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Cresce intenção de compras de produtos de giro rápido no 3° tri, diz NielsenIQ

Estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit, realizado em parceria com a Bexs Pay, mostrou que bens de consumo de giro rápido estão no topo da intenção de compra dos consumidores brasileiros para o terceiro trimestre de 2022. As principais categorias apontadas pelos entrevistados como produtos que são alvo de compra para o período foram “Alimentos e Bebidas”, com 29% da preferência dos respondentes, praticamente o mesmo registrado no terceiro trimestre de 2021. “Cosméticos e Perfumaria” também ficou com 29% dos votos, levemente abaixo dos 31% do mesmo período do ano passado. Enquanto o grupo “Saúde” saiu de 16% da preferência nos três meses de 2021 para 22% na intenção de compra de julho a setembro.

“Novamente, se confirma a tendência de compra de itens de giro rápido, como alimentos, bebidas, coisas do dia a dia, de rápida reposição e saída nos mercados. Cada vez mais, pela facilidade e modernização dos costumes de compra, as pessoas têm optado por fazer a aquisição desses produtos de forma online. É uma nova cultura de consumo que se fixa em 2022”, destacou o head de e-commerce de NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai.

Por outro lado, houve redução na intenção de compra em relação aos mesmos meses do ano passado em artigos como Eletrodomésticos (recuo de 29%, para 16%); Eletrônicos (de 34%, para 14%); Informática (de 25%, para 20%); e Casa e Decoração (de 34%, para 22%).

“O consumidor passa por um período de reflexão natural e está mais contido com seus gastos e com o orçamento, por isso categorias com produtos de maior valor estão em queda na intenção de compras”, afirmou Osanai. “De qualquer forma, também o movimento consolidado em Alimentos e Bebidas, que indica essa maturidade do shopper fazer suas compras online”, acrescentou.

O estudo apontou ainda que a Amazon e Mercado Livre foram as mais mencionadas como as principais lojas online para o consumidor planejar compras pela internet, com 10,5% e 9,8%, respectivamente. O Top of Mind da NielsenIQ Ebit apontou ainda as Lojas Americanas, com 9,1%, o Magazine Luiza (6,5%) e a Shopee (5,9%) como as que os shoppers pensam no momento de realizar uma compra.

O recorte por gênero mostra que a Amazon é a preferida das mulheres, com 9,4% dos votos, seguido por Americanas (8,5%), Shopee (7,4%) e Magazine Luiza (6,5%) – o Mercado Livre é o quinto na preferência, com 6% dos votos. Já o público masculino teve um resultado bem diferente. O Top of Mind dos homens é o Mercado Livre, com 12,9%, à frente de Amazon (11,4%), Americanas (9,7%), Magazine Luiza (6,6%) e Shopee (4,7%).

Na categoria de “Alimentos e Bebidas”, uma das mais importantes para o consumidor nesse trimestre, as Lojas Americanas e Amazon são destaque. A primeira foi lembrada como primeira opção para compra de artigos da categoria por 15% dos entrevistados, enquanto a Amazon foi a primeira opção de 13%. A categoria é impulsionada pela grande intenção de compra por bebidas alcoólicas, artigo de principal interesse dentro do grupo. 

Quando se tratam de “Eletrônicos”, as lojas de compra online que tiveram destaque entre os respondentes da pesquisa foram as Lojas Americanas e a Magazine Luiza, respectivamente, com 18% e 17% das indicações. A Amazon ficou em terceiro lugar com 16%, seguido pelo Mercado Livre, com 11%.

Na categoria de “Moda e Acessórios”, a principal loja que deve ser procurada pelos consumidores é a Shein, apontada por 11% dos entrevistados como primeira opção para a compra desses artigos. Shopee e Renner tiveram ambas 10% dos votos de intenção e, em quarto lugar, ficou a Netshoes, com 9%. Para produtos de “Casa e Decoração”, as lojas que primeiro vieram à cabeça dos consumidores foram as Lojas Americanas (14%) e a Magazine Luiza (11%). Além disso, 52,4% dos respondentes disseram ter interesse em comprar itens relacionados a “Cama, Mesa e Banho”.   

O “Top of Mind” é uma pesquisa quanti-qualitativa que fica disponível aos clientes da NielsenIQ Ebit pelo período de duas a três semanas, com coleta de 3 a 10 mil respostas, sendo cada uma delas diferenciada pelo CPF cadastrado de cada consumidor. O questionário leva entre 5 a 20 minutos.

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