Categories: noticias-corporativas

Desafios da indústria brasileira abrem oportunidades para trabalhadores e empresários

31/3/2020 – A consequência de tudo isso é a geração de empregos, um incremento nos investimentos, rendas maiores e mais qualidade de vida para todos

Segundo um artigo originalmente publicado no jornal Estado de São Paulo, a produtividade brasileira passa por um período de estagnação. De acordo com o estudo, o último incremento da mesma foi em 2018, em razão da redução dos salários. Porém, paralelamente, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 84% das grandes indústrias do país planejam investir em 2020, o maior percentual desde 2014. Ou seja: enquanto existe uma palpável e real dificuldade em aumentar a produtividade das empresas brasileiras, ainda existe também uma vontade em expandir o investimento das mesmas.

Para Frank Sowade, CEO da Aktos Consultoria, esse cenário representa uma oportunidade para ambos trabalhadores e empresários. “É claro que o aumento da produtividade de uma empresa, setor ou país gera diretamente um aumento de competitividade, não só no âmbito nacional, mas também, e principalmente, no âmbito global. Esse aumento de competitividade já traz embutido um efeito escala: ainda mais reduções, tanto nos custos de produção, como nos administrativos, pela diluição dos custos fixos à medida que o volume e demanda crescem”, ele argumenta.

“A consequência de tudo isso é a geração de empregos, um incremento nos investimentos, rendas maiores e mais qualidade de vida para todos. Entramos, assim, em uma espiral crescente de resultados,” ele finaliza. Para Frank, o desafio tem, sim, uma solução. Em uma estratégia que ele próprio define como uma junção do “retorno ao básico” com a transformação digital do século XXI, o consultor diz que o aumento de produtividade de uma empresa não passa de uma evolução em sucessão de etapas.

“Para traçarmos uma analogia simples: nascemos sem andar e somos 100% dependentes dos nossos pais. Engatinhamos, damos os primeiros passos, firmamos os passos e finalmente caminhamos sozinhos e o processo de evolução estará apenas começando”, ele diz. Frank também desenha três pilares necessários para a “construção sólida e perene de qualquer tipo de empreendimento”: um time de colaboradores engajados e comprometidos, processos robustos e gestão.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

12 horas ago

Arduino® expande sua presença no Brasil com a Mixtou

Nova parceria busca ampliar o acesso dos kits e microcontroladores da Arduino®, promovendo a inovação…

12 horas ago

Inclusão de IA em MBAs capacita profissionais para carreiras do futuro

Segundo pesquisa, 72% das empresas já adotaram o uso de Inteligência Artificial

12 horas ago