Depois de falarmos sobre a origem do podcast e a sua importância para o marketing de conteúdo, agora chegou o momento de apresentar dados e características do podcast no país e o perfil dos brasileiros que acompanham essa mídia
O podcast tem se revelado uma mídia com grande potencial de desenvolvimento no país. Veja como o podcast se adapta ao contexto brasileiro:
NO FONE
Quem?
- 84,1% dos ouvintes brasileiros são do sexo masculino.
- 56,6% têm entre 25 e 39 anos.
- 22,1% trabalham na área de tecnologia.
- 55,4% moram na região Sudeste do país.
- 51,1% ouvem episódios diariamente.
- 62% ouvem apenas podcasts nacionais.
- 63,5% já compraram um serviço ou produto anunciado/divulgado nessa mídia.
Por quê?
- 37,1% começaram a ouvir por recomendações de amigos.
- 75,3% acompanham por causa da qualidade e diversidade de conteúdo.
- 74,6% gostam da liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar.
Para quê?
- 87,7% entretenimento
- 80,7% aprendizado
- 79,9% informações
Como?
- 92,1% via smartphones
- 27% site ou aplicativo
Quando?
- 79% locomoção
- 68% realização de tarefas domésticas
- 46% prática de exercícios físicos
Quanto?
- 46,7% acompanham 5 ou mais podcasts.
- 67,7% ouvem em média 2 ou mais horas por dia.
- 91,7% ouvem o episódio completo.
O quê?
- 65% – humor
- 64,5% – séries, cinema e TV
- 62,7% – cultura pop
- 52,6% – História
- 52,3% – Ciências
NO MICROFONE
Características
- 73,5% dos podcasts são gravados na casa dos produtores, com uso de poucos equipamentos.
- 81,6% têm a participação de mais de uma pessoa.
- 32% publicam episódios semanalmente.
- 72,8% duram mais de 30 minutos.
- 21,2% têm em média mais de 1.000 downloads por episódio em um mês.
Podcasts mais ouvidos
- Nerdcast
- Não Ouvo
- Mamilos
- Anticast
- Gugacast
Para ouvir: digital de tudo
O Digital de Tudo é o podcast da Jovem Pan, feito sob medida para os habitantes da sociedade digital. Entre os temas abordados, podemos encontrar tecnologia, sociedade, negócios e cultura. Novos episódios disponíveis toda terça-feira. Escuta lá: http://bit.ly/digitaldetudo.
Conclusão
Os podcasts estão ganhando cada vez mais penetração no Brasil. Assim, seu uso nas estratégias de marketing traz perspectivas de crescimento no futuro.