Categories: Comunicação

E-commerce brasileiro de vinhos completa dez anos

De acordo com dados do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico deve crescer 55,3% nos próximos até 2025. No Brasil, a modalidade deve expandir 95% até 2025, impulsionada por empresas que, nos últimos anos, têm ampliado os investimentos no e-commerce a fim de possibilitar aos brasileiros a oportunidade de comprar on-line produtos dos mais diversos setores. 

Dentre os segmentos que têm explorado a internet, ganham destaque os negócios do setor de bebidas. Exemplo disso, em uma década, a Evino vendeu para mais de 1,7 milhão de clientes. Nesse período, a empresa vendeu mais de 50 milhões de garrafas para os chamados e-consumidores – cerca de 250 milhões de taças, de acordo com dados internos.

Ari Gorenstein, cofundador da Evino, conta que a empresa completa dez anos de atividade em 2023 como o maior e-commerce de vinhos da América Latina: “Começamos em dezembro de 2013, com 15 pessoas, entre colaboradores e fundadores. Em 2021, com a compra da Evino pela Grand Cru, o Víssimo Group foi criado e, atualmente, conta com 550 colaboradores”.

Segundo Gorenstein, a Evino surgiu como uma startup com o objetivo de democratizar o vinho e torná-lo uma bebida mais acessível ao público brasileiro. Para isso, era preciso se atentar a diversos pontos: ter uma plataforma intuitiva, entender o gosto do público, adotar um discurso descontraído – com viés educativo e de fácil compreensão -, tornar o vinho uma bebida atrativa e oferecer um bom custo-benefício.

De acordo com o empresário, os vinhos mais vendidos nesses dez anos foram o Dom Simon Seleccion Tempranillo e o Portada, enquanto a uva preferida do público foi a Malbec.

“Os 10 rótulos que mais fizeram sucesso ilustram a campanha de aniversário são: Portada Winemakers Selection 2020, Don Simon Seleccion Tempranillo, Miliasso 8 Vites Piemonte DOC Rosso 2021, El Molino Malbec 2022, Portada Reserva 2020, Viñapeña Rosado, Domaine de La Motte Pinot Noir 2021, Aimone Vino Rosso d’Italia, Grand Chateau do Soleil Brut e o Finca Patagonia Single Vineryard Selection Sauvignon Blanc”, explica.

Gorenstein conta que, ao longo de dez anos de atividade, a Evino percebeu uma evolução na jornada do consumidor: “Acreditamos em novas descobertas e nas histórias sobre esse universo. Por isso, buscamos sempre ouvir e aprender com os nossos clientes”.

Nos primeiros anos, a Evino trabalhou 100% com o modelo flash sales, ou seja, uma quantidade limitada de rótulos era negociada diretamente com os produtores e disponibilizada para  o cliente com um ótimo custo-benefício. Gorenstein explica que, nesse período, a empresa não tinha um portfólio de rótulos fixo e trabalhava a partir de oportunidades: vinhos que entravam e logo acabavam.

“Com o tempo, os clientes foram gostando muito de algumas marcas, as quais voltaram a pedir. Assim, assim vinhos como Portada, Anciano e Don Simon se tornaram fixos em catálogo”, explica. “Hoje, metade do nosso portfólio – cerca de 500 rótulos – é formado por rótulos fixos, e a outra parte continua sendo de oportunidades”, detalha. 

Ainda segundo o cofundador da Evino, com o propósito de quebrar barreiras e acompanhar o crescimento da marca e do consumidor, a Evino investiu em negociações com “vinícolas ícones” e vinhos pontuados. Depois, em 2020, a empresa criou um portfólio de “Produtores Renomados”, que hoje conta com cerca de 20 nomes.

“Entendemos que fazia sentido ir além do on-line, isto é, que o nosso cliente valorizaria a presença física e as experiências nessas lojas. Por isso, de dezembro de 2022 para cá, já inauguramos três lojas físicas na cidade de São Paulo (SP), com uma flagship em Pinheiros – que se propõe a oferecer uma experiência sensorial do mundo do vinho”, pontua.

“A nossa primeira loja com restaurante integrado segue em atividade na Vilaboim, além da loja no West Plaza. Agora, a ideia é expandir esse projeto pelo Brasil”, conclui Gorenstein. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

2 dias ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

3 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

3 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

3 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

3 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

3 dias ago