São Paulo – SP 12/5/2020 – “Em épocas de crise, o brasileiro tem a tendência de ser mais solidário, e isso também reflete nas empresas nacionais” Lucien Newton- Loja de Franquia
No último mês, com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, empresas e redes de franquias começaram a realizar ações solidárias com o objetivo de minimizar o impacto, tanto na saúde quanto no setor econômico nacional.
“Em épocas de crise, o brasileiro tem a tendência de ser mais solidário, e isso também reflete nas empresas nacionais. A solidariedade e união minimiza o impacto que ocorre em momentos turbulentos. Essas ações, vindas de marcas tão diversas, tendem a contribuir com a sociedade como um todo”, comenta Lucien Newton, especialista em franchising e fundador da Loja de Franquia.
De aulas on-line a campanhas de doação de sangue, empresas realizam ações solidárias pelo país:
Scaffold Education – Tutorial de aulas on-line para professores
A Scaffold Education é uma plataforma de aprendizagem que impulsiona resultados corporativos por meio de recursos como vídeos, gamificação, treinamentos, entre outros. Com a chegada da pandemia no país, a marca notou uma possível queda na educação. Devido a isso, a Scaffold disponibiliza gratuitamente via Facebook e YouTube, dicas e orientações para que professores possam realizar aulas on-line. O objetivo dessa ação é que alunos não percam o ano letivo nessa época turbulenta, e com isso, proporcionem um ensino de qualidade.
Vazoli – Redução de juros e vendas digitais para aposentados
A Vazoli é maior franquia de crédito do país, especializada em empréstimos consignados e seguros em geral. A rede está com uma ação específica para o momento em que o Brasil enfrenta. Com a redução do teto de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS a marca já sente um leve aumento de procura por crédito desse público. Para preservar a saúde desse grupo de risco, a empresa intensificou as vendas no modo digital para que o cliente não precise sair de casa para se deslocar até uma unidade.
Ótris Soluções Financeiras
Criada em Campinas, em 2010, a Ótris Soluções Financeiras é uma rede de franquias de recuperação de créditos especializada no mercado PME. Desde a sua fundação, a rede já recuperou mais de R$ 5 milhões. Para conter a disseminação do Covid-19, e atender as recomendações do Ministério da Saúde, todos os funcionários da Ótris estão trabalhando em home office. Além disso, a rede notou a queda de doações nos bancos de sangue do país. Somente em São Paulo, houve uma queda de 30%,segundo o Ministério da Saúde. Pensando na sociedade ao redor, a rede iniciou uma campanha de doação entre funcionários, colaboradores e clientes. A campanha se iniciou com a doação de seus fundadores, Caio Katayama e Charlene Moraes.
Consulting Now
A Consulting Now é uma empresa do Grupo InterMaster que atua há mais de 20 anos no segmento de Consultoria e Gestão Empresarial. Nessa trajetória, a rede já contribuiu com o sucesso financeiro, econômico e organizacional de diversas empresas de diferentes portes e segmentos. Na quarentena, com o objetivo de colaborar com a saúde econômica do país, a rede realiza gratuitamente diagnósticos empresariais para seus clientes. A ação visa identificar o que impede a empresa de crescer e assim tomar as medidas necessárias, como redução de custos, terceirização de serviços, renegociação com servidores, entre outras, para se traçar caminhos nos quais a marca consiga alcançar seus objetivos em um menor período de tempo.
Nação Empreendedora
A Nação Empreendedora é uma comunidade que reúne empresários com objetivo de ‘educar’ com o compartilhamento de informações sobre as rotinas de negócios e serve de apoio para a solução de dúvidas com os temas ligados diretamente as empresas como finanças, gestão e vendas. Além disso, o negócio promove anualmente seis encontros presenciais e webinários semanais que abordam temas do cotidiano empresarial para os seus membros. Por conta da quarentena aplicada para a prevenção do coronavírus, a Nação Empreendedora transformou os encontros presenciais para online e ampliou os webinários para duas vezes na semana e para não membros como forma de utilizar o canal como propagação de informações de como os empresários podem driblar a instabilidade da economia durante a contenção do COVID-19.
