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Conteúdos de desenvolvimento socioemocional e funções executivas são foco de rede de franquias educacional

São Paulo 20/8/2020 –

Uma nova regulamentação do Ministério da Educação, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), determina a obrigatoriedade do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na grade curricular das escolas. Para atender essa necessidade, o Super Cérebro, organização desenvolvedora de métodos de ensino para capacitação de crianças, jovens e adultos, lança conteúdo exclusivo para estimular as habilidades socioemocionais e funções executivas de alunos. O material é voltado para instituições de ensino em todo o Brasil. Na parte Socioemocional, as atividades propostas visam desenvolver comunicação, criatividade, autoestima, empatia, pensamento crítico, entre outras competências. Já o conteúdo de Funções Executivas é um material complementar para ajudar a desenvolver, com qualidade, o cérebro de crianças e adolescentes, por meio de estímulos específicos e experiências estruturadas.

Elaborado por Renata Aguilar, neuropsicopedagoga e autora de livros educacionais, entre eles “Educação 5.0 e Metodologias Ativas – Guia Prático Para o Professor”, o novo conteúdo socioemocional do Super Cérebro é um material exclusivo que pode ser aplicado nas instituições de ensino que desejam enriquecer a grade escolar para o ano de 2021. As apostilas contemplam os eixos temáticos de cada faixa etária, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

“Elaboramos um material especial e treinamos as equipes das instituições de ensino para que a metodologia seja capaz de desenvolver um conjunto de competências socioemocionais a partir da inteligência emocional, para evoluir a um comportamento intra e interpessoal”, diz Rodrigo Ladeira, Diretor de Marketing do Super Cérebro. “É um conteúdo diferenciado e cuidadosamente elaborado que contribui para que os alunos sejam protagonistas do processo educativo e aprendam a gerenciar melhor suas emoções. Tudo em perfeita aderência às diretrizes da BNCC”, afirma.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as principais competências socioemocionais necessárias para os cidadãos do século 21 definidas pela UNESCO são autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, entre outras. As habilidades socioemocionais entram nos currículos como essenciais para o desempenho escolar e também na manutenção da sociedade mais recíproca. O objetivo é que as crianças e jovens sejam capazes de desenvolver comunicação, autoestima, ética, empatia, responsabilidade e pensamento científico, crítico e criativo.

Funções Executivas

O conteúdo de Funções Executivas do Super Cérebro, além de ser uma inovação no mercado educacional brasileiro e um diferencial para as escolas, tem o objetivo de promover os estímulos necessários que garantem o desenvolvimento adequado do cérebro de crianças e adolescentes.

Elaborado em parceria com a neurocientista Dra. Carla Tieppo, o Grupo Super Cérebro disponibiliza uma coleção de apostilas para aplicação a crianças e jovens do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, colaborando no melhor desenvolvimento e formação integral dos educandos. “As funções executivas são aquelas que nos permitem realizar tarefas para as quais não temos um plano automático, por exemplo, quando estamos aprendendo algo novo e ainda não criamos o hábito da tarefa, então usamos o nosso cérebro para manter a atenção aos detalhes e evitar erro”, diz Carla.

Entre as principais funções executivas que as pessoas desenvolvem ao longo da vida estão atenção sustentada, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e outras. E é na infância que o ser humano aprende as funções executivas mais básicas. O conteúdo do Super Cérebro é específico para ajudar instituições de ensino a incentivarem os alunos com experiências estruturadas para o mundo atual, imerso na tecnologia.

Website: https://www.supercerebro.com.br/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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