Categories: noticias-corporativas

Dicas para auxiliar na adaptação ao home office

Curitiba, PR 29/5/2020 –

O mundo vivencia uma situação diferente e inusitada. Devido à pandemia do coronavírus, a recomendação é permanecer em casa. O isolamento social é uma medida para evitar o contágio pelo vírus e diminuir a sua disseminação nas cidades. Isso afeta diretamente o mercado do turismo, visto que as viagens não são uma possibilidade no momento. Cidades fechadas, voos cada vez mais reduzidos.

Mas quem deseja viajar após esse momento passar, precisa começar o planejamento o mais breve possível. E esse ato envolve, inclusive, a adaptação aos novos formatos de trabalho, como o home office na quarentena.

Essa modalidade de trabalho já existia, mas acabou entrando em evidência durante o período de quarentena e isolamento social. No home office, o trabalhador faz o seu serviço diretamente de casa, usando um computador ou notebook. Nem todo tipo de trabalho se encaixa nesse perfil, ou seja, não são todas as pessoas que podem realizar seu trabalho em casa. Entretanto, aquelas funções que assim podem acontecer, permitem a continuidade do serviço sem a necessidade de ir ao local de trabalho.

Apesar de parecer fácil trabalhar em casa, são vários os aspectos que podem atrapalhar quem não está acostumado. Horários e organização são os principais pontos que podem complicar a vida do trabalhador. Algumas dicas para a adaptação a essa modalidade de trabalho são:

1 – Levar a sério o trabalho

Home office não é folga, muito menos torna a função menos importante. É preciso ter seriedade para não cair em armadilhas que levam a produtividade direto a algo nulo. O trabalhador tem que entender que o serviço a ser feito é o mesmo, tendo apenas a oportunidade de realizá-lo diretamente de casa.

2 – Estabelecer uma rotina de horários

Outra armadilha é achar que o serviço em home office pode ser feito a qualquer hora. Estabelecer uma rotina de horários ajuda na organização e, também, a evitar que o trabalho seja feito de forma solta ou “quando der na telha”. É fundamental ter cuidado com os horários.

3 – Ter momentos de pausa para descanso

Esse é o ponto mais valioso do home office. O trabalhador precisa ter momentos de pausa para descanso, sem medo de ser repreendido pelos patrões. Porém, isso não significa um desleixo com o serviço. As pausas necessitam ser moderadas para não influenciar na produtividade.

4 – Manter contato com chefes e colegas

Algo tratado como ponto negativo do home office é a falta de contato e a presença física dos colegas, o que pode tornar toda a situação de trabalho mais solitária. Isso pode ser amenizado criando grupos de conversa no WhatsApp ou aplicativos de videoconferência. Além de manter o contato, cria-se um ar de maior formalidade na hora de executar o trabalho.

5 – Não deixar de lado a alimentação

A rotina de trabalho precisa ser levada a sério, mas isso não significa que, por estar em casa, não haja necessidade de cumprir horários para a alimentação. É preciso tomar o café da manhã, almoçar e fazer lanches. Isso ajuda a melhorar a produtividade e, claro, cuidar da saúde.

6 – Evitar distrações

Um dos grandes “perigos” do home office é a procrastinação. Ela geralmente é causada pelas distrações que encontramos dentro de casa. Seja por causa de um familiar que surge para conversar, pelos barulhos, televisão ou sem limitações do que acessar na internet (redes sociais, jogos). É importante seguir todas as dicas anteriores para que as distrações não sejam um problema no home office.

Planejar a viagem é melhor com o Clube Candeias

Seguindo as dicas, fica muito mais fácil saber lidar com o trabalho home office. E, fazendo um bom trabalho, as chances de conseguir viajar após o fim da quarentena aumentam. Se o objetivo é fazer uma viagem, começar o planejamento o mais rápido possível é o ideal.

Associados do Clube Candeias – maior clube de férias do Brasil – aproveitam vantagens, como unidades próprias a preços imbatíveis, acesso a uma rede integrada de hospedagem em mais de 500 mil opções espalhadas pelo mundo, atendimento personalizado, entre outros benefícios.

Pode-se acessar o site do Clube Candeias para conhecer mais em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Tecnologias que agilizam inspeções sem contato físico

Inovações em scanners de raio-x tornam processos de segurança mais rápidos e precisos

19 horas ago

Tratamentos garantem desaceleração da miopia em crianças

Na contramão do crescimento da doença ocular - muito em parte devido à superexposição às…

19 horas ago

Deutsche Telekom Global Carrier lança PoP 5G em Dallas

Operadores na América do Norte e na América Latina podem agora se beneficiar de roaming…

19 horas ago

Paysafe expande atuação em pagamentos no Brasil

O Banco Central do Brasil concede à Paysafe uma licença de instituição de pagamento para…

19 horas ago

Após aumento da inflação, como fica o varejo em 2025

Dados recentes do varejo apontam que o mercado interno apresentou bons resultados em vários segmentos…

19 horas ago

AIT Worldwide Logistics adquire Krupp Trucking com sede em St. Louis

Acordo estratégico fortalece posição da transportadora global de cargas no mercado de logística de tecnologia

19 horas ago