Categories: noticias-corporativas

Dia dos Namorados explora diversidade através de campanhas nas redes sociais

São Paulo 15/6/2021 – A campanha compara terroirs que dão origem a vinhos raros e únicos a todas as formas de amor”, diz Nelson Berto, da VTC

Terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do dia das Mães, o Dia dos Namorados impulsiona vendas de bens e produtos, ancoradas em campanhas para sensibilizar o consumidor a presentear e comemorar a data nacional do romance. Proporcionar experiências emocionantes aos consumidores é a aposta das marcas através das redes sociais e do marketing digital. No ano passado, no auge da pandemia, as mensagens das marcas giravam em torno de um tema central – as conexões entre pessoas, que independem do isolamento social.

Isolados ou separados, casais seguem a tradição de presentear na data. Dados da Ebit, empresa especializada em informações do setor indicam que o comércio eletrônico deve registrar crescimento de vendas de 6% no Dia dos Namorados este ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data poderá movimentar no comércio brasileiro cerca de R$ 1,65 bilhão, já descontada a inflação. A cifra representa uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado.

Em 2021, com o comércio ainda enfrentando algumas restrições, mas já mais adaptado ao novo comportamento do consumidor, a expectativa é de aquecimento também nas vendas em lojas físicas. Segundo pesquisa de intenção de compra realizada pela Globo, 62% dos consumidores afirmaram que pretendem manter ou aumentar os gastos com bens duráveis nesse ano. Em 2020, o Dia dos Namorados fez o comércio eletrônico faturar R$ 6,45 bilhões. Ao todo, 15,8 milhões de compras online foram realizadas para comemorar a data. Números bastante expressivos – 112,8% maior do que em 2019, segundo dados coletados pelo Compre&Confie.

Estratégias das marcas através de campanhas digitais com grande tráfego nas redes sociais segundo dados do Compre&Confie ganharam espaço e, como resultado, foi registrado um aumento de 117% nas vendas online.

Online ou offline, as marcas prepararam campanhas especiais para a data. Os temas variaram bastante, mas algumas delas tocaram em pontos como a igualdade de gêneros e o fim do preconceito. Vick, por exemplo, defende o poder do toque e trouxe casais demonstrando o seu afeto por meio de apertos de mãos e abraços. Os casais homossexuais, entretanto, mostram-se mais contidos e constrangidos pelo contato físico. É aí que a marca estimula: “Vick acredita que o poder do toque é para todos. Neste Dia dos Namorados, espalhe calor e carinho”. A campanha é assinada pela Publicis Brasil. Fonte: site PropMark

Girando em torno da diversidade e da inclusão de todos os gêneros de casais, as mensagens publicitárias vêm mostrando e validando todas as formas de amor, caso do vinho Marques de Casa Concha que protagoniza a campanha #harmonizacomtodososamores na qual vincula-se o vinho aos momentos de amor de casais. A campanha conta com a participação da cantora Luciana Mello e do fotógrafo e influenciador Ike Levy, da chef Renata Vanzetto e o marido Cassiano Bonjardim, do ator Igor Cosso e o professor da Dança dos Famosos, Heron Leal, entre outros. Participa também a artista e produtora cultural Isabel Wilker com o desenvolvimento de uma colagem customizada com fotos dos melhores momentos de cada casal contemplado na campanha, com referências sutis ao vinho.

Criada em parceria pela MullenLowe Brasil e a agência de Relações Públicas LPB a comunicação gira em torno de um “manifesto” que une o vinho ao amor, sob múltiplas perspectivas e ângulos. O recurso de sobreposição de vídeos sobre fotos e uma mesa para duas pessoas, como cenário e pano de fundo, mostra pessoas de diferentes estilos, gênero, idade e raça, brindando com uma taça de vinho. A campanha foi veiculada no Facebook, Instagram e YouTube.

Exemplo similar vem da recente campanha do Boticário na qual valoriza a diversidade. A marca celebra todas as formas de amor, por meio de discussões pertinentes acerca de orientação sexual, raça e inclusão social. A empresa começa a campanha de 2021 para o Dia dos Namorados com uma pergunta: “como é que eu vou explicar isso aos meus filhos?”, enquanto vários casais vivem momentos de amor e cumplicidade. Entretanto — e como foi bem ressaltado durante o vídeo — não é possível explicar o inexplicável, pois toda forma de amor é válida para quem ama de verdade.

Já a Natura lançou neste mês a nova Coleção do Amor. O filme, peças no Instagram e TikTok convidam a comunidade LGBTQIA+ a ter orgulho de quem são e a reconhecer suas revoluções e conquistas. 

De acordo com pesquisa da marktech Winning as três plataformas mais utilizadas pelos criadores de conteúdos de Namoro & Casamento este ano são o Instagram, com vídeos curtos de dublagem, desafios e coreografias; YouTube, vídeos de maior duração com mais detalhes da vida dos casais; e TikTok, vídeos curtos também, com dancinhas, pegadinhas e desafios.

Website: http://www.conchaytoro.com

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

VeriSilicon revela a próxima geração da série de IPs de GPUs de arquitetura vitality de alto desempenho

Capacitando jogos eficientes na nuvem com suporte a DirectX 12 e recursos avançados de computação

20 horas ago

Gestão hídrica é decisiva na Agenda ESG das empresas

Com a importância da água para manutenção da vida e a urgência em preservar esse…

20 horas ago

Consórcios superam 4,17 mi em vendas e R$ 354 bi em negócios

Enquanto consorciados ativos ultrapassam 11,2 milhões, em novembro, perspectivas para 2025 sinalizam crescimento de 8%…

20 horas ago

Série de podcasts reúne grandes marcas para falar de Customer Experience

Programa é conduzido pela ERA, empresa de soluções em comunicações unificadas, e terá episódios semanais…

20 horas ago

Com alta de espaços compactos, flores se tornam opções de decoração

Para aproveitar os apartamentos de menor metragem, especialista da Giuliana Flores traz algumas dicas de…

20 horas ago

Pesquisa revela profissões de destaque no Brasil até 2030

Analista e cientista de dados se destaca como profissão mais importante para o mercado de…

20 horas ago