De ouvidos atentos: o crescimento do podcast no Brasil

Depois de falarmos sobre a origem do podcast e a sua importância para o marketing de conteúdo, agora chegou o momento de apresentar dados e características do podcast no país e o perfil dos brasileiros que acompanham essa mídia

O podcast tem se revelado uma mídia com grande potencial de desenvolvimento no país. Veja como o podcast se adapta ao contexto brasileiro:

(Imagem: IInterativa)

NO FONE

Quem?

  • 84,1% dos ouvintes brasileiros são do sexo masculino.
  • 56,6% têm entre 25 e 39 anos.
  • 22,1% trabalham na área de tecnologia.
  • 55,4% moram na região Sudeste do país.
  • 51,1% ouvem episódios diariamente.
  • 62% ouvem apenas podcasts nacionais.
  • 63,5% já compraram um serviço ou produto anunciado/divulgado nessa mídia.

Por quê?

  • 37,1% começaram a ouvir por recomendações de amigos.
  • 75,3% acompanham por causa da qualidade e diversidade de conteúdo.
  • 74,6% gostam da liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar.

Para quê?

  • 87,7% entretenimento
  • 80,7% aprendizado
  • 79,9% informações

Como?

  • 92,1% via smartphones
  • 27% site ou aplicativo

Quando?

  • 79% locomoção
  • 68% realização de tarefas domésticas
  • 46% prática de exercícios físicos

Quanto?

  • 46,7% acompanham 5 ou mais podcasts.
  • 67,7% ouvem em média 2 ou mais horas por dia.
  • 91,7% ouvem o episódio completo.

O quê?

  • 65% – humor
  • 64,5% – séries, cinema e TV
  • 62,7% – cultura pop
  • 52,6% – História
  • 52,3% – Ciências

NO MICROFONE

Características

  • 73,5% dos podcasts são gravados na casa dos produtores, com uso de poucos equipamentos.
  • 81,6% têm a participação de mais de uma pessoa.
  • 32% publicam episódios semanalmente.
  • 72,8% duram mais de 30 minutos.
  • 21,2% têm em média mais de 1.000 downloads por episódio em um mês.

Podcasts mais ouvidos

  • Nerdcast
  • Não Ouvo
  • Mamilos
  • Anticast
  • Gugacast

Para ouvir: digital de tudo

Digital de Tudo é o podcast da Jovem Pan, feito sob medida para os habitantes da sociedade digital. Entre os temas abordados, podemos encontrar tecnologia, sociedade, negócios e cultura. Novos episódios disponíveis toda terça-feira. Escuta lá: http://bit.ly/digitaldetudo.

Conclusão

Os podcasts estão ganhando cada vez mais penetração no Brasil. Assim, seu uso nas estratégias de marketing traz perspectivas de crescimento no futuro.

Compartilhe
0
0
Iinterativa

Infobase Interativa, unidade digital da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de Tecnologia da Informação do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje. Entrega soluções sofisticadas e criativas.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago