Categories: noticias-corporativas

Desafios da indústria brasileira abrem oportunidades para trabalhadores e empresários

31/3/2020 – A consequência de tudo isso é a geração de empregos, um incremento nos investimentos, rendas maiores e mais qualidade de vida para todos

Segundo um artigo originalmente publicado no jornal Estado de São Paulo, a produtividade brasileira passa por um período de estagnação. De acordo com o estudo, o último incremento da mesma foi em 2018, em razão da redução dos salários. Porém, paralelamente, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 84% das grandes indústrias do país planejam investir em 2020, o maior percentual desde 2014. Ou seja: enquanto existe uma palpável e real dificuldade em aumentar a produtividade das empresas brasileiras, ainda existe também uma vontade em expandir o investimento das mesmas.

Para Frank Sowade, CEO da Aktos Consultoria, esse cenário representa uma oportunidade para ambos trabalhadores e empresários. “É claro que o aumento da produtividade de uma empresa, setor ou país gera diretamente um aumento de competitividade, não só no âmbito nacional, mas também, e principalmente, no âmbito global. Esse aumento de competitividade já traz embutido um efeito escala: ainda mais reduções, tanto nos custos de produção, como nos administrativos, pela diluição dos custos fixos à medida que o volume e demanda crescem”, ele argumenta.

“A consequência de tudo isso é a geração de empregos, um incremento nos investimentos, rendas maiores e mais qualidade de vida para todos. Entramos, assim, em uma espiral crescente de resultados,” ele finaliza. Para Frank, o desafio tem, sim, uma solução. Em uma estratégia que ele próprio define como uma junção do “retorno ao básico” com a transformação digital do século XXI, o consultor diz que o aumento de produtividade de uma empresa não passa de uma evolução em sucessão de etapas.

“Para traçarmos uma analogia simples: nascemos sem andar e somos 100% dependentes dos nossos pais. Engatinhamos, damos os primeiros passos, firmamos os passos e finalmente caminhamos sozinhos e o processo de evolução estará apenas começando”, ele diz. Frank também desenha três pilares necessários para a “construção sólida e perene de qualquer tipo de empreendimento”: um time de colaboradores engajados e comprometidos, processos robustos e gestão.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

10 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

10 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

10 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

10 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago