Saiba o que é importante levar em consideração na hora de avaliar o potencial de parcerias
Diante de cenário de tantas incertezas, manter a saúde financeira dos negócios é grande desafio. Uma alternativa para enfrentar um mercado em que a competição é cada vez mais acirrada pode ser buscar se aliar a empresas e pessoas com as quais seja possível desenvolver sistema de colaboração mútua, em que todos os envolvidos se fortaleçam e se tornem mais competitivos.
Construir essas pontes de colaboração, porém, não é tarefa simples. Estabelecer boa parceria de negócios pode ser tarefa bastante desafiadora e até frustrante. Segundo Leonardo Cunha, CEO da lançadora de startups PuzzleLab, parcerias de negócios podem representar importante passo em direção ao sucesso, mas quando mal avaliadas e os parâmetros mal definidos podem gerar desgastes e criar ruídos desnecessários.
“É essencial buscar empresas e outros profissionais que estejam alinhados com as ideias, valores e objetivos do negócio, assim é possível estabelecer dinâmica de colaboração eficiente para todas as partes. Além disso, é essencial haver confiança”, destaca Leonardo.
Para quem está pensando em iniciar parceria ou até mesmo reavaliando se a colaboração com parceiros está no caminho certo, separamos algumas dicas destacadas pelo Leonardo Cunha para ajudar. Confira:
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Contribua com o negócio
Segundo Leonardo, uma questão importante a ter em mente é que parcerias não se formam de maneira unilateral, portanto, não busque colaboradores acreditando que apenas ele vai ajudar o seu negócio. É importante ter algo para oferecer para as empresas e profissionais parceiros, criando, assim, mecanismo de colaboração de mão dupla. Pode ser opinião, a divulgação de um evento ou produto, indicação de serviço, dentre outras formas.
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Diversifique seus parceiros
Uma parceria de negócios deve ser estratégica, mas isso não significa que você deve estabelecer sistema de colaboração apenas com empresas e pessoas que atuam no mesmo setor que o seu.
O sucesso das parcerias vem de networking de qualidade, que está bastante atrelado à diversificação de stakeholders: um pode ser fornecedor que indique seus serviços, um blogueiro que divulgue o seu trabalho, um empresário mais experiente que dê dicas de gestão, dentre outras possibilidades.
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Identifique competências
De nada adianta propor parceria se ela não oferecer nenhuma vantagem para as partes envolvidas. Antes de procurar um profissional ou empresa em busca de colaboração, procure definir o que de bom pode ser oferecido para ambas as partes.
Desenvolva suas competências, procure fazer as pessoas reconhecerem o seu trabalho por essas habilidades e mostre como você pode contribuir com ela. Além disso, identifique quais conhecimentos faltam para fortalecer o seu negócio.
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Defina objetivos
A parceria de negócios deve ter seus objetivos bem definidos para que possa gerar valor para os envolvidos. As possibilidades são inúmeras e vão de acordo com os interesses e as necessidades das empresas e pessoas envolvidas na colaboração.
Esses objetivos podem ser montar novo negócio, trocar divulgação e indicações, ajudar a construir autoridade de mercado, estabelecer parceria de vendas, realizar compras conjuntas de um fornecedor, achar colaboradores freelancer para o negócio, dentre outros.
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Alinhe visões de mercado
É sempre mais interessante manter parcerias fortes e duradouras para que as empresas possam se desenvolver estrategicamente dentro do mercado. Para isso, é importante procurar colaboradores que tenham a mesma visão que você e, dessa forma, se alinhem com seus valores, princípios éticos e o padrão de qualidade imposto aos seus produtos e serviços.
Essa política é bastante importante para que não se veja em meio a polêmicas causadas por um parceiro que se que comporta de maneira diferente no mercado.
*PuzzleLab. Lançadora de startups que trabalha com negócios digitais e em modelo inovador de desenvolvimento. Localizada em Vitória (ES), a empresa atua em todo mundo, com equipe formada por mentores especialistas em desenvolvimento de negócio, designers e programadores, auxiliando empreendedores que desejam criar negócios online, apoiando em todos os aspectos relevantes, a fim de gerar o máximo de valor para o mercado.