Portal Comunique-se

Cursos de curta duração: uma opção para dar um up na carreira em TI

Os cursos de curta duração são uma boa oportunidade para que os profissionais se mantenham atualizados ou se preparem para lidar com novas funções

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo, SP 19/1/2021 – O mundo corporativo demanda competências emocionais, comportamentais e de liderança, além dos conhecimentos técnicos inerentes à profissão

Os cursos de curta duração são opções para profissionais que almejam dar um “up” no currículo. Um dos motivos deste formato ser tão popular entre aqueles que querem se atualizar é sua carga horária condensada, que permite a conciliação com uma rotina de trabalho. Porém, não podem ser confundidos com um curso de formação profissional nem com um de pós-graduação, já que seu tempo de duração não permite que a carga horária contemple uma gama completa do conteúdo exigido em um curso de graduação, por exemplo.

Também chamados de “cursos de atualização”, por trazerem novas perspectivas e ideias, podem preparar o aluno para lidar com novas funções ou redirecionamento de carreira. Outro benefício é a ampliação de sua rede de contatos permitindo o aumento de seu networking.

Com duração que pode variar de algumas horas até alguns meses, este tipo de curso pode ser uma boa opção para quem quer se atualizar mas ainda tem dúvidas se deve investir em um curso com maior tempo de dedicação, como no caso dos MBAs.

Com um mercado de trabalho competitivo e exigente, o mundo corporativo demanda competências emocionais, comportamentais e de liderança, além dos conhecimentos técnicos inerentes à profissão. Para quem trabalha com tecnologia, por exemplo, pode ser interessante estar alinhado com outros segmentos, como negócios e inovação. Ou, aprimorar os conhecimentos na função que já executa, experimentando os cursos em computação quântica, big data, machine learning, chatbots ou business intelligence.

O Centro Universitário FIAP tem um departamento dedicado exclusivamente para os cursos de curta duração nas áreas de tecnologia, inovação e negócio: o FIAP Shift. Segundo o diretor Renato Kimura, é uma vantagem para o estudante poder contar com a infraestrutura de um Centro Universitário, que vai além da estrutura física. “Storytelling para negócios”, “Agile Culture” e “Computação Quântica” são algumas das opções oferecidas em 2021.

Website: http://www.fiap.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner