios Tupi, Eldorado, Capital e Jovem Pan, e tem o apoio da estudante de jornalismo Mariana Galvão. Para completar, um time de comentaristas, analistas, traders e convidados especiais irão diversificar e trazer novos conteúdos na programação.

A TC Rádio – um dos braços de atuação do TC Mover, ferramenta de notícias, análises e alertas da plataforma – poderá ser ouvida por usuários cadastrados gratuitamente no aplicativo TradersClub, disponível para download na App Store e no Google Play, ou no site www.tc.com.br.

Website: http://www.tc.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner