Categories: noticias-corporativas

Cuidados com os problemas circulatórios em viagens longas

Rio de Janeiro 10/1/2020 – Nas viagens longas é importante beber bastante líquido, principalmente água e evitar ficar mais de duas horas parado na mesma posição

Nas férias, quem vai viajar, seja de avião, carro, ônibus ou outro meio de transporte e vai ficar muito tempo sentado, uma dica importante para evitar problemas circulatórios é procurar movimentar os pés e panturrilhas, dando pequenas paradas ou andando nos corredores dos ônibus ou aviões. Não existem estudos conclusivos sobre quem tem mais predisposição a desenvolver trombose em uma viagem longa. Algumas pesquisas apontam que pessoas com varizes nos membros inferiores, portadores de trombofilias, obesos, fumantes, usuárias de alguns tipos de hormônios, pessoas com alguma deficiência motora e gestantes são mais propensos a desenvolver trombose durante viagens longas.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Ricardo Brizzi, membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, ficar muito tempo sentado prejudica o retorno do sangue venoso das pernas e pés para o coração. “Assim, o sangue demora a fazer esse retorno e pode se formar, dentro das veias, um coágulo sanguíneo, provocando a trombose. A perna fica endurecida e inchada, mas o problema pode se agravar se esse coágulo se soltar e chegar aos pulmões. A embolia pulmonar causar dificuldade de respirar e pode provocar morte súbita” explica o médico.

Um medo muito comum das pessoas é o de trombose em viagens de avião. O problema é maior em quem já tem alguma predisposição a ter trombose. Para evitar que isso aconteça é importante usar roupas confortáveis e um pouco mais largas, que não causem compressão. ” Importante beber bastante líquido, principalmente água e evitar ficar mais de duas horas parado na mesma posição” alerta Brizzi.

Se a pessoa já teve ou tem algum problema circulatório o melhor é consultar um médico para ver os procedimentos corretos e até a indicação de uma medicação anticoagulante. A medicação vai estimular a dissolução do trombo no interior daquele vaso. Se tiver alguma doença associada que provoque a hipercoagulação sanguínea é importante tentar corrigir essa doença. Se não tratar a causa, a trombose pode aumentar de tamanho e afetar outras áreas, comprometendo mais ainda a circulação.

“Para evitar as doenças circulatórias devemos ter hábitos saudáveis, observar alguns fatores de riscos como o tabagismo, sedentarismo, uso de hormônios sem acompanhamento médico, diabetes, hipertensão e histórico familiar. Importante praticar exercícios regularmente e fazer uma avaliação com o angiologista” diz o médico.

Website: http://www.ricardobrizzi.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

3 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

3 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

3 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

3 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago