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Disputa pelo mercado de inteligência digital resulta em novas ferramentas para profissionais

Nielsen Digital Ad Intel captura e analisa dados granulares de investimentos em publicidade e em criativos para aumentar eficiência de campanhas e monitorar em detalhes a concorrência

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São Paulo 9/2/2021 – O ambiente digital se tornou ainda mais desafiador com a pandemia, que trouxe mais consumidores para o comércio online

O isolamento social causado pela pandemia trouxe impactos significativos para o varejo. Com as portas fechadas, muitas empresas se viram obrigadas a acelerar a transformação digital a fim de recuperar o ritmo de vendas, seja ingressando no mundo do e-commerce ou fortalecendo suas estratégias no ambiente digital.

De olho nesse mercado que só cresce, a empresa global Nielsen, especialista na medição e análise de dados, anunciou o lançamento da Digital Ad Intel, solução que fornece dados detalhados sobre investimentos no ambiente digital, seja nas redes sociais ou nos próprios aplicativos. A ferramenta serve como inteligência competitiva para que os profissionais de marketing possam ampliar resultados e monitorar a concorrência em tempo real.

“O ambiente digital se tornou ainda mais desafiador com a pandemia, que trouxe mais consumidores para o comércio online. Com milhares de mensagens publicitárias impactando o público diariamente em diferentes meios, formas e linguagens, é patente o desafio de monitorar a atividade das campanhas de concorrentes e refinar a própria estratégia para se destacar competitivamente”, destaca a líder de Media Measurement da Nielsen no Brasil, Sabrina Balhes.

Para se ter uma ideia do tamanho estimado do mercado de comunicação digital no Brasil, em 2020, os cinco maiores publishers do país (Facebook, Youtube, UOL, Globo.com e Twitter) geraram 1,9 trilhão de impressões. Já os seis maiores anunciantes (Americanas, Mercado Livre, Banco do Brasil, Via Varejo, Banco Bradesco e Amazon) tiveram um total de 170 bilhões de impressões no mesmo período.

Diante desses números, fica claro a importância de se ter dados embasados para se construir uma estratégia eficiente para se destacar da concorrência. “É fundamental, nesse meio superlotado de mensagens publicitárias, ter acesso a informações que te deixam um passo à frente da competição. Digital Ad Intel permite capturar, organizar e analisar os dados das campanhas, como número de impressões, share of voice (SoV), investimento, dados criativos, formatos in-app e em mídias sociais”, diz Balhes.

A ferramenta funciona de uma maneira simples. Através de um painel humano e outro virtual, é possível medir de forma instantânea os anúncios vistos pelos painelistas para calcular o nível de exposição de cada anúncio, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com essa inteligência dos dados, a ferramenta permite identificar potenciais clientes com velocidade, analisar estratégias de marca e aprender com campanhas anteriores para planejar o futuro por meio de uma ampla gama de categorias de mídia.

“Estar à frente da sua concorrência e saber com velocidade sobre novas campanhas, criativos e share of voice é o primeiro passo estratégico no marketing digital”, afirmou Sabrina. “Nossa solução fornece essa inteligência competitiva com velocidade”, acrescentou.

Para a líder de produto da Nielsen Ad Intel, Alessandra Rossi, a indústria adota novos formatos de publicidade e pode contar com a ferramenta para ajudar a monitorar e compreender as estratégias de competitividade na mídia. “A Nielsen Ad Intel já analisa de forma independente dados em 80 países. Com isso, o planejamento de mídia digital do Brasil está sendo levado para o próximo nível”, concluiu Alessandra.

Website: http://www.nielsen.com

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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