Categories: noticias-corporativas

Detetive particular: quais são as áreas de atuação na investigação privada?

LAURO DE FREITAS,BA. 17/6/2020 – O detetive particular pode atuar até mesmo em investigações criminais, solicitado em contrato pelo cliente e se autorizado pelo delegado de Polícia.

Detetive é o profissional que tem como responsabilidade detectar um fato, pilhar, investigar, desmascarar circunstâncias e pessoas nelas envolvidas.

Como termo policial, o detetive é aquele que investiga fatos, suas circunstâncias e as pessoas neles envolvidas, sendo um investigador, membro da polícia ou autônomo (particular).

Para atuar na área, o profissional deverá ter ao mínimo o ensino médio e passar por curso de formação específica.

No Brasil, a atividade é reconhecida pela Lei n° 13.432/2017 de 11 de abril de 2017 com as competências de planejar e executar coleta de dados e informações de natureza não criminal, para o esclarecimento de assuntos de interesse privado do contratante.

A lei anterior, de dezembro de 1957 sob o nº. 3.099, determinava as condições para o funcionamento de estabelecimento de informações reservadas ou confidenciais, comerciais ou particulares.

Quais áreas o detetive particular pode atuar?

Detetive particular não trabalha somente em casos conjugais ou localização de pessoas como muitos imaginam.

Existe uma gama de outras áreas pelas quais o detetive podem atuar. Veja abaixo alguma delas:

1 – Investigação e descoberta de esquemas de fraude

Uma importante atribuição do profissional é coletar informações sobre supostos golpistas, levantando dados, coletando e analisando evidências. Este serviço é, na maioria das vezes, solicitado por pessoas jurídicas ou civis.

As empresas solicitam informações de supostos fraudulentos que compraram seu produto de forma enganosa e somem sem deixar rastros, desta forma, a empresa não é capaz de seguir com os procedimentos de cobrança.

Já os serviços demandados por civis costumam ocorrer de forma inversa – o golpista vende algum produto, serviço, material e ao receber não deixa rastro e, desta forma, o cliente acaba sendo lesado pelo crime de fraude, previsto no Art. 171 do Código Penal.

2 – Investigações de natureza jurídica

O profissional investigativo pode, ainda, atuar conjuntamente com advogados por meio de trabalhos de natureza administrativa e penal.

Isso foi possível devido ao provimento de nº 188/2018 da OAB, que permite que o advogado faça investigação defensiva, por conta própria ou por meio de agentes terceirizados.

O Detetive Particular é um profissional especialista em localização e informação por meios técnicos e coletas de provas. Sendo assim disponibiliza os serviços para fins jurídicos por solicitação do advogado – como por exemplo, localização de indivíduos que estejam sob processo judicial.

3 – Busca e apreensão

Apesar de não ter atuação direta do detetive na apreensão e abordagem, o profissional pode facilitar a operação localizando o paradeiro do veículo, coletando fotos e todo tipo de evidência forense.

Por exemplo, o detetive pode analisar os horários em que um veículo transitou ou permaneceu em determinado local, localizar endereços etc.

Dessa forma, auxilia o oficial de justiça no processo de busca e apreensão. Esses serviços são, geralmente, solicitados por meio de agências financiadoras.

4 – Detecção de fraudes

Na área de investigação de fraudes, seguradoras podem solicitar o serviço de investigação particular para, coletar e analisar evidências caso desconfiem que determinado segurado está lesando a empresa de alguma forma.

5 – Serviços corporativos

Investigadores particulares são de extremo valor para empresas.

O modus operandi dos investigadores nessa situação consiste na utilização de disfarces por meio de caracterização com uniformes da empresa, para se passarem por funcionários da companhia e investigar relações de trabalho para verificar se há deslealdade por parte dos funcionários.

Também pode ser utilizado para saber se há algum agente infiltrado de outra companhia concorrente.

Tais serviços, que consistem em antiespionagem, requerem equipamentos de última geração e elevada tecnologia como câmeras de alta resolução e complexidade e equipamentos de operação audiovisual ou sonora.

Ademais, os detetives também são capazes de investigar furtos e demais ilicitudes que se passem no interior da indústria.

6 – Aplicativo espião

O detetive particular dispõe de ferramentas e softwares poderosos para monitoramento parental, esses aplicativos são desenvolvidos por empresas especializadas em desenvolvimento de software.

O Aplicativo espião consiste num aplicativo de alta tecnologia, utilizado para monitoramento parental para proteção dos filhos.

Com o gadget, o cliente pode monitorar as atividades das crianças por meio de dispositivos celulares, utilizando-se de atributos tecnológicos em tempo real para monitorar contas vinculadas aos aparelhos destes, desta forma, realizando a prevenção de ameaças aos menores.

O aplicativo pode ser utilizado para detecção de diversas ameaças, servindo para prevenir situações de bullying, pedofilia, envolvimento com más companhias ou assédio sexual por meio de redes sociais e contas na internet.

7 – Aplicativo espião para empresas

Já para empresas o aplicativo espião serve como forma de monitoramento, segurança e prevenção a fraudes.

Por exemplo, uma empresa de motoboy utilizando o aplicativo para monitoramento de localização dos funcionários facilitando e agilizando os serviços, investigação virtual, entre outras.

Entretanto, as companhias têm a obrigação de avisar que estão monitorando os celulares da empresa para cumprimento de protocolos e normas éticas.

8 – Detetive particular criminalista

Conforme lei 13.432/2017, o detetive particular pode atuar até mesmo em investigações criminais, solicitado em contrato pelo cliente e se autorizado pelo delegado de Polícia.

Conforme Art 5° da lei 13.432/2017, parágrafo único, o Detetive particular pode colaborar com investigação policial em curso, desde que expressamente autorizado pelo contratante.

O aceite da colaboração ficará a critério do delegado de polícia, que poderá admiti-la ou rejeitá-la a qualquer tempo.

Para localizar um detetive particular em sua região consulte o Portal Detetives do Brasil.

Website: https://detetive-ba.com

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

5 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

5 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

5 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

5 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago