São Paulo 25/11/2020 –
A pandemia deve impactar o comportamento de consumo de fim de ano no Brasil. É o que aponta o Holiday Consumer Survey 2020, pesquisa online realizada pela Sensormatic Solutions na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México) que contou com a participação de 400 respondentes no país.
Segundo o levantamento, 32,1% dos brasileiros afirmam que vão visitar menos lojas físicas neste ano do que em 2019 durante a Black Friday, que ocorre no próximo dia 27 de novembro. Já 31,6% diz não planejar a ida aos pontos de vendas físicos na data.
Somente 12,7% deve manter o número de pontos comerciais visitados no ano passado, enquanto 7% afirma pretender aumentar a quantidade de lojas na ocasião. Em 2019, 66,7% dos entrevistados brasileiros realizaram compras presenciais na temporada de descontos.
Considerando a atual situação da pandemia, 39,8% dos brasileiros afirmaram estar preocupados com a ida às lojas físicas, enquanto 32,6% se dizem muito preocupados. Por outro lado, apenas 5,7% revelaram se sentir despreocupados.
Nesse cenário, as compras online, com recebimento dos produtos em casa, surgem como forte tendência para o Natal. Segundo o Holiday Consumer Survey 2020, 69,9% dos entrevistados vão apostar na modalidade para as compras da data. Ainda de acordo com o estudo, 44,3% dos ouvidos no país devem iniciar as compras de Natal no mês de novembro.
“À medida que os varejistas enfrentam uma nova realidade por causa da Covid-19, acreditamos que a indústria precisa começar a restaurar a confiança do consumidor, e isso começa por ajudar a garantir que a loja seja um ambiente seguro”, analisa Bjoern Petersen, presidente da Sensormatic Solutions. Segundo ele, no entanto, “as perspectivas para a temporada de fim de ano continuam positivas.”
A pesquisa em outros países da América Latina
Realizada por meio de entrevista individual online e questionário estruturado, com uma amostra total de 1.600 participantes no Brasil, Chile, Colômbia e México, a pesquisa coletou amostras nas 4 principais cidades de cada país.
– 50,9% dos entrevistados ouvidos em todos os países esperam efetuar suas compras de fim de ano em novembro. Destacam-se México, com 56%, e a Colômbia, com 55,9%, com maior concentração de intenção de compra no mês. Para dezembro, o índice geral é 23,5% entre os países; destacam-se o Brasil, com 28,6%, e o Chile, com 26,7%.
– Os parâmetros de distanciamento social geram um impacto significativo nas visitas às lojas para a temporada 2020. De todos os ouvidos nos quatro países, 39,4% pretendem visitar menos lojas, enquanto 23,8% pretendem não ir. A maior redução total é encontrada no Chile, com 68%, e no Brasil, com 64%.
– As compras online, com recebimento em casa, são a modalidade que tende a ser mais utilizada nesta temporada, com média geral de 65,4%. Brasil e Chile lideram a tendência.
– As compras online com retirada em loja aparecem com média de 33,3% de intenção de uso entre os países. No Chile, o índice chega a 44,6%.
– As compras por catálogo estão em baixa, com média global de 14%.
– É evidente que a ida às lojas físicas é um elemento que preocupa uma elevada percentagem da população dos países analisados, com total de 24,5% muito preocupada e 44,3% preocupada, para um indicador de incerteza de 68,8%. A alta preocupação é mais acentuada no Brasil com 32,6%, enquanto a neutralidade se destaca no México, com 31,4%.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…