Categories: noticias-corporativas

Crescimento do EAD e de dispositivos móveis possibilita conciliar estudos com outras atividades

São Paulo 19/11/2020 –

As tecnologias modernas remodelaram a forma com que as pessoas se comunicam. Com o avanço da Web 2.0, que é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços oferecidos na internet, por meio de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação, a comunicação online ficou muito mais interativa. Ferramentas que antes eram consideradas de ponta, agora se tornaram comuns e têm novos concorrentes em seus calcanhares.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020 mostra que as matrículas em cursos a distância registraram um crescimento de 145% entre 2009 e 2018, tendo como principais fatores o preço e a flexibilidade, ou seja, a possibilidade de conciliar os estudos com outras atividades. Outro dado que impressiona é o fato de 76% dos adultos entre 26 e 40 anos preferirem cursos a distância, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Estima-se que são mais de 9 milhões de alunos na modalidade digital.

Considerando apenas o Brasil, uma pesquisa da FGV revelou que são 234 milhões de smartphones em uso no Brasil (dados de 2020). Ao adicionar notebooks e tablets, são 342 milhões de dispositivos portáteis em junho de 2020, ou seja, 1,6 dispositivo portátil por habitante.
“A ascensão dessas ferramentas trouxe uma das mudanças mais fundamentais da última década: o crescimento da aprendizagem remota. Existem inúmeras definições de aprendizagem remota, a maioria das quais contendo algum tipo de tecnologia. No entanto, a prática é implementada de forma diferente dependendo da instituição ou da plataforma usada. Geralmente, a tecnologia é usada para facilitar a interação de uma ou duas vias em uma plataforma que fornece conteúdo educacional. E embora o conceito de “ensino a distância” já exista há muito tempo, e experimentado um boom nos anos 90, apenas há pouco tempo com o avanço da tecnologia online é que chegamos a um ponto onde a metodologia está sendo implementada com grande sucesso”, afirma Eline Cavalcanti, Diretora de Soluções da D2L.

A executiva pontua também que, à medida que a crise climática global e as pandemias de saúde ameaçam a continuidade da educação, a aprendizagem remota tornou-se ainda mais relevante. “Ao utilizar a tecnologia, escolas, universidades e corporações podem minimizar as interrupções na educação e na capacitação em tempos incertos, como a atual crise do COVID-19”.

Personalizando experiências de aprendizagem

A abordagem única para cada aluno tem dominado o aprendizado há muito anos, mas especialistas afirmam que é hora de mudar. As pessoas têm estilos de aprendizagem variados, que mudam dependendo da natureza do conteúdo que estão tentando absorver. Somado a isso, o uso de dispositivos móveis diariamente colabora para o perfil do novo aluno.

“Em todo o mundo, o desejo de uma maior mobilidade é mais significativo do que nunca, e isso também mudará a maneira como aprendemos. A aprendizagem online remove as restrições de um ambiente educacional típico. A necessidade de estar no campus em uma hora específica do dia, e permanecer lá durante o tempo de inúmeras aulas está se tornando coisa do passado. Isso fornece para as pessoas a flexibilidade de serem capazes de aprender onde quer que estejam, em casa, no campus ou onde elas aprendem melhor, e a qualquer momento que desejarem. O avanço da tecnologia móvel resultou na criação de plataformas de aprendizagem que podem caber na palma da sua mão”, explica Eline Cavalcanti.

No mundo do treinamento corporativo, empresas de todo o mundo, sejam startups, PMEs ou MNCs, estão experimentando uma necessidade urgente de melhorar as habilidades de seus profissionais para se manterem à frente da concorrência e lidarem com as circunstâncias voláteis e complexas da pandemia do coronavírus e suas repercussões na economia mundial. À medida que a pandemia forçou as empresas a acelerarem sua transição digital e adotarem novos modelos, as empresas buscam expandir rapidamente suas oportunidades de treinamento para manter seus funcionários atualizados.

“A verdade é que, com o avanço da tecnologia, estamos em uma posição melhor do que nunca para fornecer uma educação holística e de alta qualidade, de maneiras que excedem as fronteiras das salas de aula tradicionais e físicas. Para acompanhar as demandas de um mundo em constante e rápida mudança, para garantir a continuidade da educação e se preparar para futuras interrupções e adversidades, é importante olhar para a aprendizagem remota como mais do que apenas uma medida alternativa para os dias atuais”, finaliza Eline Cavalcanti.

Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Interactive Brokers lança versão 1.0 do IBKR Desktop, oferecendo uma experiência de negociação abrangente em uma única plataforma

Nova plataforma combina inteligência de mercado, descoberta de produtos e ferramentas de execução em uma…

1 dia ago

O novo Experian Assistant for Model Risk Management, com tecnologia de IA, simplifica e acelera os processos de governança

A mais nova adição à família de produtos Experian Assistant permite que instituições financeiras documentem,…

1 dia ago

Andersen Consulting amplia sua atuação em desenvolvimento organizacional com a Omni HR Consulting

A Andersen Consulting fortalece seus recursos de capital humano por meio de um Acordo de…

1 dia ago

Lojas Avenida promove nove inaugurações em sete estados em 2025

Rede varejista pretende atingir a marca de 200 unidades ainda neste ano

1 dia ago

World FZO levará seu 12º Congresso Mundial para o Panamá em 2026

A Organização Mundial de Zonas Francas anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com…

1 dia ago

Exposições temáticas podem aliar diversão e aprendizado

Atualmente, são seis mostras simultâneas distribuídas por cinco estados brasileiros

1 dia ago