Categories: noticias-corporativas

Conteúdos de desenvolvimento socioemocional e funções executivas são foco de rede de franquias educacional

São Paulo 20/8/2020 –

Uma nova regulamentação do Ministério da Educação, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), determina a obrigatoriedade do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na grade curricular das escolas. Para atender essa necessidade, o Super Cérebro, organização desenvolvedora de métodos de ensino para capacitação de crianças, jovens e adultos, lança conteúdo exclusivo para estimular as habilidades socioemocionais e funções executivas de alunos. O material é voltado para instituições de ensino em todo o Brasil. Na parte Socioemocional, as atividades propostas visam desenvolver comunicação, criatividade, autoestima, empatia, pensamento crítico, entre outras competências. Já o conteúdo de Funções Executivas é um material complementar para ajudar a desenvolver, com qualidade, o cérebro de crianças e adolescentes, por meio de estímulos específicos e experiências estruturadas.

Elaborado por Renata Aguilar, neuropsicopedagoga e autora de livros educacionais, entre eles “Educação 5.0 e Metodologias Ativas – Guia Prático Para o Professor”, o novo conteúdo socioemocional do Super Cérebro é um material exclusivo que pode ser aplicado nas instituições de ensino que desejam enriquecer a grade escolar para o ano de 2021. As apostilas contemplam os eixos temáticos de cada faixa etária, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

“Elaboramos um material especial e treinamos as equipes das instituições de ensino para que a metodologia seja capaz de desenvolver um conjunto de competências socioemocionais a partir da inteligência emocional, para evoluir a um comportamento intra e interpessoal”, diz Rodrigo Ladeira, Diretor de Marketing do Super Cérebro. “É um conteúdo diferenciado e cuidadosamente elaborado que contribui para que os alunos sejam protagonistas do processo educativo e aprendam a gerenciar melhor suas emoções. Tudo em perfeita aderência às diretrizes da BNCC”, afirma.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as principais competências socioemocionais necessárias para os cidadãos do século 21 definidas pela UNESCO são autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, entre outras. As habilidades socioemocionais entram nos currículos como essenciais para o desempenho escolar e também na manutenção da sociedade mais recíproca. O objetivo é que as crianças e jovens sejam capazes de desenvolver comunicação, autoestima, ética, empatia, responsabilidade e pensamento científico, crítico e criativo.

Funções Executivas

O conteúdo de Funções Executivas do Super Cérebro, além de ser uma inovação no mercado educacional brasileiro e um diferencial para as escolas, tem o objetivo de promover os estímulos necessários que garantem o desenvolvimento adequado do cérebro de crianças e adolescentes.

Elaborado em parceria com a neurocientista Dra. Carla Tieppo, o Grupo Super Cérebro disponibiliza uma coleção de apostilas para aplicação a crianças e jovens do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, colaborando no melhor desenvolvimento e formação integral dos educandos. “As funções executivas são aquelas que nos permitem realizar tarefas para as quais não temos um plano automático, por exemplo, quando estamos aprendendo algo novo e ainda não criamos o hábito da tarefa, então usamos o nosso cérebro para manter a atenção aos detalhes e evitar erro”, diz Carla.

Entre as principais funções executivas que as pessoas desenvolvem ao longo da vida estão atenção sustentada, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e outras. E é na infância que o ser humano aprende as funções executivas mais básicas. O conteúdo do Super Cérebro é específico para ajudar instituições de ensino a incentivarem os alunos com experiências estruturadas para o mundo atual, imerso na tecnologia.

Website: https://www.supercerebro.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

21 horas ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

21 horas ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

21 horas ago

Por que o antialérgico pode não fazer efeito

Sucos de toranja (grapefruit), laranja e maçã podem reduzir a eficácia de determinados antialérgicos, diminuindo…

21 horas ago