Curadoria musical: um mercado que cresce na era do streaming

A música sempre desempenhou um papel fundamental na cultura brasileira e ao longo das décadas a forma como ela é selecionada e apresentada ao público passou por uma notável evolução. Desde os anos 60, quando se identificou a necessidade de um profissional apto a fazer a seleção de obras nas artes visuais, a figura do curador se expandiu para diversas áreas, incluindo a música. Durante essa expansão no mercado musical a figura do curador esteve mais presente em gravadoras, emissoras de TV e em grandes festivais como Rock in Rio ou naqueles que traziam à tona grandes promessas, como o memorável Humaitá Pra Peixe, fundado em 1994 por Bruno Levinson que também, como curador do festival, trouxe à tona novos nomes da música brasileira que ascenderam posteriormente.

A curadoria musical se tornou uma força motriz no cenário musical brasileiro, mas ainda assim, era um ramo quase exclusivo de gravadoras e festivais. Agora, com a força do streaming e a aderência de públicos às playlists juntamente com a facilidade na criação de sites e espaços de divulgação nas redes sociais, a curadoria musical tem se estabelecido como uma área e cada vez mais importante. No epicentro desse movimento dinâmico estão empresas como o Divulguei, que criou um portal para conectar artistas independentes a curadores de playlists, rádios, sites, redes sociais, festivais, selos, etc.

A curadoria humana x curadoria algorítmica

De acordo com a Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras musicais do país, no primeiro semestre de 2023 o setor musical brasileiro registrou um faturamento expressivo de R$ 1,2 bilhão, sendo que 99,2% desse montante provêm das receitas geradas pelo streaming.

Os serviços de streaming simplificaram o acesso e a descoberta de músicas com uma vasta coleção musical de forma irrestrita e sob demanda. A curadoria, realizada por seres humanos e algoritmos, desempenha um papel crucial ao filtrar, selecionar e orientar a experiência de consumo, tornando-se uma estratégia eficaz para lidar com a abundância excessiva de conteúdo disponível.

“Estamos vivendo a era do streaming. Nesse cenário, a curadoria humana assume um papel muito importante. Com milhões de álbuns, singles e playlists, as grandes corporações, por meio de suas práticas de curadoria algorítmica, acabam homogeneizando a experiência musical do usuário”, explica Paulo Nepomuceno, fundador do Divulguei.

O Spotify emprega uma mistura de curadoria humana e algorítmica para sugerir e apresentar músicas alinhadas aos gostos e preferências musicais anteriores dos usuários, desempenhando um papel central na experiência dos ouvintes. Grande parte da curadoria é automatizada por meio de algoritmos que analisam diversos dados sobre o comportamento do usuário e tomam decisões de maneira pouco conhecida. No entanto, mesmo com o avanço contínuo dos algoritmos, eles ainda não conseguem reproduzir a mesma sensibilidade da curadoria humana. Mesmo que esses algoritmos se aprimorem ao longo do tempo, eles baseiam suas sugestões apenas no histórico de comportamento do usuário. “Já a curadoria humana é menos previsível e tem o poder de ser ousada, sendo capaz de surpreender as pessoas com experiências inesperadas ou simplesmente com algo que elas nem imaginavam existir num mundo onde a diversidade musical e artística é gigantesca”, acrescenta Paulo Nepomuceno.

O novo mercado de curadoria no Brasil

De selos independentes a redes sociais de divulgação, o papel do curador tem se tornado cada vez mais importante nas diferentes mídias frente à crescente demanda de artistas independentes que buscam meios de divulgar suas músicas. Neste universo do empreendedorismo musical, não é difícil encontrar donos de playlists e portais de música que tiram o seu sustento ou boa parte dele através do trabalho de divulgação artística que passa pelo filtro da curadoria, e que muitas vezes é feita pelos próprios donos dessas mídias.

No site criado pelo Divulguei, por exemplo, existem centenas de curadores de diferentes estilos musicais e meios de divulgação que trabalham ativamente no portal selecionando músicas enviadas por artistas independentes para serem divulgadas.

“O nosso portal é um verdadeiro hub que conecta artistas independentes e curadores de rádios, blogs, playlists, influenciadores, festivais, selos, etc. Os artistas pagam um valor acessível e em real pela curadoria e o curador recebe uma parte desse valor. Isso aquece o mercado e traz mais pessoas apaixonadas pela música para essa roda porque elas enxergam uma oportunidade de renda e de trabalharem com aquilo que amam”, finaliza Paulo Nepomuceno.

Empreendimentos como os da empresa Divulguei desempenham um papel crucial na configuração de um momento histórico em que uma contradição é superada. Anteriormente, o cargo de curador estava limitado a grandes corporações culturais e de entretenimento, as quais eram, por natureza, elitizadas e inacessíveis para certos contextos sociais.

No cenário atual, entretanto, há uma multiplicidade de iniciativas que transcendem essas barreiras, criando novas demandas e oportunidades, como é o caso de curadores independentes que são donos de sites, blogs, playlists e até selos musicais. Essas relações artísticas e econômicas já não estão mais sob o estrito domínio de grandes gravadoras, o que torna o crescente mercado de curadoria musical muito atrativo, contribuindo ainda mais para a diversidade artística e o sucesso dos diferentes nichos musicais brasileiros.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Carbon Trade eXchange (CTX) lança leilão de carbono ITMO: investidores podem entrar agora no mercado de carbono mais importante do planeta

LONDRES e BRISBANE, Austrália 3/7/2024 - O tão aguardado Leilão ITMO está pronto para receber…

10 horas ago

Evento em São Paulo destaca excelência operacional

Conferência internacional da Consultoria Staufen reuniu centenas de executivos para discutir como melhorias operacionais impactam…

12 horas ago

Brasil planeja ser exemplo na produção de cacau sustentável

Para Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, conscientização dos consumidores aumenta a demanda por produtos…

12 horas ago

Como os novos dispositivos mudaram a forma de criar sites

Desde 2015, sites responsivos se tornaram essenciais para que empresas apareçam nos resultados do Google…

12 horas ago

Caso raro de doença fúngica é tratado e vira estudo

Mais raro que a incidência da doença na população mundial é o sucesso no tratamento…

13 horas ago