Nos últimos anos, a Editora Globo fez e refez mais de 20 sites da casa. Diretor da área de Inovação, Alexandre Maron entendeu que o potencial das marcas precisava ser usado de maneira ampla. “Sabemos que uma parte do público será atingida pela revista, mas o resto será pelo site”, disse durante o VII Fórum Aner de Revistas, realizado nesta semana.
Na ocasião, que reuniu diversos profissionais do mercado para discutir novos modelos de trabalho, o executivo falou da experiência na editora e deu sete dicas para construir e reformular sites jornalísticos.
Veja, abaixo, os conselhos de Maron:
Para quem o site está sendo feito? Para que pessoa? Qual o objetivo do site? Qual o interesse do público alvo? Questões como essas precisam ser respondidas antes mesmo de pensar em outros pontos, de acordo com Maron. Respostas objetivas garantem o sucesso desta etapa.
O diretor diz que o publicador jamais deve ser subestimado. “Essa parte é absolutamente crucial para o sucesso do site. As equipes que estão produzindo conteúdo precisam de publicador rápido, eficiente e confiável. O jornalista de web trabalha contra o tempo e o sistema não pode jamais dificultar o processo”, explicou.
Montar o time que vai criar o conteúdo está na lista dos pontos mais importantes. “Você precisa de pessoas com habilidades que muitas vezes você não tem na empresa. É preciso recrutar, achar as pessoas certas e especializadas para atender o seu público de interesse”.
“Crie conteúdo que a sua audiência vai compartilhar e aproveite as oportunidades. É preciso entender a marca e a comunidade que você atende. Não trate as redes sociais como fontes de tráfego, mas como ferramenta de relacionamento que permite conquistar pessoas.”
“As matérias precisam ser escritas pensando nos sistemas de buscas, como o Google. Leve o SEO a sério, pois boa parte da audiência vem desses sites e a equipe editorial precisa entender que o texto tem que aparecer nos buscadores.”
“Esteja em todas as telas. A audiência vinda de mobile e tablet cresceu muito nos últimos anos. O site precisa estar preparado para funcionar em todas as telas ou você vai perder algo importante.”
“Tem que definir os objetivos do site para que ele possa monetizar. Olhe para o produto de forma realista e analise em que pode ganhar dinheiro. A abordagem comercial é extremamente relevante.”
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