Categories: noticias-corporativas

Covid-19 e os desafios do setor de Atenção Domiciliar para atender à demanda

Rio de Janeiro, RJ 11/8/2020 –

Estudo divulgado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) no período de pandemia de Covid-19 aponta que a procura pelo atendimento domiciliar cresceu 10% nas cidades que mais sofrem com o novo coronavírus. Segundo a pesquisa, a necessidade de desocupar leitos hospitalares, a reabilitação em casa e o receio de contágio em ambiente hospitalar são alguns dos fatores que justificam a preferência por este tipo de atendimento.

Em entrevista concedida ao Portal PME NEWS esse mês, Daniel Assafim, diretor-executivo do Grupo Quality Life Assistência Médica, especializada em Atenção Domiciliar, converge com essa análise e cita demais benefícios.

“A Atenção Domiciliar proporciona melhora da qualidade de vida para o paciente e familiares, evitando idas ao pronto-socorro, internações hospitalares clínicas desnecessárias bem como redução de infecções e para as operadoras de saúde, uma gestão humanizada e personalizada com grande redução de custos”.

Daniel revela como tem sido o comportamento do setor e dos pacientes e familiares diante deste cenário.

“Está sendo um período bastante singular e desafiador para o setor. Desde o princípio, seguimos todas as orientações dos órgãos, como vigilância sanitária, conselho de medicina e OMS, ao uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e quanto à diminuição de rotatividade de pessoas nos domicílios. Diversos pacientes ou responsáveis por estes, buscaram suspensão do tratamento por receio de contágio. O que nos surpreendeu positivamente foi o aumento da demanda para o uso da Atenção Domiciliar em situações pontuais ou mesmo em internações domiciliares como substituição do modelo hospitalocêntrico. Precisamos conscientizar de que podemos nos tratar fora dos hospitais, reforçando a segurança que a modalidade pode conferir”.

Assafim entende que a parceria tem sido decisiva para um novo cenário promissor.

“Os resultados atingidos com novas parcerias de médicos assistentes e familiares que não usavam a Atenção Domiciliar como ponta de solução foram tão positivos que nos aponta um novo cenário promissor e definitivamente quebrando um paradigma. Com certeza, vamos continuar focados para que este modelo permaneça após a pandemia”.

E destaca o papel da telemedicina durante e após a pandemia.

“Somos a favor da telemedicina, pois acreditamos que a tecnologia, aliada à medicina, trouxe durante a COVID-19 e trará inúmeros ganhos à população com processos ágeis, resolutividade e sem esquecer a segurança de dados, podendo evitar idas desnecessárias às emergências hospitalares. Na Atenção Domiciliar penso que o futuro aponta para um modelo misto de visitas presenciais intercaladas com a telemedicina”.

 

Website: http://www.pmenews.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

2 dias ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

2 dias ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

2 dias ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

2 dias ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

2 dias ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

2 dias ago