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Cooperação entre municípios mostra resultados positivos na educação catarinense

Curitiba, PR. 17/2/2021 –

Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia em 2020, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, apoiado diretamente pelo Instituto Positivo, concluiu as ações planejadas e levou formação para professores, coordenadores e gestores escolares, além de realizar campanha e unir ainda mais a comunidade escolar da região. Com ampla participação dos 21 municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Grande Florianópolis – a Granfpolis, as ações de 2020 envolveram mais de 1 mil profissionais da Educação das redes municipais e se expandem para toda comunidade escolar.

“A adequação das escolas e a preocupação com a aprendizagem dos alunos fez com que a comunidade escolar se unisse para conseguir resultados. Proporcionamos importantes momentos para troca de experiência e ideias, permitindo a melhor tomada de decisões em relação a algo nunca vivido nas unidades escolares. A união entre os municípios e a perseverança de fazer sempre o melhor é o que podemos destacar de 2020”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

Um dos projetos de destaque foi a Jornada de Professores. Voltado para o fortalecimento dos docentes sobre o retorno das aulas presenciais, a iniciativa realizou encontros on-line para professores de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com exposições e reflexões sobre preocupações e angústias em relação à escolarização das crianças no contexto da pandemia. Foram 22 encontros com a participação de 300 professores de 18 municípios, e 94% dos participantes consideram positiva a proposta de trabalhar de forma colaborativa, em parceria com outros municípios.

Já o projeto Gestores Escolares em Movimento, criado em 2018, teve adaptações, passando do presencial para o virtual. Os encontros tiveram a média de 350 gestores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais dos 21 municípios, dispostos a dialogar e trocar experiências. Foram 52 horas de formação, em 18 encontros on-line de duas horas cada, além de dois encontros presenciais de oito horas cada, que ocorreram antes do início da pandemia. Em junho foi implantado o comitê gestor do projeto Gestores Escolares em Movimento, formado por profissionais efetivos das secretarias de Educação dos municípios participantes, para a gestão e deliberação das demandas do projeto.

Um dos projetos que mais teve que se reinventar foi as soluções educacionais para alfabetização e correção de fluxo escolar: Se Liga e Acelera Brasil, metodologias criadas pelo Instituto Ayrton Senna e aplicadas na região pelos parceiros do ADE Granfpolis. O trabalho dedicado a alunos defasados nos estudos ganhou novo formato. Três municípios se destacaram por persistir no compromisso de aplicar as soluções das crianças com distorção idade x série, que ainda não tinha sido alfabetizadas: Tijucas, Paulo Lopes e Alfredo Wagner. Profissionais das redes foram incansáveis, pensando em alternativas, possibilidades, oportunidades que fossem possíveis para aproximar uns aos outros e continuar com acesso aos estudos. Ao todo, 70 crianças concluíram o ciclo das soluções educacionais e os professores passaram por 6 encontros de formação e troca de experiências.

O projeto “Vamos Fazer esta Conta Juntos?”, lançado em 2018, teve sua fase final em março de 2020. Ao lado da Associação de Municípios da Granfpolis, o Instituto Positivo realizou análise de dados e apresentou devolutivas presenciais e individuais, com recomendações e um caderno de indicadores para cada município. Vinte dos 21 municípios do ADE aderiram ao projeto e 16 deles concretizaram ações recomendadas para melhoria dos processos.

Foi o caso do município de São Bonifácio, que conseguiu construir e aprovar a proposta do piso salarial do magistério local. Outro destaque é o município de Angelina que fortaleceu ainda mais a gestão pedagógica, desenvolvendo avaliações aos alunos, realizando devolutivas individuais aos professores, construindo um plano estratégico com base nas fragilidades identificadas e criando relatórios de feedback por turma.

O ADE Granfpolis também realizou uma campanha de incentivo às famílias para as atividades não presenciais, estimulando a continuidade do trabalho educacional em casa e reforçando a importância da escola estar mais próxima das famílias. Em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) e o Instituto Positivo, a ação atingiu mais de 94 mil estudantes das redes municipais de Educação da região da Granfpolis e suas famílias.

A consultora técnica do Instituto Positivo e do ADE Granfpolis, Gilmara da Silva, ressalta que, assim como as escolas precisaram de um novo processo de adaptação, as famílias precisaram se adaptar com as crianças em casa. “A campanha veio fazer um pedido aos pais para que nos ajudem a manter o vínculo indispensável entre família e escola no processo de formação integral de crianças e adolescentes. Um dos aspectos mais importantes para manter o bem-estar das crianças é permitir que os estudantes continuem ativos nos processos de aprendizagem para que possamos minimizar os impactos do isolamento social com a suspensão das aulas presenciais”, destaca.

O que são os ADEs?

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

Website: http://www.centralpress.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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