Um dos mais prestigiados e queridos repórteres fotográficos do país morreu na tarde desta sexta-feira, 25. Aos 52 anos de idade e com mais de três décadas de carreira na imprensa, Dida Sampaio perdeu a luta travada há mais de dez dias contra um acidente vascular cerebral hemorrágico. Em decorrência do AVC, ele estava internado em um hospital particular de Brasília desde o último dia 10.
Com direito a reportagens especiais, o olhar atento e jornalístico de Dida Sampaio ajudou a contar a história da política brasileira no decorrer das últimas décadas. E diretamente de Brasília. Morando desde jovem no Distrito Federal, ele trilhou carreira no jornal O Estado de S. Paulo. Prestigiado, teve o seu trabalho reconhecido em diversas oportunidades. Pela publicação, venceu — ou recebeu menções honrosas — premiações como Esso, Vladimir Herzog, SIP e Estadão de Fotografia, conforme informa o Portal dos Jornalistas.
A precoce morte de Dida Sampaio comoveu integrantes da imprensa e personagens da política brasileira. A jornalista e escritora Alessandra Roscoe lembrou, por exemplo, que o agora saudoso colega tinha o poder de alegrar o ambiente em que estava. “Tão querido, tão talentoso, tão gigante na arte e na humanidade! Tinha sempre um sorriso no rosto”, afirmou em seu perfil no Facebook. “A cada vez que nos encontrávamos era uma alegria. Foi muito bom poder partilhar caminhos com você”, prosseguiu.
Eu fico com um buraco na alma. Hoje é um dia muito, muito, muito triste
“O Brasil perde o talento e o brilho profissional do repórter fotográfico DIDA SAMPAIO”, enfatizou Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo. “Os amigos perdem sua generosidade e alegria. Não sou capaz de dimensionar a perda para a família dele. Eu fico com um buraco na alma. Hoje é um dia muito, muito, muito triste. Vai na paz, amigo Dida” lamentou a jornalista, também por meio de postagem no Facebook.
Dora Kramer, Catia Seabra, Marli Gonçalves, Tão Gomes Pinto, Antonio Machado, Eduardo Scolese, Maria do Rosário Caetano, Rogério Lisbôa, Kelly Matos, Gabriel Penha, Liliana Peixinho, Marcelo de Moraes, Clarissa Oliveira e Rodrigo Rangel foram alguns outros profissionais da imprensa que lamentaram publicamente a morte do experiente e premiado fotojornalista brasileiro. Eles destacaram a gentileza e a competência do amigo.
“Um dos mais importantes fotojornalistas da cobertura política de Brasília”. Foi dessa forma que Dida Sampaio foi definido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Também jornalista e atual titular da pasta, o secretário Bartolomeu Rodrigues fez questão de elogiar de modo pessoal o colega, a quem se referiu como artista. “Conheci Dida Sampaio na lida jornalística quando trabalhamos juntos no Estado de S. Paulo. É um artista da imagem, que tinha a visão do momento exato da fotografia em sua lente.”
É um dos mais respeitados profissionais do meio. Suas fotos já lhe renderam diversos prêmios
Senador pelo Podemos do Paraná, Álvaro Dias tentou, com elogios, resumir a premiada trajetória de Dida Sampaio na imprensa brasileira. “Cobriu, com suas lentes, os principais momentos da política nacional nas últimas décadas, e é um dos mais respeitados profissionais do meio. Suas fotos já lhe renderam diversos prêmios. Nosso profundo pesar e toda nossa solidariedade à família e amigos”, publicou a equipe do parlamentar.
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…