Sigbol – Aulas on-line
A Sigbol é uma franquia que oferece cursos especializados em moda. A franquia foi a primeira a oferecer esse tipo de curso no país, com início em 1984. Devido as recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações e a propagação do COVID-19, as aulas presenciais da Sigbol foram suspensas. Para auxiliar os alunos neste momento, a escola recorreu a tecnologia, e começará um programa de aulas on-line. Os professores também estarão disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos via internet. Em tempos de crise, inovação nas vendas é essencial, as matrículas serão feitas virtualmente. Além disso, a rede produzirá conteúdos das aulas de moda em vídeo para os alunos e para compartilhamento nas redes sociais. As medidas são para conter aglomerações, e fazer com que os alunos não percam conteúdos, e as pessoas se mantenham motivados dentro de casa, consumindo conteúdos educativos de forma gratuita.
Maislaser – Parte do faturamento dedicado na compra de produtos para comunidades carentes
Em abril, a Maislaser, uma das principais redes de clínicas de depilação a laser do país, lançou uma campanha solidária no combate ao novo coronavírus. Os franqueados da marca destinaram parte do faturamento do mês para comprar produtos de higiene e alimentos, e doá-los a comunidades carentes de suas respectivas regiões. A unidade de Mogi das Cruzes (SP), por exemplo, doou mais de 5 mil litros de álcool 70% e 55 litros de cloro para o uma instituição de longa permanência para idosos.
Mil e Uma Sapatilhas – Doação de calçados
Como forma de contribuir àqueles que são essenciais para o abastecimento de itens indispensáveis para a população durante o isolamento social imposto pela disseminação do novo coronavírus, a Mil e Uma Sapatilhas, rede com mais de 140 unidades e que comercializa calçados femininos, promoveu uma ação para a doação de mais de 750 pares de sapatilhas para atendentes de mercados, farmácias, recepcionistas de hospitais, frentistas de posto de combustível, entregadores, colaboradores de condomínios e hospitais. O objetivo da ação é de agradecimento aos profissionais que estão na linha de frente do combate a COVID-19.
Clube de Permuta – Doações
Para auxiliar no combate ao novo coronavírus, o Clube de Permuta fará a doação de R$ 1 milhão para estabelecimentos educacionais e de saúde nas cidades onde está presente. A doação, em forma de serviços ou produtos oferecidos na plataforma da empresa, vai beneficiar pequenas empresas em quase todas as regiões do país. O Clube de Permuta é uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral. A empresa começou no estado brasileiro de Minas Gerais, no ano de 2012 e entrou para o mercado de franchising em 2015. Com 21 unidades em atividade, já movimentou mais de R$180 milhões em negociações. Para se tornar um franqueado, é preciso investir a partir de R$100 mil (com taxa de franquia inclusa) e o tempo de retorno é de, em média, 18 meses.
Ceofood- Isenção de taxas por pedidos
A Ceofood, é uma rede de franquia de aplicativo de delivery que não cobra nenhuma taxa em cima dos pedidos feitos por seus usuários. Até o fim da pandemia , a rede irá disponibilizar sua plataforma para que lojistas de todo o país se cadastrem para oferecerem seus produtos e serviços isentos de qualquer mensalidade. A ação tem objetivo de ajudar as pessoas a terem acesso aos produtos e serviços que necessitam, sem que tenham que sair de casa e também contribuir para minimizar o impacto negativo no faturamento dos lojistas durante esse período.
Os interessados devem se cadastrar no site do aplicativo e aguardarem o contato de um franqueado da rede. Regiões em que não são atendidas pelo Ceofood passarão por avaliação da demanda de serviço. Após o período de pandemia, lojistas que desejarem continuar cadastrados, pagarão um valor mensal de R$99 a R$149, de acordo com o tamanho do estabelecimento.
Website: https://www.scaffoldeducation.com.br/
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, divulgou hoje os resultados financeiros do quarto…
Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e…
Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de…
CIDADE DO MÉXICO 27/4/2024 - Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina…
Com o período de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os brasileiros buscam…
No mundo dos negócios, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Algumas situações podem ser ruins…