Se tem um mercado que permanece aquecido praticamente o ano inteiro é o de brindes corporativos. Além daqueles distribuídos em datas comemorativas, eles também são destaque em feiras, eventos e no marketing de relacionamento de uma empresa tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores.
Dados recentes do Gitnux Marketdata revelam que o mercado global de presentes corporativos foi avaliado em US$ 318,2 bilhões em 2019. Estima-se que, mundialmente, ele deva crescer mais de 13% até 2027.
Quando se fala de brindes personalizados, muitos lembram das tradicionais canetas, garrafas personalizadas, squeezes, chaveiros e camisetas. Contudo, Erick Badanai, co-founder da Zen Brindes explica que fones de ouvido, caixas de som e até mesmo carregadores portáteis como power banks personalizados também têm feito muito sucesso. “Isso ocorre porque tais itens são facilmente personalizáveis, permitem escala, têm utilidade cotidiana e podem manter a marca da empresa em constante exposição“.
Ele também comenta que existem, ainda, presentes mais específicos, que conversam diretamente com campanhas temáticas ou eventos sazonais, e “que incluem kits de onboarding, tapetes de yoga, eco bags personalizadas, tábuas de queijo e kit churrasco até guarda-sol e tomadas para teste de tensão”.
“Além disso, esses brindes personalizados são geralmente de custo acessível em grandes quantidades, o que os torna escolhas populares para campanhas de branding e fidelização”, pontua o empresário.
Como escolher o melhor brinde corporativo
No mundo dos negócios, no qual é cada vez mais importante se destacar, vários são os momentos em que a entrega de mimos personalizados pode ser uma valiosa ferramenta a favor de uma marca. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os brindes corporativos podem ser divididos em duas categorias:
“A diferença principal está na mensagem que se deseja transmitir: para clientes, é sobre agradecimento, premiação e fidelização, enquanto para funcionários é mais sobre motivação e reconhecimento. Novas nichos que vem surgindo nos últimos tempos são mega festivais de música e até casamentos”, diferencia Badanai.
Para ele, a escolha do presente está diretamente relacionada ao ramo da empresa e ao perfil do público-alvo. “Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode optar por brindes mais modernos e tecnológicos, enquanto uma empresa ligada ao setor alimentício pode oferecer brindes relacionados à culinária ou utensílios domésticos”.
Mais do que uma ferramenta de negócios, os brindes corporativos têm o poder de criar conexões entre empresas e clientes. É uma forma de uma organização estar sempre na lembrança do consumidor ou demonstrar seu apoio e gratidão a seus colaboradores.
Badanai enfatiza, no entanto, que é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de definir qual será o brinde escolhido. Para ele, seja para uma distribuição massiva em feiras ou eventos ou mesmo como uma ação interna, é imprescindível ter uma estratégia relacionada aos presentes corporativos.
“Além da escolha do brinde em si, a qualidade e o tipo de personalização também desempenham um papel crucial”, ressalta o empresário, que explica que um brinde de baixa qualidade pode obter um efeito contrário do esperado, transmitindo uma imagem negativa da marca. “Portanto, investir em brindes de qualidade, que sejam duráveis e reflitam os valores da empresa, é fundamental para o sucesso de uma estratégia de brindes corporativos”, finaliza.
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