Categories: Comunicação

Dados são o foco das empresas na transformação digital

Como os negócios estão implementando a transformação digital? Uma pesquisa feita pela empresa PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC) foi atrás da resposta. Foram ouvidas empresas de diferentes setores no Brasil, como varejo, serviços financeiros, saúde e produção industrial.

A conclusão foi de que a tomada de decisões baseadas em dados, chamada de data-driven, é a área em que as empresas estão mais avançadas. Esse quesito alcançou um índice de transformação digital (métrica usada pela pesquisa como forma de avaliação) de 3,9. Foi a melhor nota em comparação com os demais itens pesquisados, como processos digitais, estratégia de tecnologia e infraestrutura – todos esses tiveram índice de 3,7 (de um total de 6).

Essa informação “significa que elas [as empresas] estão mais adiantadas no uso de dados e análises para tomar decisões, em vez de baseá-las em intuições, percepções ou experiências pessoais”, diz um trecho da pesquisa.

Guilherme Zuccolotto, Head of Data da act digital, empresa de consultoria de transformação digital, explica que a abordagem data-driven ajuda na criação de estratégias mais eficazes. “A análise de dados é essencial para compreender o comportamento do consumidor no ambiente digital”, diz. “Ao entender as preferências, necessidades e padrões de comportamento dos usuários, as empresas podem desenvolver produtos e serviços mais alinhados com o mercado, aumentando sua eficácia e relevância.”

Zuccolotto cita ainda alguns exemplos de como o conceito de decisões baseadas em dados pode ser aplicado em diferentes empresas. Uma possibilidade é adotar a chamada modelagem preditiva, que utiliza algoritmos para prever o comportamento do cliente no futuro, tendo como base as informações já coletadas. A partir disso, o negócio pode antecipar necessidades e criar estratégias de produto mais eficientes.

“A aplicação de testes A/B e experimentos é uma técnica-chave. Ela permite que diferentes versões de um produto sejam testadas simultaneamente para avaliar qual delas oferece melhor desempenho, baseando-se em métricas específicas pré-determinadas”, diz Zuccolotto, citando mais um caso de aplicação.

Entretanto, a transformação digital não se resume ao data-driven, como bem destacam o especialista e a pesquisa da PwC Brasil e da FDC. Esse processo vai além da própria tecnologia: envolve também os valores e a cultura de um negócio. 

“A transformação digital é uma mudança fundamental na forma como as organizações operam, interagem e entregam valor aos clientes”, acrescenta Zuccolotto. Em sua visão, ela incentiva a inovação e cria um ambiente mais adaptável e focado no futuro. “As empresas que abraçam essa ideia têm maior probabilidade de se destacar em um ambiente de negócios em constante evolução”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://actdigital.com

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

DP World anuncia novo escritório de agenciamento de cargas em Bogotá, Colômbia

O novo escritório impulsiona o potencial comercial da Colômbia e fortalece a rede logística da…

1 dia ago

Fortrea Publica Primeiro Relatório de Responsabilidade Social Corporativa

DURHAM, N.C., Oct. 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Fortrea (Nasdaq: FTRE), uma organização líder…

1 dia ago

Neoenergia Coelba instala linha de subtransmissão na BA

Local escolhido para instalação é uma das fazendas do Agronegócio Estrondo. Objetivo da concessionária é…

1 dia ago

Porto Seguro amplia serviços sustentáveis em suas apólices

Porto Seguro amplia serviços sustentáveis em suas apólices de seguro automóvel, fortalecendo a pauta ambiental…

1 dia ago

Volkswagen adquire R$ 304 mi do BNDES com suporte da Macke

O BNDES aprovou um financiamento de R$ 304 milhões para a Volkswagen do Brasil. A…

1 dia ago

Redes sociais e IA estão mudando a comunicação no mundo

As novas tecnologias trazem consigo novas tendências de comunicação e consumo. O mundo está passando…

1 dia ago