Segundo um levantamento realizado pela Salesforce em 2023, 91% das empresas do globo desejam automatizar processos de negócios. Atrelado a isso, o mercado brasileiro de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) deve chegar a US$ 80 bilhões (R$ 389,50 bilhões) neste ano, uma expansão de 5%, conforme estimativa que integra a mais recente edição do estudo IDC Predictions Brazil, realizado pela IDC Brasil.
De acordo com o estudo, os segmentos de Telecom e TI devem crescer 3% e 6,2%, respectivamente, sendo que a expansão deste último está vinculada ao consumo de tecnologia por empresas (TI B2B), que deve crescer 8,7% puxado pelo investimento em Software e Cloud.
José Paixão Barbosa Sousa, cientista de dados e especialista em aplicações de segurança cibernética em inovações tecnológicas, vê o uso da IA (Inteligência Artificial) na automação industrial como uma transformação significativa que está revolucionando a forma como as indústrias operam e produzem bens.
“A IA tem potencial para otimizar processos, melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade na produção industrial”, afirma Sousa. Ele destaca as principais maneiras pelas quais a IA está sendo aplicada na automação industrial nos tópicos a seguir:
Entretanto, para Sousa, vale mencionar que a implementação da IA na automação industrial também apresenta desafios: “Questões relacionadas à privacidade dos dados, segurança cibernética, treinamento adequado de pessoal e adaptação a mudanças são considerações críticas que as indústrias precisam abordar para aproveitar plenamente os benefícios da IA na automação”.
Ferramentas podem ser usadas na automação industrial
O especialista em aplicações de segurança cibernética destaca que a automação industrial envolve a aplicação de tecnologia para automatizar processos, reduzir a intervenção humana e aumentar a eficiência na produção. A seguir, algumas das principais ferramentas e estratégias utilizadas na automação industrial:
Para concluir, Sousa ressalta que, com o amplo interesse na automação industrial através da IA, a escolha das ferramentas dependerá das necessidades específicas da indústria, dos objetivos de automação e dos recursos disponíveis. “É essencial que haja uma compreensão clara dos processos industriais e uma abordagem cuidadosa na implementação de sistemas automatizados para garantir eficiência, qualidade e segurança”, afirma.
RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…
As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…
Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…
SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…
- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…
A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…