Categories: Comunicação

Dados são o foco das empresas na transformação digital

Como os negócios estão implementando a transformação digital? Uma pesquisa feita pela empresa PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC) foi atrás da resposta. Foram ouvidas empresas de diferentes setores no Brasil, como varejo, serviços financeiros, saúde e produção industrial.

A conclusão foi de que a tomada de decisões baseadas em dados, chamada de data-driven, é a área em que as empresas estão mais avançadas. Esse quesito alcançou um índice de transformação digital (métrica usada pela pesquisa como forma de avaliação) de 3,9. Foi a melhor nota em comparação com os demais itens pesquisados, como processos digitais, estratégia de tecnologia e infraestrutura – todos esses tiveram índice de 3,7 (de um total de 6).

Essa informação “significa que elas [as empresas] estão mais adiantadas no uso de dados e análises para tomar decisões, em vez de baseá-las em intuições, percepções ou experiências pessoais”, diz um trecho da pesquisa.

Guilherme Zuccolotto, Head of Data da act digital, empresa de consultoria de transformação digital, explica que a abordagem data-driven ajuda na criação de estratégias mais eficazes. “A análise de dados é essencial para compreender o comportamento do consumidor no ambiente digital”, diz. “Ao entender as preferências, necessidades e padrões de comportamento dos usuários, as empresas podem desenvolver produtos e serviços mais alinhados com o mercado, aumentando sua eficácia e relevância.”

Zuccolotto cita ainda alguns exemplos de como o conceito de decisões baseadas em dados pode ser aplicado em diferentes empresas. Uma possibilidade é adotar a chamada modelagem preditiva, que utiliza algoritmos para prever o comportamento do cliente no futuro, tendo como base as informações já coletadas. A partir disso, o negócio pode antecipar necessidades e criar estratégias de produto mais eficientes.

“A aplicação de testes A/B e experimentos é uma técnica-chave. Ela permite que diferentes versões de um produto sejam testadas simultaneamente para avaliar qual delas oferece melhor desempenho, baseando-se em métricas específicas pré-determinadas”, diz Zuccolotto, citando mais um caso de aplicação.

Entretanto, a transformação digital não se resume ao data-driven, como bem destacam o especialista e a pesquisa da PwC Brasil e da FDC. Esse processo vai além da própria tecnologia: envolve também os valores e a cultura de um negócio. 

“A transformação digital é uma mudança fundamental na forma como as organizações operam, interagem e entregam valor aos clientes”, acrescenta Zuccolotto. Em sua visão, ela incentiva a inovação e cria um ambiente mais adaptável e focado no futuro. “As empresas que abraçam essa ideia têm maior probabilidade de se destacar em um ambiente de negócios em constante evolução”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://actdigital.com

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

PUMA é reconhecida como melhor empregador em 50 países

A empresa desportiva PUMA é a única empresa a ser reconhecida como Top Employer (melhor…

14 horas ago

Brasil: 44% das empresas pretendem contratar em 2025

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking global de países com maior intenção de…

14 horas ago

Bacio di Latte e Date Crown reforçam tendência das collabs

A colaboração será promovida na "Estação Verão", entre janeiro e fevereiro de 2025, em cinco…

14 horas ago

Tendências que transformam o marketing imobiliário em 2025

Especialista em marketing imobiliário, Felipe Capuano, com mais de 15 anos de experiência e resultados…

14 horas ago

EcoOnline celebra parceria de longa data com Menzies Aviation, promovendo a cultura de segurança no mundo todo

A EcoOnline tem o orgulho de comemorar o sucesso contínuo de sua parceria com a…

14 horas ago

ABCD anuncia fintech BYX como sua mais nova associada

Além de oferecer diversas modalidades de crédito com garantia, empresa disponibiliza infraestrutura tecnológica completa para…

14 horas ago