Categories: Comunicação

Debate sobre cadastro de acesso à internet é criticado em audiência

Durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia, debatedores criticaram o Projeto de Lei 2390/15, que cria o Cadastro Nacional de Acesso à Internet. Para eles, esse mecanismo poderia violar alguns direitos, como a liberdade de expressão e o acesso livre à informação.
A gerente-geral no Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil Cristine Hoepers também destacou que a medida pode criar um ponto de falha de acesso à internet. “Qualquer instabilidade no cadastro poderia parar a rede do País`”, disse.
Ela também afirmou que, uma vez criado, o sistema seria um ponto de controle centralizado da internet, o que o faria de alvo para ataques “de autores maliciosos que pretendem roubar informações”.
Segundo o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, 95% da população entre 15 a 17 anos têm acesso à rede social, e a maior parte dos perfis são públicos. Mas, para ele, falta uma conscientização sobre como se portar na web.
“O projeto é bem-intencionado, mas pode ter efeitos colaterais indesejados”, disse. Ele também destacou que o custo para implantar essa medida seria de bilhões e que o cadastramento poderia ser facilmente burlado caso os usuários utilizassem redes do exterior.
Representante da Associação Brasileira de Internet, Carol Conway avaliou que os softwares de controle paternal são a melhor solução por não interferir na rede. “Esses programas de controle dos pais permitem bloquear os sites indesejados. Não são muito conhecidos porém são úteis”, disse.
Sem controle
Já o autor da proposta, deputado Franklin Lima (PP-MG), citou uma pesquisa cujos dados revelam que 10% dos pais admitem não ter nenhum controle sobre o que os filhos acessam na web. Apenas 38% declararam ter controle sobre essas atividades.
O deputado explicou que o projeto não pretende restringir o acesso à internet aos maiores de idade. “A internet continuará a mesma, só quero criar um aplicativo que exija um cadastro dos usuários, para saber qual é a idade da pessoa, e que esse aplicativo bloqueie sites que não são recomendados para essa idade”, disse.
Segundo Franklin Lima, o aplicativo permitiria o acesso apenas a sites que se declarassem recomendados para menores. Ele concordou que o projeto apresenta um retrocesso em termos técnicos, porém acredita que há um lado ideológico positivo.
Tutela
Por outro lado, a representante do Coletivo Brasil de Comunicação Social, Bia Barbosa, questionou quem seria o encarregado de analisar a recomendação dos conteúdos. Para ela, os sites muitas vezes não fazem a recomendação correta para não restringir o público que irá acessá-lo.
Ela considerou o projeto restritivo porque a navegação dos usuários dependerá de uma aprovação prévia do aplicativo de cadastramento o que, segundo Bia Barbosa, poderá acontecer ou não devido a problemas técnicos.
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) também se mostrou contrária ao projeto. Para ela, o texto envolve muita coisa, inclusive o Estatuto da Criança e do Adolescente e, por isso, deveria ser estudado e debatido por mais tempo. “Não cabe ao Estado tutelar o desenvolvimento da criança”, disse Erundina.
Tramitação
O PL 2390/15 está em análise na Comissão de Ciência e Tenologia e é relatado pelo deputado Missionário José Olímpio (DEM-SP). O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania
Reportagem: João Vitor Silva
Edição: Rosalva Nunes

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Cessna Citation Longitude expande seu alcance global com o primeiro pedido no Brasil

O primeiro pedido de um Cessna Citation Longitude no Brasil foi anunciado hoje durante a…

21 horas ago

Oxmiq Labs Inc.™: redefinindo a arquitetura das GPUs: From Atoms to Agents™

A Oxmiq Labs Inc., nova startup de IP e software para GPUs, fundada por um…

21 horas ago

Campanha sobre consórcios para jovens é lançada na Paulista

Jovens que frequentam aquela avenida, que nos domingos fica fechada para carros, poderão conhecer um…

21 horas ago

Fortaleza sedia nesta semana congresso de bombeiros de toda a América

Conabom 2025 celebra 100 anos do Corpo de Bombeiros do Ceará e reunirá especialistas do…

21 horas ago

PURE Insurance Aprimora Experiência de Faturamento dos Membros com Upgrade da Duck Creek Billing

Solução baseada em nuvem oferece operações financeiras simplificadas, insights em tempo real e opções de…

21 horas ago