Categories: Comunicação

Data Center no Brasil tende a crescer nos próximos anos

A expansão do Data Center no Brasil é uma tendência crescente, impulsionada pelo aumento do uso da tecnologia e do armazenamento de dados. Segundo uma pesquisa feita pela Data Centre Magazine em 2021, o Brasil foi o único país da América Latina a entrar no ranking e, além disso, São Paulo ficou em quinto lugar com os dez principais mercados em crescimento.

O estudo também aponta que a capital paulista recebeu mais de US$ 295 milhões em investimento no setor em 2020, inclusive, a expectativa é de crescer ainda mais nos próximos anos. De acordo com relatório da Arizton, o Brasil possui em média 17 provedores de data centers em mais de 40 instalações no país, especialmente da Ascenty, Equinix, Scala e Odata, principais players do mercado no ano de 2021.

O Data Center consiste em um local físico que armazena e processa grandes quantidades de informações digitais, como dados de empresas, serviços de nuvem, conteúdo de mídia, entre outros. 

Para o CEO da Novalogic, Felippe Prates, a crescente adesão de empresas ao Data Center no Brasil reflete a importância dos serviços de nuvem e da infraestrutura de TI para as operações comerciais e a economia digital em geral. “O Data Center é uma infraestrutura crítica que fornece serviços de armazenamento e gerenciamento de dados para empresas de todos os setores”, salienta.

De acordo com Prates, algumas das principais razões que explicam o crescimento do mercado de Data Center no Brasil são o crescimento do comércio eletrônico, a digitalização de negócios, a regulamentação e conformidade (LGPD) e os investimentos em infraestrutura como 5G.

O especialista ressalta que a alta demanda por data centers tem gerado oportunidades e desafios para as empresas que atuam nesse mercado.

“Entre os principais desafios da alta demanda por data centers, destaca-se o crescimento do mercado, oportunidades de negócios, pressão por eficiência e sustentabilidade, desafios de segurança e necessidade de investimentos em infraestrutura”, enfatiza.

Ainda segundo o CEO da Novalogic, a expectativa é que nos próximos 10 anos, os data centers continuem a evoluir e a se adaptar às necessidades das empresas e às tendências tecnológicas, com um foco cada vez maior em eficiência, sustentabilidade, segurança e inovação.

“O aumento da demanda por serviços em nuvem, maior adoção de inteligência artificial, crescimento por serviços de Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos, aprendizado com a máquina, edge computing, maior foco em eficiência energética e sustentabilidade, desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento e soluções seguras mais avançadas são algumas dessas mudanças que podemos esperar”, conclui Prates.

Para saber mais, basta acessar: Novalogic – Infraestrutura e Data Center

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Cessna Citation Longitude expande seu alcance global com o primeiro pedido no Brasil

O primeiro pedido de um Cessna Citation Longitude no Brasil foi anunciado hoje durante a…

22 horas ago

Oxmiq Labs Inc.™: redefinindo a arquitetura das GPUs: From Atoms to Agents™

A Oxmiq Labs Inc., nova startup de IP e software para GPUs, fundada por um…

22 horas ago

Campanha sobre consórcios para jovens é lançada na Paulista

Jovens que frequentam aquela avenida, que nos domingos fica fechada para carros, poderão conhecer um…

22 horas ago

Fortaleza sedia nesta semana congresso de bombeiros de toda a América

Conabom 2025 celebra 100 anos do Corpo de Bombeiros do Ceará e reunirá especialistas do…

22 horas ago

PURE Insurance Aprimora Experiência de Faturamento dos Membros com Upgrade da Duck Creek Billing

Solução baseada em nuvem oferece operações financeiras simplificadas, insights em tempo real e opções de…

22 horas ago