No mundo de hoje é quase impossível não interagir nas redes sociais. Afinal passamos boa parte do nosso tempo na dimensão virtual. É habitual usarmos as redes por vários motivos: a empresa faz um lançamento de um produto, a gente está iniciando um curso, os vendedores querem promover vendas, enfim, queremos comunicar algo ao mercado ou à sociedade e esse caminho é fantástico para abocanhar consumidores ou seguidores. Que nos diga o presidente Bolsonaro que ganhou a eleição presidencial gastando pouco e utilizando as suas redes, abocanhou milhões de seguidores-eleitores, o que o colocou no comando do Brasil.
Porém, é importante utilizar as redes ao nosso favor, de maneira inteligente e estratégica. Por isso, é importante perceber o objetivo de cada espaço e saber como se comportar adequadamente, por exemplo, um post apropriado para o Facebook pode ser inconveniente para o LinkedIn, já que as propostas são bem diferentes.
Em relação ao mundo corporativo, as empresas precisam estar atentas quando o assunto for comunicação via internet. Veja o caso de uma empresa de cosméticos que tentou emplacar a marca nas redes sociais quando ocorreu a tragédia de Brumadinho, e contratou belos modelos fotográficos que apareciam na campanha completamente enlameados.
Os internautas consideraram a ação oportunista e a empresa recebeu uma enxurrada de reclamações. Enfim, se a empresa queria aparecer, apareceu. O negócio é analisar se essa iniciativa foi a melhor forma para repercutir a imagem da empresa.
Além disso, precisamos lembrar que estamos sendo vigiados nas redes, pois são verdadeiras vitrines, mostrando nossas ações, comportamento e que o pessoal do RH está sempre de olhos abertos observando as postagens. Então, etiqueta profissional até nas redes, cai bem e evita saia justa no mercado profissional. E se você está se candidatando a uma vaga, saiba que muitos selecionadores podem definir a contratação baseando-se no seu perfil nas redes.
Enfim, vale lembrar que Comunicação é uma ferramenta estratégica e que está em plena transformação com o uso das novas tecnologias, o que demanda profissionais capacitados e experientes para fazer um bom posicionamento da sua marca, imputando credibilidade e envolvendo consumidores ou potenciais clientes, gerando empatia.
Cuidado para não destruir a imagem da sua empresa construída com anos de trabalho num “click de olhos”. E se você quer construir uma boa reputação pessoal e/ou profissional, é sempre bom estar atento ao modo como se relaciona nas redes. Afinal uma das poucas coisas que realmente nos pertencem é nossa imagem! Zele pela sua!
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Por Cristina Monte.
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