Categories: noticias-corporativas

Dicas na hora de fazer a reforma do apartamento com segurança

Belo Horizonte, MG 4/5/2020 – “Reformar o imóvel é sempre um investimento e nunca um gasto.”

Realizar uma reforma de apartamento é algo bastante comum a donos de imóveis, independentemente de a motivação ser a de adaptá-lo a seu gosto ou prepará-lo para venda.

Em ambos os casos as dores de cabeça podem surgir quando não é feito um planejamento adequado. Ou seja, ao estruturar as fases desse processo!

Mas, segundo o Engenheiro Civil Richard Castro de Belo Horizonte (MG), “Reformar o imóvel é sempre um investimento e nunca um gasto.” e para que toda obra ocorra dessa forma, alguns cuidados deverão ser tomados.

Como fazer uma reforma de apartamento com segurança?

O planejamento é o passo inicial de qualquer obra, pois, é nela que será determinado os objetivos do dono do imóvel.

Para começar, é importante determinar quais ambientes do apartamento deverão ser alterados. Muitas vezes, o dono pode necessitar apenas de uma reforma de banheiro e não do apartamento como um todo.

Ter isso claro é importante antes de começar a reforma, pois, alterações no projeto podem causar aumento no prazo de finalização e até mesmo elevação dos custos.

É importante ainda que os donos tenham seu próprio orçamento, a partir do qual, determinaram o que podem ou não gastar. Com isso em mente, é hora de procurar um profissional qualificado.

A escolha de um bom engenheiro é fundamental para evitar ainda mais estresses que uma reforma de casa ou apartamento, podem causar.

Isso porque ele irá seguir as normas e padrões vigentes para construções, evitando ilegalidades e obtendo as licenças e alvarás, caso necessário. Além de ser capaz de guiar o projeto de forma mais precisa e clara.

Fase orçamentária da reforma

Na hora de fazer a reforma de apartamento, os donos do imóvel precisam ter em mente o quanto podem gastar em sua totalidade como apontado antes.

Contudo, ao contratar um profissional especializado para elaborar o projeto é que de fato o orçamento da obra será determinado. Esse deverá estar enquadrado no seu limite de gastos, considerando os aspectos efetivos da obra.

Um bom orçamento deve enquadrar os gastos referentes a mão de obra, materiais, equipamentos e custos com luz, água, etc.

Depois da elaboração do projeto, o engenheiro deverá determinar os valores. Uma vez que, dentro dele deverá constar a quantificação de tudo que será necessário.

Todo esse planejamento orçamentário reduz os imprevistos e gastos excessivos em muitas obras informais e que causa prejuízos financeiros a quem busca uma reforma de casa ou apartamento.

Planejamento final para reforma do apartamento

Após toda fase de planejamento orçamentário para reforma, chega a hora de começar a colocar o projeto em prática e de determinar um prazo para realização.

Fica por conta do engenheiro a criação de um cronograma adequado e realístico ao tipo da obra. Mas, a escolha da mão de obra fica por conta dos donos.

O engenheiro pode indicar uma equipe ou até mesmo uma empresa de reformas, porém, em todos os casos é importante fazer comparações de mercado.

Bem como, buscar referências dos profissionais em consideração e, até mesmo, cases de trabalhos anteriores. A escolha deve considerar ainda a capacidade do profissional qualificado em atender os prazos para o fim da obra.

Por fim, fica a cargo dos donos acompanhar a reforma a fim de garantir que o cronograma seja executado dentro do planejado!

Ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo? Conte-nos nos comentários e compartilhe-o em suas redes sociais.

Website: https://www.reformaengenharia.com

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

BIC lança isqueiros inspirados em séries da Netflix

BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções

23 horas ago

Sigma Lithium obtém licença para a mina de Barreiro

A licença ambiental foi aprovada com votação unânime da Câmara Mineraria, incluindo os representantes das…

23 horas ago

Smart Summit 2025: Feira de investimentos e negócios do RJ está chegando

Oitava edição do evento deve reunir mais de 10.000 participantes para debater as principais tendências…

23 horas ago

Infrações de trânsito podem levar à suspensão da CNH

A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações…

23 horas ago

Engenharia é destaque na economia do país e na criação de soluções para o futuro

Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento…

23 horas ago

Altenburg utiliza a fibra de bananeira em nova coleção

Indústria catarinense Altenburg levou cerca de dois anos para desenvolver a linha PAKOVA, de produtos…

23 horas ago