Belo Horizonte, MG 4/5/2020 – “Reformar o imóvel é sempre um investimento e nunca um gasto.”
Realizar uma reforma de apartamento é algo bastante comum a donos de imóveis, independentemente de a motivação ser a de adaptá-lo a seu gosto ou prepará-lo para venda.
Em ambos os casos as dores de cabeça podem surgir quando não é feito um planejamento adequado. Ou seja, ao estruturar as fases desse processo!
Mas, segundo o Engenheiro Civil Richard Castro de Belo Horizonte (MG), “Reformar o imóvel é sempre um investimento e nunca um gasto.” e para que toda obra ocorra dessa forma, alguns cuidados deverão ser tomados.
Como fazer uma reforma de apartamento com segurança?
O planejamento é o passo inicial de qualquer obra, pois, é nela que será determinado os objetivos do dono do imóvel.
Para começar, é importante determinar quais ambientes do apartamento deverão ser alterados. Muitas vezes, o dono pode necessitar apenas de uma reforma de banheiro e não do apartamento como um todo.
Ter isso claro é importante antes de começar a reforma, pois, alterações no projeto podem causar aumento no prazo de finalização e até mesmo elevação dos custos.
É importante ainda que os donos tenham seu próprio orçamento, a partir do qual, determinaram o que podem ou não gastar. Com isso em mente, é hora de procurar um profissional qualificado.
A escolha de um bom engenheiro é fundamental para evitar ainda mais estresses que uma reforma de casa ou apartamento, podem causar.
Isso porque ele irá seguir as normas e padrões vigentes para construções, evitando ilegalidades e obtendo as licenças e alvarás, caso necessário. Além de ser capaz de guiar o projeto de forma mais precisa e clara.
Fase orçamentária da reforma
Na hora de fazer a reforma de apartamento, os donos do imóvel precisam ter em mente o quanto podem gastar em sua totalidade como apontado antes.
Contudo, ao contratar um profissional especializado para elaborar o projeto é que de fato o orçamento da obra será determinado. Esse deverá estar enquadrado no seu limite de gastos, considerando os aspectos efetivos da obra.
Um bom orçamento deve enquadrar os gastos referentes a mão de obra, materiais, equipamentos e custos com luz, água, etc.
Depois da elaboração do projeto, o engenheiro deverá determinar os valores. Uma vez que, dentro dele deverá constar a quantificação de tudo que será necessário.
Todo esse planejamento orçamentário reduz os imprevistos e gastos excessivos em muitas obras informais e que causa prejuízos financeiros a quem busca uma reforma de casa ou apartamento.
Planejamento final para reforma do apartamento
Após toda fase de planejamento orçamentário para reforma, chega a hora de começar a colocar o projeto em prática e de determinar um prazo para realização.
Fica por conta do engenheiro a criação de um cronograma adequado e realístico ao tipo da obra. Mas, a escolha da mão de obra fica por conta dos donos.
O engenheiro pode indicar uma equipe ou até mesmo uma empresa de reformas, porém, em todos os casos é importante fazer comparações de mercado.
Bem como, buscar referências dos profissionais em consideração e, até mesmo, cases de trabalhos anteriores. A escolha deve considerar ainda a capacidade do profissional qualificado em atender os prazos para o fim da obra.
Por fim, fica a cargo dos donos acompanhar a reforma a fim de garantir que o cronograma seja executado dentro do planejado!
Ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo? Conte-nos nos comentários e compartilhe-o em suas redes sociais.
Website: https://www.reformaengenharia.com
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios