Cuidado com o comportamento nas redes sociais

“É importante utilizar as redes sociais ao nosso favor, de maneira inteligente e estratégica”. Portal Comunique-se publica artigo de Cristina Monte

No mundo de hoje é quase impossível não interagir nas redes sociais. Afinal passamos boa parte do nosso tempo na dimensão virtual. É habitual usarmos as redes por vários motivos: a empresa faz um lançamento de um produto, a gente está iniciando um curso, os vendedores querem promover vendas, enfim, queremos comunicar algo ao mercado ou à sociedade e esse caminho é fantástico para abocanhar consumidores ou seguidores. Que nos diga o presidente Bolsonaro que ganhou a eleição presidencial gastando pouco e utilizando as suas redes, abocanhou milhões de seguidores-eleitores, o que o colocou no comando do Brasil.

Estratégia

Porém, é importante utilizar as redes ao nosso favor, de maneira inteligente e estratégica. Por isso, é importante perceber o objetivo de cada espaço e saber como se comportar adequadamente, por exemplo, um post apropriado para o Facebook pode ser inconveniente para o LinkedIn, já que as propostas são bem diferentes.

Em relação ao mundo corporativo, as empresas precisam estar atentas quando o assunto for comunicação via internet. Veja o caso de uma empresa de cosméticos que tentou emplacar a marca nas redes sociais quando ocorreu a tragédia de Brumadinho, e contratou belos modelos fotográficos que apareciam na campanha completamente enlameados.

Os internautas consideraram a ação oportunista e a empresa recebeu uma enxurrada de reclamações. Enfim, se a empresa queria aparecer, apareceu. O negócio é analisar se essa iniciativa foi a melhor forma para repercutir a imagem da empresa.

De olhos abertos

Além disso, precisamos lembrar que estamos sendo vigiados nas redes, pois são verdadeiras vitrines, mostrando nossas ações, comportamento e que o pessoal do RH está sempre de olhos abertos observando as postagens. Então, etiqueta profissional até nas redes, cai bem e evita saia justa no mercado profissional. E se você está se candidatando a uma vaga, saiba que muitos selecionadores podem definir a contratação baseando-se no seu perfil nas redes.

Enfim, vale lembrar que Comunicação é uma ferramenta estratégica e que está em plena transformação com o uso das novas tecnologias, o que demanda profissionais capacitados e experientes para fazer um bom posicionamento da sua marca, imputando credibilidade e envolvendo consumidores ou potenciais clientes, gerando empatia.

Cuidado para não destruir a imagem da sua empresa construída com anos de trabalho num “click de olhos”. E se você quer construir uma boa reputação pessoal e/ou profissional, é sempre bom estar atento ao modo como se relaciona nas redes. Afinal uma das poucas coisas que realmente nos pertencem é nossa imagem! Zele pela sua!

Leia mais – ‘Opinião’:

***** ***** ***** ***** *****

Por Cristina Monte.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

O Indy Autonomous Challenge retorna ao Indianapolis Motor Speedway em 6 de setembro de 2024

O Indy Autonomous Challenge (IAC) retornará de forma grandiosa ao Indianapolis Motor Speedway (IMS), na…

44 minutos ago

SLB OneSubsea e Subsea7 assinam acordo de colaboração estratégica de longo prazo com a Equinor; início dos trabalhos nos projetos Wisting e Bay Du Nord

O acordo oferece uma estrutura contratual para um envolvimento mais precoce e próximo durante todo…

4 horas ago

Mary Kay Inc. anuncia expansão para a Dinamarca, fortalecendo seu compromisso com a capacitação feminina na Escandinávia

Mary Kay Inc., uma marca internacional de beleza conhecida pelo seu compromisso com a capacitação…

4 horas ago

Mary Kay Inc. anuncia expansão para a Dinamarca, fortalecendo seu compromisso com a capacitação feminina na Escandinávia

DALLAS 2/5/2024 - Mary Kay Inc., uma marca internacional de beleza conhecida pelo seu compromisso…

4 horas ago

Lifezone Metals apresenta sua atualização operacional e resumo financeiro do primeiro trimestre de 2024 na segunda-feira, 13 de maio de 2024

Lifezone Metals Limited (NYSE: LZM) irá divulgar sua atualização operacional e resumo financeiro não auditado…

5 horas ago