Dados da pesquisa “Cultura de inovação: como corporações podem construir a base para a transformação”, realizada em agosto de 2022, apontam que 91% das pessoas conhecem o termo cultura de inovação. No estudo, foram entrevistados cerca de 277 colaboradores de diversas empresas, entre executivos C-level, diretores, gerentes e fundadores de companhias.
O estudo busca trazer um panorama da aceitação do mercado e mostrar quais são as principais dificuldades para implantar a cultura de inovação. Para 78% dos entrevistados, essa cultura permite que a empresa seja capaz de evoluir seu negócio principal, no mesmo momento em que busca novas oportunidades de negócio, mercado e clientes.
Mesmo com o conhecimento dos colaboradores sobre o tema, cerca de 46% afirmaram que a companhia em que trabalham ainda não tem uma maturidade suficiente para lidar com essa estratégia. Apesar disso, a maioria (52,4%) definiu que as suas empresas estão com um grau de maturidade satisfatório.
Para Danilo Parise, CEO da Ludos Pro, startup de tecnologia educacional que foi eleita a 3º melhor startup de educação corporativa do Brasil pelo ranking 100 Open Startups 2022, a cultura da inovação é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Sua real aplicação no dia a dia, no entanto, ainda é algo que precisa ser parte de uma cultura dentro das empresas. “As grandes corporações investem em programas de inovação para startups, gerando benefícios para ambos os lados”, afirma.
O executivo comenta, ainda, que enquanto corporação, ao entender um pouco mais sobre cultura da inovação e open innovation, há oportunidade de acelerar as áreas de negócios que ainda estão em fase inicial ou que necessitem de acelerar a implementação de novos produtos e serviços. “Para as startups, é uma possibilidade de gerar negócios com estas organizações, seja para validação de produtos ou na ampliação de portfólio de clientes”, complementa Parise.
Dentre as iniciativas relacionadas à implementação da cultura da inovação citadas por parte das empresas na pesquisa citada anteriormente estão: capacitação de líderes, capacitação dos times, inovação aberta (open innovation em inglês), programas de intraempreendedorismo, comunicação assertiva, gestão de performance e transformação digital.
O CEO da Ludos Pro acredita que a tecnologia tem possibilitado uma grande transformação dentro das empresas, seja em produtos, serviços ou processos, possibilitando melhorar a produtividade e tornando as empresas mais competitivas em um mercado global.
Ao se referir ao open innovation, iniciativa que 42,2% dos entrevistados da pesquisa acreditam estar associada à cultura de inovação dentro das suas empresas, Parise diz que é uma estratégia que vem ao encontro desse propósito (de transformação).
“O open innovation pode auxiliar promovendo a colaboração de novas ideias, pensamentos, processos e pesquisas, com o objetivo de criar ou melhorar o desenvolvimento de produtos, prover melhores serviços, aumentar a eficiência e, desta forma, gerar maior valor agregado e se tornar competitivo em um mercado tão dinâmico”, finaliza.
Para mais informações, basta acessar: www.ludospro.com.br
Representantes da DSI Aerospace, fornecedora de produtos eletrônicos de alto desempenho e sistemas de armazenamento…
A Telness Tech, um dos principais provedores de tecnologia de telecomunicações, está se associandoàVAS2Nets eàLebara…
Garante a extensão do contrato para aprimorar as principais plataformas e infraestrutura da Nexi
A Frontgrade Gaisler lançou seu mais recente microcontrolador resistenteàradiação, o GR716B. Com base no sucesso…
Mecanismo RAG em tempo real para inteligência financeira em bilhões de documentos
Uma coalizão de organizações internacionais lançou hoje diretrizes de alto nível para autoridades públicas que…