São Paulo, SP 9/3/2021 – Localizada em Franca, a Vittal Calçados não se intimidou com os grandes players do mercado já existentes na cidade.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a crise no setor durante a pandemia fez a produção cair 27% em 2020, colaborando para que mais de 250 milhões de pares de calçados deixassem de ser fabricados e vendidos. A baixa nas vendas também é influenciada pelas exportações de calçados que, até novembro de 2020, caíram 19,4%
“A pandemia do novo coronavírus afetou severamente a indústria calçadista, que já conta com a perda de cerca de 20 mil postos de trabalho no setor”, diz o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. Ele ainda ressalta que a crise só não foi pior devido a algumas medidas de estímulos que permitiram a preservação de empregos através da flexibilização das jornadas, o que ajudou a reter postos de trabalho.
Válvulas de escape da crise
O e-commerce, que já vinha tendo crescimentos exponenciais nos últimos anos, teve seu pico em 2020 com projeção de aumento em 2021. Dados divulgados pelo índice da Cielo, as vendas on-line registraram aumento de 45% comparando o 1° semestre de 2020 com o ano anterior. O varejo como um todo chegou a registrar perda de 36% do faturamento, e a queda só não foi maior devido ao e-commerce. Outro levantamento da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em conjunto com a E-commerce Brasil, diz que 95% das pessoas que compraram on-line em 2020, compraram com frequência em marketplaces.
Para o setor de calçados, o e-commerce foi a única saída para muitas empresas do ramo, como é o caso da Vittal, fábrica de calçados localizada em Franca. A empresa nasceu em 2019 vendendo apenas em atacado através de representantes. “Nessa época, as vendas estavam começando a crescer, mas logo vimos a necessidade de mudar para um lugar maior e passamos a explorar mais a internet. Entendemos como funcionava a dinâmica dos marketplaces e começamos a fazer as primeiras vendas, foi um sucesso”, diz o sócio Raphael Braga.
Projeções para 2021
Especialista do mercado de calçados estima que 2021 pode ter um crescimento moderado. “Para o início do próximo ano, a tendência é de uma recuperação verificada, ainda mais levando em consideração a vacinação e a normalização do comércio físico, do qual ainda somos dependentes”, diz Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados. Para ele, para seguir no caminho da recuperação, o governo precisa “desburocratizar e diminuir a carga tributária para termos o mínimo de competitividade para concorrer com os players internacionais, tanto aqui quanto além-fronteiras”.
Website: https://www.lojavittal.com.br/
A Blackmoor Investment Partners (“Blackmoor”), uma investidora de capital de longo prazo e proprietária ativa…
Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…
A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…
A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…
Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…
Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…