Rafael Damasceno (*)
Em diversos negócios, o website é a principal ou única porta de entrada para que os visitantes conheçam os produtos e serviços que são oferecidos. Para transformá-los em futuros clientes é preciso página funcional, com informações diretas, ótimo design e de fácil navegabilidade, fazendo com que em poucos cliques se consiga alcançar o objetivo. Porém, tudo isso pode ir por água abaixo caso o visitante não se sinta munido de argumentos suficientes que o convençam a realizar a ação que procura. É para ajudar nessa questão que surgiu o copywriting.
Para quem ainda não conhece, o copywriting nada mais é que o uso da linguagem escrita para induzir, direta ou indiretamente, o seu público-alvo e levá-lo a uma ação de conversão. Normalmente essa ação é uma compra imediata ou o contato com sua empresa. Vale lembrar que diferentemente de negócios físicos, as plataformas online não contam com vendedor para sanar as dúvidas dos clientes e por fim, levá-lo à compra. Nesse cenário, o bom uso do copywriting como ferramenta para geração de vendas é ainda mais importante.
O primeiro passo para o uso da técnica é a criação de conteúdos de qualidade por meio de excelente argumentação textual, que envolverá o visitante a cada palavra lida, provocando assim, o interesse que o levará para a conversão final. Esse é o momento ideal para que você fale tudo o que precisa para converter seu visitante e nada além disso. É importante ressaltar que elaborar bom conteúdo é ainda fator de relevância para sites de busca, potencializando as chances de sua marca aparecer nas primeiras colocações no ranking dessas páginas.
Fora o excelente conteúdo, é necessário também aguçar a curiosidade do visitante de sua página. Para isso, use títulos que despertem o interesse, juntamente com bom subtítulo, assim induzindo o visitante a continuar com a leitura. Outra forma de potencializar o interesse do leitor é o uso de fotos, vídeos, infográficos, links e outras informações que facilitem o entendimento do que está sendo oferecido. Evite parágrafos e frases longas, isso pode deixar o visitante perdido com o extenso volume de informações.
Tenha também muita atenção ao uso correto da ortografia! Não adianta ter bons argumentos e usar o “mais” no lugar do “mas”, por exemplo. Isso tira toda a credibilidade de seu site, fazendo com que o visitante desista da leitura, diminuindo as chances de conversão.
Se você ainda não utiliza o copywriting em seu dia a dia, chegou a hora de rever seus conceitos! Mesmo com todo avanço tecnológico e das facilidades de encontrar serviços e produtos, o poder da palavra ainda tem peso decisivo no momento de induzir seu visitante a comprar seu produto ou escolher seu serviço. Isso muito provavelmente trará aumento significativo em sua taxa de conversão.
(*) CEO da Supersonic, primeira empresa brasileira empresa 100% focada no aumento das taxas de conversões de sites.
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