Categories: noticias-corporativas

Durante a quarentena, cresce a procura por apoio psicológico

São Paulo – SP 5/4/2021 –

O cuidado com a saúde mental já é assunto em destaque há algum tempo. Ainda assim, com a chegada da quarentena, ressonância da pandemia causada pelo novo coronavírus, o apoio psicológico se ressignificou: diante de incertezas e crises, houve aumento de 50% nos quadros de depressão e 80% nos casos de ansiedade, segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para atender à demanda emergente, os terapeutas também precisaram se readaptar e, com isso, iniciar atendimentos via internet. Sendo assim, somente nos meses de março e abril de 2020, subsequentes à declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 mil psicólogos solicitaram autorização para continuar seus atendimentos on-line. 

Robson Pinheiro, terapeuta com mais de 35 anos de experiência, fundador do Instituto Robson Pinheiro e idealizador do projeto Guardiões da Humanidade, diz que, desde o fim de 2019, já havia notado o aumento da procura por terapia. “Paralelamente a isso, também começamos a notar mais pessoas interessadas em exercer o papel de terapeutas”, explica.

Terapias integrativas

Embora formatos mais tradicionais, como a psicanálise, sejam mais procurados por aqueles que desejam investir no autocuidado mental, as terapias complementares estão ganhando espaço – inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). Somente no ano de 2018, as práticas integrativas já estavam presentes em mais de 3.173 municípios brasileiros.

“Com essa iniciativa, o sistema público apoia a popularização das práticas integrativas. Além disso, o ‘Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública’, promovido por órgãos ligados ao Ministério da Saúde, trouxe ênfase aos tratamentos complementares”, diz Robson. Sendo assim, citando dados do SUS, pode-se notar que acupuntura, tai chi chuan, auriculoterapia e yoga são as práticas preferidas, totalizando mais de 1,4 milhão de atendimentos por ano. Percebe-se, ainda, uma busca crescente por Reiki, bioenergética, hipnose e constelação familiar.

Por fim, Robson acentua que o cenário atual é uma oportunidade para aqueles que desejam se profissionalizar e auxiliar a população que procura tratamentos integrativos. “O momento atual trouxe prejuízos individuais, mas, por outro lado, mais do que nunca, sabemos a importância do autocuidado. Por isso, buscar conhecimento – e poder fazer isso com mentorias à distância – pode abrir portas para aqueles que desejam trabalhar com as terapias complementares”, finaliza.

Capacitação de terapeutas

Com mais de 35 anos de atuação, o Instituto Robson Pinheiro aborda temas como: autocuidado, psicanálise, espiritualidade, hipnose, magnetismo, bioenergética e PNL. Seu mais novo lançamento é o curso para formação de terapeutas chamado “Terapia Integrativa”.

Com módulos gratuitos e pagos, todo o conteúdo é ministrado por instrutores com mais de 15 anos de experiência. As aulas gratuitas são introdutórias às terapias integrativas e abordam temas tais como “Cura e responsabilidade” e “Cura e tratamento: entendendo o paradigma”. São uma amostra da completa Formação em Terapias Integrativas, que promove profissionalização em magnetismo e bioenergética, programação neurolinguística e hipnose, além de contar com a participação de Dr. Ary Caldeira (CRM/MG 45702), Kátia Lima, Thiago Porto e também Robson Pinheiro como instrutores.

Além disso, o Instituto Robson Pinheiro, em parceria com a Clínica Joseph Gleber e com o projeto Guardiões da Humanidade, ministra cursos, palestras, workshops e oferece atendimentos terapêuticos com técnicas especializadas para desenvolvimento social, emocional, mental e espiritual.

Para saber mais, basta acessar: guardioesdahumanidade.org

Website: http://guardioesdahumanidade.org

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Studybay lança gerador de redação movido por IA

O Studybay, um site que escreve redação e uma plataforma online com presença nos EUA…

10 horas ago

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

10 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

10 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

10 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

10 horas ago