Empresas de pequeno porte, startups e até algumas companhias de tamanho médio, muitas vezes, querem ter mais visibilidade em seus negócios na internet e não encontram uma maneira barata de fazer isso. Isso acontece porque a maior parte das técnicas de SEO e backlinks, por exemplo, são feitas por agências de marketing digital que utilizam ferramentas especializadas para alcançar seus objetivos. Muitas vezes, em um estágio mais embrionário de uma empresa, não é possível adotar esse tipo de recurso.
Foi pensando nisso que o SEMrush, um dos líderes mundiais em marketing digital, elaborou algumas dicas sobre técnicas gratuitas de search engine optimization (SEO) para iniciantes.
Otimização da página
Descubra quais são as palavras-chave que interessam à sua empresa. Com essa informação em mãos é possível aumentar o tráfego de uma página. Uma dica é usar a palavra-chave principal para introduzir um post no blog ou uma das páginas do website. Mantenha essa palavra-chave no código fonte: h2 e h3, por exemplo, são bons lugares para inseri-la. Outra ideia é utilizar imagens no conteúdo e colocar no código da página tags alt com suas principais palavras-chave.
Palavras de cauda longa
70% do tráfego de mecanismos de busca vem de palavras de cauda longa, que são expressões-chave para o seu negócio. Para saber quais palavras usar em seu site, analise o que seus concorrentes estão utilizando. Além disso, é importante criar uma lista de questões que sua audiência pode ter e, com isso em mãos, verificar na internet quantas dúvidas ainda falta responder para criar conteúdos que abordem esses temas.
Conteúdo longo
Muita gente pensa que o conteúdo na internet deve ser sempre curto para facilitar a leitura. Mas, na realidade, se você quer aumentar seu tráfego, produza conteúdo mais longo. Não acredita? Faça um teste simples: pense em um tópico e pesquise no Google. Você vai notar que os cinco primeiros resultados têm média de 2 mil palavras cada. O importante, no entanto, é que o conteúdo não seja apenas longo, tem que ser detalhado e cuidadoso.
Busca de concorrência
Descobrir o que o seu concorrente está fazendo em termos de técnicas online é um dos principais modos de conseguir fazer uma boa estratégia, pois ajuda a ter ideias de conteúdo, aumentar vendas, melhorar o tráfego e o compartilhamento em redes sociais e descobrir oportunidades de criação de backlinks – pois quanto mais importante for o site que gera um link para o seu, melhor será para sua empresa ter uma boa classificação nas buscas online. Mesmo que a empresa ainda não tenha muita verba para despender com SEO, essa é uma estratégia que merece atenção. Fazer uma análise profunda do concorrente não é tão complicado com uma ferramenta adequada para isso.
Otimização do site com auditoria de SEO
Tente achar as possíveis falhas em seu site com uma auditoria. Alguns pontos que merecem atenção:
Utilize uma ferramenta que faça a mensuração da velocidade de carregamento do seu site. Pingdom ou mesmo Google page insights podem, inclusive, recomendar como otimizar a abertura do website.
Verifique se o site é responsivo no celular. O WPTouch é um plugin grátis que pode ajudar nisso.
Tenha certeza que seu site está em um bom serviço de hospedagem, pois sua velocidade também depende disso. Essa é uma ferramenta com a qual não é possível economizar, mesmo quando a empresa está apenas começando.
Finalmente, verifique se o site não tem links quebrados. Há ferramentas para isso. Erros como o 404 são prejudiciais para o SEO.
Melhorar o tráfego de um site não é uma tarefa simples, mas focar em algumas poucas, mas importantes, estratégias de SEO é uma maneira de melhorar o posicionamento da empresa nas buscas e, assim, tornar-se mais conhecido.
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