Categories: Comunicação

Dezembro Laranja alerta sobre importância de prevenir o câncer de pele

A campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos autocuidados na proteção solar e da necessidade de detecção precoce de um possível câncer de pele. 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, a cada três anos, surgem cerca de 176.930 casos de câncer de pele somente no Brasil. De acordo com o instituto, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Estudos do Inca apontam que até o fim de 2022 serão registrados 185,6 mil novos casos de câncer de pele. 

A médica Renata Duarte, dermatologista do Hospital VITA, explica que o câncer de pele pode ser classificado em: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. O CBC é o mais prevalente dentre todos os tipos, tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce; o CEC é o segundo mais prevalente. Já o melanoma é o menos frequente, porém é o gênero mais agressivo e tem o pior prognóstico. No caso do melanoma, a hereditariedade desempenha papel central no desenvolvimento e familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem ser submetidos a exames preventivos regularmente. 

Dados estatísticos do Inca apontam que no período de 2023 a 2025 serão registrados, por ano, nove mil novos casos de câncer de pele do tipo melanoma, que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele), e mais de 220 mil casos de câncer de pele não melanoma. De acordo com a instituição, dos casos de melanoma, 4.640 serão em homens e 4.340 em mulheres. Já entre os não melanoma, 101.920 registros devem ocorrer em homens e 118.570 em mulheres. “Devido ao número elevado de projeção, é importante destacar a necessidade de medidas de prevenção como o uso de fotoprotetor, vestuário apropriado como chapéus, bonés, óculos de sol, camisas com proteção ultravioleta e evitar exposição solar entre 10 e 16 horas”, lista a dermatologista.

As pessoas com pele clara têm mais sensibilidade aos raios solares e quando são submetidas à exposição solar sem proteção são as mais vulneráveis.  A Dra. Renata aponta que os primeiros pontos de atenção consistem na observação de manchas e sinais com mudança de padrão como cor e tamanho e, se apresentam ferimentos que não cicatrizam. “É necessário sempre prestar atenção em manchas e sinais, ao indício das primeiras alterações cutâneas, deve-se investigar por meio de exame clínico e biópsia, pois o diagnóstico precoce amplia a chance de cura”, alerta a especialista do Hospital VITA. 

“Vale lembrar que a radiação UVA pouco varia ao longo do dia, é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele. Já a radiação UVB é mais intensa entre o período das 10 às 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele”, ressalta a Dra. Renata. 

​O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo em temperaturas baixas ou em dias nublados, pois as radiações atravessam as nuvens. Bebês, a partir dos seis meses, e crianças também devem ser protegidos do sol. A médica ressalta ainda que o protetor solar ideal deve ter amplo espectro, ter boa absorção dos raios UVA, UVB, não irritar a pele e não manchar a roupa. Ao usar em praia ou piscina, deve também ser resistente à água. “Além disso, partes do corpo como mãos, orelhas e pálpebras, não podem ser esquecidas, devem ser protegidas com o filtro solar” complementa a dermatologista.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Grupo BBF contribui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

18 horas ago

Inteligência Artificial: empresas se preparam para 2025

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência…

18 horas ago

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

18 horas ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

18 horas ago

Marketing de influência ganha força para 2025

Em 2025, o marketing de influência prioriza autenticidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Marcas e…

18 horas ago

Venda de ingresso online: tecnologia que impulsiona eventos

A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…

18 horas ago