Criador do ‘CQC’ volta a produzir conteúdo no Brasil

O argentino Diego Guebel mira novamente o mercado audiovisual do país. Por meio da produtora BoxFish, o idealizador do formato do ‘CQC’ e ex-executivo da Band planeja se colocar como referência quando o assunto for conteúdo

Profissional com experiências internacionais, o argentino Diego Guebel está de volta ao cenário de produção independente no Brasil. Nesta semana, a sua produtora, batizada de BoxFish, iniciou operações no país. A movimentação marca o retorno dele ao setor nacional de audiovisual. Criador do formato do programa ‘Custe o Que Custar’, o famoso ‘CQC’, foi executivo da Band de 2012 a 2017. Na emissora, atuou como diretor de conteúdo e vice-presidente.

A chegada da BoxFish ao Brasil mostra a importância que Diego Guebel dá ao país que anos atrás o acolheu profissionalmente. É apenas a terceira base da produtora independente criada — e presidida até hoje — pelo próprio criativo em 2018. Mas é o primeiro local que não tem o castelhano como idioma oficial. A empresa de produção de conteúdo já estrutura na Argentina e na Espanha.

Com a novidade, o executivo não esconde o seu carinho e respeito pelo país. Admite, contudo, saber que se trata de um mercado com muitos desafios. “Gosto de atuar no Brasil porque aqui a indústria do entretenimento é desafiadora e ao mesmo tempo muito receptiva a novas ideias”, comenta Diego Guebel, que tem produtos por aqui. Em parceria com a Band, foi o responsável por trazer formatos como ‘MasterChef’, ‘A Liga’ e o já mencionado ‘CQC’.

Coisa de “peixe grande”

Com pouco mais de um ano mergulhando no setor de audiovisual da Espanha e da Argentina, a BoxFish estreia em mares brasileiros com status de um “peixe grande”. No país da Península Ibérica, já foram produzidos 10 programas. Entre os trabalhos da produtora por lá estão a versão local do ‘Bake Off’ (canal Cuatro) e ‘Undercover Boss’, que para a emissora La Sexta ganhou o nome de ‘El Jefe Infiltrado’. Já no Cone Sul, a produtora de conteúdo foi a responsável por criar para o canal 13 a competição gastronômica ‘El Gran Premio De La Cocina’.

Diego Guebel: volta ao mercado brasileiro (Imagem: divulgação)

Os materiais produzidos fora ajudarão a BoxFish a se posicionar no Brasil. Afinal, na visão de seu criador, os trabalhos fazem com que novidades apareçam de modo mais natural dentro da produtora. “Estamos atuando em três ou quatro mercados ao mesmo tempo, o que nos garante uma conexão permanente com o novo. É disso que o mercado precisa, sempre haverá demanda para os bons conteúdos”, afirma Diego Guebel.

Produtora baseada em SP

A BoxFish no Brasil não se resume ao criativo argentino. Com base na cidade de São Paulo, a produtora tem Maria Carolina Telles como diretora de conteúdo. Função com a qual ela já está acostumada, uma vez que trabalha no mercado audiovisual há mais de 20 anos. A executiva esteve ligada a áreas de criação, direção e supervisão. Participou da distribuidora Elo Company nos últimos dois anos. Anteriormente, foi contratada da Discovery Networks Brasil de 2012 a 2017, supervisionando 35 atrações. Tem no currículo a direção de programas de Record TV e Rede Globo, como ‘Troca de Famílias’, ‘Big Brother Brasil’ e ‘Mais Você’ (onde assinou como editora executiva).

Para o novo desafio profissional, Maria Carolina Telles traz consigo a expertise acadêmica. Diretora, roteirista, showrunner e jornalista, ela é mestre em “television documentary”, título obtido junto à Universidade de Londres – Goldsmiths College. Com toda essa experiência, ela analisa o propósito da atuação da produtora por aqui. “Temos a missão de continuar fortalecendo a marca da BoxFish com conteúdos originais e relevantes, agora no Brasil”.

Relacionamento com a imprensa

Além de Diego Guebel, a BoxFish estreia no Brasil contando com os trabalhos de mais alguém que passou pelo quadro de funcionários da Band. O relacionamento da produtora com a imprensa e influenciadores digitais está sob os cuidados de Eliane Leme. Ela foi a diretora de comunicação da empresa de mídia por mais de 17 anos, de setembro de 2001 a dezembro de 2018. Depois de cinco meses de estudos no Canadá, volta à capital paulista e, para assuntos ligadas à produtora de conteúdo, ela pode ser acionada por e-mail (elianeleme10@gmail.com) e telefone (11 999-612-915).

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago