De ouvidos atentos: o crescimento do podcast no Brasil

Depois de falarmos sobre a origem do podcast e a sua importância para o marketing de conteúdo, agora chegou o momento de apresentar dados e características do podcast no país e o perfil dos brasileiros que acompanham essa mídia

O podcast tem se revelado uma mídia com grande potencial de desenvolvimento no país. Veja como o podcast se adapta ao contexto brasileiro:

(Imagem: IInterativa)

NO FONE

Quem?

  • 84,1% dos ouvintes brasileiros são do sexo masculino.
  • 56,6% têm entre 25 e 39 anos.
  • 22,1% trabalham na área de tecnologia.
  • 55,4% moram na região Sudeste do país.
  • 51,1% ouvem episódios diariamente.
  • 62% ouvem apenas podcasts nacionais.
  • 63,5% já compraram um serviço ou produto anunciado/divulgado nessa mídia.

Por quê?

  • 37,1% começaram a ouvir por recomendações de amigos.
  • 75,3% acompanham por causa da qualidade e diversidade de conteúdo.
  • 74,6% gostam da liberdade para ouvir a qualquer hora e lugar.

Para quê?

  • 87,7% entretenimento
  • 80,7% aprendizado
  • 79,9% informações

Como?

  • 92,1% via smartphones
  • 27% site ou aplicativo

Quando?

  • 79% locomoção
  • 68% realização de tarefas domésticas
  • 46% prática de exercícios físicos

Quanto?

  • 46,7% acompanham 5 ou mais podcasts.
  • 67,7% ouvem em média 2 ou mais horas por dia.
  • 91,7% ouvem o episódio completo.

O quê?

  • 65% – humor
  • 64,5% – séries, cinema e TV
  • 62,7% – cultura pop
  • 52,6% – História
  • 52,3% – Ciências

NO MICROFONE

Características

  • 73,5% dos podcasts são gravados na casa dos produtores, com uso de poucos equipamentos.
  • 81,6% têm a participação de mais de uma pessoa.
  • 32% publicam episódios semanalmente.
  • 72,8% duram mais de 30 minutos.
  • 21,2% têm em média mais de 1.000 downloads por episódio em um mês.

Podcasts mais ouvidos

  • Nerdcast
  • Não Ouvo
  • Mamilos
  • Anticast
  • Gugacast

Para ouvir: digital de tudo

Digital de Tudo é o podcast da Jovem Pan, feito sob medida para os habitantes da sociedade digital. Entre os temas abordados, podemos encontrar tecnologia, sociedade, negócios e cultura. Novos episódios disponíveis toda terça-feira. Escuta lá: http://bit.ly/digitaldetudo.

Conclusão

Os podcasts estão ganhando cada vez mais penetração no Brasil. Assim, seu uso nas estratégias de marketing traz perspectivas de crescimento no futuro.

Compartilhe
0
0
Iinterativa

Infobase Interativa, unidade digital da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de Tecnologia da Informação do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje. Entrega soluções sofisticadas e criativas.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago