7 dicas para criar e reformular sites jornalísticos

Nos últimos anos, a Editora Globo fez e refez mais de 20 sites da casa. Diretor da área de Inovação, Alexandre Maron entendeu que o potencial das marcas precisava ser usado de maneira ampla. “Sabemos que uma parte do público será atingida pela revista, mas o resto será pelo site”, disse durante o VII Fórum Aner de Revistas, realizado nesta semana.

Na ocasião, que reuniu diversos profissionais do mercado para discutir novos modelos de trabalho, o executivo falou da experiência na editora e deu sete dicas para construir e reformular sites jornalísticos.

Veja, abaixo, os conselhos de Maron:

Público Alvo

Para quem o site está sendo feito? Para que pessoa? Qual o objetivo do site? Qual o interesse do público alvo? Questões como essas precisam ser respondidas antes mesmo de pensar em outros pontos, de acordo com Maron. Respostas objetivas garantem o sucesso desta etapa.

Publicador de notícia

O diretor diz que o publicador jamais deve ser subestimado. “Essa parte é absolutamente crucial para o sucesso do site. As equipes que estão produzindo conteúdo precisam de publicador rápido, eficiente e confiável. O jornalista de web trabalha contra o tempo e o sistema não pode jamais dificultar o processo”, explicou.

Equipe de primeira

Montar o time que vai criar o conteúdo está na lista dos pontos mais importantes. “Você precisa de pessoas com habilidades que muitas vezes você não tem na empresa. É preciso recrutar, achar as pessoas certas e especializadas para atender o seu público de interesse”.

Seja Social

“Crie conteúdo que a sua audiência vai compartilhar e aproveite as oportunidades. É preciso entender a marca e a comunidade que você atende. Não trate as redes sociais como fontes de tráfego, mas como ferramenta de relacionamento que permite conquistar pessoas.”

Pense nos buscadores

“As matérias precisam ser escritas pensando nos sistemas de buscas, como o Google. Leve o SEO a sério, pois boa parte da audiência vem desses sites e a equipe editorial precisa entender que o texto tem que aparecer nos buscadores.”

Seja mobile

“Esteja em todas as telas. A audiência vinda de mobile e tablet cresceu muito nos últimos anos. O site precisa estar preparado para funcionar em todas as telas ou você vai perder algo importante.”

Seja realista

“Tem que definir os objetivos do site para que ele possa monetizar. Olhe para o produto de forma realista e analise em que pode ganhar dinheiro. A abordagem comercial é extremamente relevante.”

dicas-criar-reformular-sites-jornalisticos000dicas-criar-reformular-sites-jornalisticos000
Alexandre Maron participou do VII Fórum Aner de Revistas nessa terça-feira, 10 (Imagem: Nathália Carvalho)
Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Condutor Legal passa a se chamar Flow Multas em nova fase

A mudança reflete um novo momento da marca, mais moderna, tecnológica e alinhada com a…

1 dia ago

PRD Therapeutics anuncia início do primeiro estudo em seres humanos para PRD001

A PRD Therapeutics, Inc., uma empresa em estágio clínico com foco em desenvolver novos reguladores…

1 dia ago

Tecnologia pode impulsionar aprendizado durante as férias

O tempo de tela de qualidade motiva os alunos a manterem o cérebro ativo durante…

1 dia ago

Aporte reforça digitalização do food service no Brasil

Com projeção de crescimento médio anual de 7% até 2029, o mercado de Food Service…

1 dia ago

Prestex, Senai e LATAM Cargo oferecem imersão em Logística

Prestex investe para oferecer experiência prática na formação dos novos profissionais, com cases reais da…

1 dia ago

Por economia, produtos recarregáveis ganham força no mercado

Mercado global deve atingir US$ 150 bi até 2030; pilhas e baterias recarregáveis oferecem custo-benefício e menor…

1 dia ago