Hoje, 30 de junho, é o Dia do Social Media! Com o avanço do marketing digital, o analista de mídias sociais tornou-se um profissional fundamental para as empresas que investem nessa estratégia. É de responsabilidade dele promover a marca na internet, conquistar engajamento, monitorar os resultados, entre outras ações. Para executar um bom trabalho e obter reconhecimento na profissão, um social media precisa ter algumas habilidades básicas.
1-Formação em comunicação
Esse não chega a ser um requisito obrigatório, mas é inegável que os profissionais da área de comunicação estão um passo à frente para a realização deste trabalho.
Quem é formado em marketing, publicidade e propaganda e jornalismo possui habilidades como boa escrita, conhecimento em técnicas de persuasão, bom relacionamento com as pessoas, entre outras competências que são diferenciais nesta profissão.
2-Entendimento do negócio
Não adianta nada conquistar vários likes e promover o engajamento nas redes sociais se o público-alvo alcançado não gera leads qualificados. Por isso, é importante que o social media fique atento ao perfil do consumidor da empresa.
Além disso, fatores externos como a crise econômica, valor dos produtos, entre outros, podem influenciar nos resultados da empresa. É necessário que o profissional de mídias sociais também tenha visão estratégica para agir de acordo com a necessidade do momento.
3-Raciocínio rápido
Sabemos como as informações correm rápido nas mídias sociais. Em uma semana, é possível que vários assuntos surjam e desapareçam, e o social media precisa observar em quais conversas vale a pena envolver a marca.
É comum que, na vontade de se destacar, algumas empresas não saibam transmitir a mensagem correta ou não percebam que o “assunto do dia” não está alinhado aos valores da empresa. Em casos mais graves, um simples erro pode até mesmo trazer uma crise. Por isso, o analista de mídias sociais precisa ter o raciocínio rápido para tomar as decisões certas.
4-Disposição para leitura
Ser uma pessoa bem informada é um requisito básico para esse profissional. A leitura de textos ajuda a aumentar a criatividade, manter a mente aberta, descobrir as novidades, ficar de olho na concorrência, entre outras vantagens.
Além da leitura, busque também outros tipos de conteúdo como vídeos, webinars e podcasts. Existe na internet uma infinidade de materiais para ajudar o profissional de mídias sociais a se manter atualizado. Aproveite!
5-Conhecimento de ferramentas de marketing digital
Abordamos até aqui as habilidades teóricas, mas para colocar tudo em prática é necessário que o social media tenha conhecimento de algumas ferramentas de marketing digital.
Google Analytics, Google Adwords, Facebook Ads… Esses são só alguns exemplos do que é utilizado no dia a dia. Além disso, é interessante que haja conhecimento de parte gráfica e audiovisual para a criação de imagens e vídeos — o domínio do Pacote Adobe é um diferencial.
E aí, já possui todas as habilidades de um analista de mídias sociais? Independentemente da resposta, lembre-se que é muito importante manter-se sempre atualizado e buscar formas de otimizar seu trabalho no dia a dia.
***** ***** ***** ***** *****
Por Rafael Kiso, especialista em marketing digital e fundador da mLabs, elencou as principais habilidades.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…