Como os negócios estão implementando a transformação digital? Uma pesquisa feita pela empresa PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC) foi atrás da resposta. Foram ouvidas empresas de diferentes setores no Brasil, como varejo, serviços financeiros, saúde e produção industrial.
A conclusão foi de que a tomada de decisões baseadas em dados, chamada de data-driven, é a área em que as empresas estão mais avançadas. Esse quesito alcançou um índice de transformação digital (métrica usada pela pesquisa como forma de avaliação) de 3,9. Foi a melhor nota em comparação com os demais itens pesquisados, como processos digitais, estratégia de tecnologia e infraestrutura – todos esses tiveram índice de 3,7 (de um total de 6).
Essa informação “significa que elas [as empresas] estão mais adiantadas no uso de dados e análises para tomar decisões, em vez de baseá-las em intuições, percepções ou experiências pessoais”, diz um trecho da pesquisa.
Guilherme Zuccolotto, Head of Data da act digital, empresa de consultoria de transformação digital, explica que a abordagem data-driven ajuda na criação de estratégias mais eficazes. “A análise de dados é essencial para compreender o comportamento do consumidor no ambiente digital”, diz. “Ao entender as preferências, necessidades e padrões de comportamento dos usuários, as empresas podem desenvolver produtos e serviços mais alinhados com o mercado, aumentando sua eficácia e relevância.”
Zuccolotto cita ainda alguns exemplos de como o conceito de decisões baseadas em dados pode ser aplicado em diferentes empresas. Uma possibilidade é adotar a chamada modelagem preditiva, que utiliza algoritmos para prever o comportamento do cliente no futuro, tendo como base as informações já coletadas. A partir disso, o negócio pode antecipar necessidades e criar estratégias de produto mais eficientes.
“A aplicação de testes A/B e experimentos é uma técnica-chave. Ela permite que diferentes versões de um produto sejam testadas simultaneamente para avaliar qual delas oferece melhor desempenho, baseando-se em métricas específicas pré-determinadas”, diz Zuccolotto, citando mais um caso de aplicação.
Entretanto, a transformação digital não se resume ao data-driven, como bem destacam o especialista e a pesquisa da PwC Brasil e da FDC. Esse processo vai além da própria tecnologia: envolve também os valores e a cultura de um negócio.
“A transformação digital é uma mudança fundamental na forma como as organizações operam, interagem e entregam valor aos clientes”, acrescenta Zuccolotto. Em sua visão, ela incentiva a inovação e cria um ambiente mais adaptável e focado no futuro. “As empresas que abraçam essa ideia têm maior probabilidade de se destacar em um ambiente de negócios em constante evolução”, finaliza.
Para saber mais, basta acessar: https://actdigital.com
A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi…
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…